Desafio 3 – Tabuas Montes Claros

Ação de cidadania e solidária aos amigos da comunidade

Estado da comunidade: Minas Gerais | Município da comunidade: Montes Claros

Descrição da ação

Em reunião com a comunidade de Tabuas e os Mobilizadores da Jornada Cidadania em Ação – Coep Brasil, sensibilizados com a situação de vulnerabilidade de alguns moradores, a comunidade optou por uma ação comunitária na arrecadação de alimentos não perecíveis para moradores em situação de vulnerabilidade social, apoiando a campanha realizado pelo Coep Minas “Campanha Solidária Emergencial no Combate à Fome”.

MOTIVAÇÃO DA CAMPANHA:

A equipe de mobilizadores estará realizando na Praça de Tabuas uma atividade de lazer com crianças, jovens e adultos: “Tarde Solidária” – Quem tem Fome tem Pressa (Herbert de Souza, o Betinho). O objetivo desta atividade com a população é estimular as pessoas a participarem deste evento, uma ação coletiva.

O ingresso será 1 Kg de alimento não perecível. As crianças acompanhadas dos pais terão cama elástica, pipoca, cachorro quente, algodão doce e outras atividades. Para os adultos masculino e feminino haverá um torneio de futebol.

Estamos estendendo esta ideia para outras comunidades que possam praticar estas ações em benefício aos necessitados.
Foram arrecadados alimentos que compõem a cesta básica e uma feira de verduras e legumes oriunda da “Horta Comunitária” cultivada pelos moradores da comunidade de Tabuas. Esta ação motivou os moradores a praticar movimentos sociais nas comunidades próximas, onde existem famílias em insegurança alimentar.

Os Mobilizadores estão projetando esta ação contínua em datas de final de semana ou feriados durante a semana.

As Famílias foram agraciadas pela ação social da comunidade de Tabuas , comunidades circunvizinhas serão atendidas mensalmente pelo “Projeto Social Voluntários em Ação de Tabuas.” Os mobilizadores vão dar continuidade como uma ação social contínua.

“O Coep Nacional através da Jornada Cidadania em Ação 2022, está trazendo uma experiência muito boa para a nossa comunidade de Tabuas. Nos trouxe mais aproximação e entendemos que juntos podemos ser solidários e realizar mais ações que ajude nosso próximo, oferecendo o alimento, o lazer, a confraternização, a amizade e acima de tudo o amor. Gratidão ao COEP BRASIL por ter nos incentivados a participar destes desafios da Jornada da Cidadania em Ação 2022.” (Depoimento da Presidente da Associação Comunitária de Tabuas – ACT). .