Chegamos ao final da edição 2022 da JORNADA CIDADANIA EM AÇÃO. Queremos parabenizar todas as equipes envolvidas por seu empenho na mobilização de centenas de pessoas em ações que buscaram soluções coletivas para o desenvolvimento social nas várias regiões de nosso país.

Foram 15 equipes participantes, das quais dez finalizaram com sucesso as ações propostas. Foram diversas as modalidades de ação, envolvendo questões relacionadas à saúde, à produção de mudas e plantas medicinais, à produção de alternativas para a geração de trabalho e renda, ao combate à fome e à pobreza, à mobilização para o trabalho coletivo em mutirões e à proteção ao meio ambiente.

Sabemos das dificuldades para mobilizar as pessoas em tempos tão difíceis pelos quais passamos com a crise na saúde pública causada pela pandemia e as dificuldades no cenário político e econômico. Mais do que nunca esse trabalho valoroso se tornou fundamental para o exercício da cidadania e para o avanço social e econômico de nossa população.

Avaliar o trabalho das equipes não foi uma missão simples, dado o reconhecimento do valor que cada uma das iniciativas representa. O trabalho de cada mobilizador, de cada participante é inestimável e esperamos que a experiência tenha enriquecido o repertório de conhecimento de todos e ampliado a compreensão sobre o senso de cidadania e sobre importância de nos entendermos como agentes de mudança e de progresso.

É muito importante reconhecer que nesse processo não há propriamente vencedores e vencidos, mas que a Jornada é uma construção coletiva em que todas as equipes contribuíram fortemente e todos são merecedores do reconhecimento por sua dedicação e pelos resultados tão animadores que juntos obtivemos.

Gostaríamos que todos e todas se sentissem agraciados e cumprimentados pelo excelente trabalho. A equipe do COEP Brasil teve uma dura missão em avaliar e classificar, numa margem muito estreita, aquelas equipes que mais se aproximaram do cumprimento dos critérios de avaliação previamente estabelecidos.

Assim, queremos anunciar as equipes melhor classificadas e que receberão o TROFÉU BETINHO. São elas:
.

• Meu Sabão Ecológico – Fortaleza / CE
• 
Por Um Mundo Melhor – Farmácia Viva – Porto Velho / RO
• Riacho de Pedra – Cumaru / PE

.
O encerramento dessa edição não significa o fim do trabalho, mas apenas de uma etapa ante todas as que ainda virão. Temos como sociedade o grande desafio por adiante de contribuir para a extinção da fome e da pobreza em nosso país! Vamos juntos, seguiremos trabalhando e somando conquistas coletivamente! No ano de 2023 iniciaremos um novo caminho, no dia 17 de abril será aberta uma nova Jornada pela Cidadania. Esperamos poder contar com a participação de todos e todas vocês, reinscrevendo suas equipes e mobilizando novos grupos, novas equipes, ampliando assim os positivos impactos e criando uma corrente de solidariedade e crescimento para todos nós.

Parabéns! A presença e confiança de vocês nos enche de ânimo e motivação. Muito obrigado!

Um 2023 de muita paz e novas conquistas!

TABELA DE PARTICIPAÇÃO NA EDIÇÃO 2022
Todas as equipes que completaram os quatro desafios da Jornada receberão o Certificado de Conclusão
.

ComunidadeCidadeEstadoDesafio 1Desafio 2Desafio 3Desafio 4
A.S.A (Ação Social de Agasalhos)João PessoaPB
Associação Beija FlorFortalezaCE
Covões de BaixoÁgua BrancaAL
EspinheirosAuroraCE
Horta ECIT João PessoaPB
Jovens da Família CarvalhoSão Braz do PiauíPI
Mangabeira João PessoaPB
Meu Sabão Ecológico FortalezaCE
Por Um Mundo Melhor - Farmácia Viva Porto VelhoRO
Programa Gastronomia Social (Bom Jardim) FortalezaCE
Riacho de PedraCumaruPE
SemearJoão PessoaPB
Sítio SolidãoSão Braz do PiauíPI
Sustent`açãoJoão PessoaPB
Tabuas Montes ClarosMontes ClarosMG