Jornadas

As Jornadas do COEP Brasil são tecnologias sociais desenvolvidas em parceria com o Laboratório Herbert de Souza – Tecnologia e Cidadania (LABetinho) da Coppe/UFRJ; e com apoio e certificação da Fundação Banco do Brasil.

Cada Jornada busca promover dinâmicas capazes de fortalecer o acesso ao conhecimento para públicos como os jovens do Semiárido e os estudantes de escolas públicas e privadas, e incentivar a realização de práticas que valorizam a reflexão, o debate, a organização e a ação.

Os temas são pensados em consonância com os projetos em desenvolvimento e vinculados aos interesses das pessoas associadas ao COEP Brasil por meio das redes de pessoas, de comunidades e/ou de organizações.

NOSSAS JORNADAS

NOVA JORNADA: JORNADA CIDADANIA EM AÇÃO

A Jornada Cidadania em Ação vai mobilizar comunidades que trabalham de forma coletiva e coordenada, presencial ou virtualmente por um objetivo comum, seja no ambiente urbano ou rural.

STATUS: Em andamento | PARTICIPANTES: Grupos de pessoas que compartilham algo em comum ou estão vinculadas por interesses comuns, como viver em um mesmo bairro ou território geográfico, estarem organizados por uma causa ou objetivo comum, estudarem na mesma escola ou universidade, participarem de um mesmo clube, academia, agremiação, associação de bairro, etc | Plataforma: Site COEP

JORNADA DE QUARENTENA

Edição paralela da Jornada 2019/2020, realizada de forma virtual, formada por 3 desafios virtuais a serem realizados de forma coletiva pela comunidade, mas sem encontros presenciais.

STATUS: Encerrada | PARTICIPANTE: Rede Comunidades Semiárido | Plataforma: Site Rede Comunidades

JORNADA DAS COMUNIDADES 2019/2020

A edição 2019/2020 da Jornada propôs a realização de 6 desafios que envolveram a mobilização, a realização de diagnósticos situacionais, o apontamento e análise de demandas da comunidade e a proposição e realização de duas ações em resposta às demandas, que contribuam para a melhoria das suas qualidade de vida.

STATUS: Suspensa por causa da pandemia | PARTICIPANTE: Rede Comunidades Semiárido | Plataforma: Site Rede Comunidades

JORNADA CIDADANIA NAS ESCOLAS 2019

A Jornada Cidadania nas Escolas 2019 foi implementada por meio de um projeto-piloto que considerou a avaliação de desempenho feita junto aos participantes da Jornada do ano anterior, 2018. Dentre os ajustes, houve a inclusão de estudantes do Ensino Fundamental na campanha e a simplificação da metodologia adotada. A edição de 2019 com a participação de 33 escolas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

STATUS: Encerrada | PARTICIPANTES: Escolas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio | PLATAFORMA: Site Cidadania nas Escolas

JORNADA CIDADANIA NAS ESCOLAS 2018

A Jornada Cidadania nas Escolas foi voltada às alunas(os), funcionárias(os), membros do corpo docente e outras pessoas das escolas do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e do Ensino Médio, organizadas em equipes. A Jornada teve a participação de 58 escolas, dentre as quais, 34 chegaram até o final: nove equipes de Alagoas; sete de Minas Gerais; seis equipes da Paraíba e de Pernambuco; cinco do Ceará; e uma equipe de Rondônia.

STATUS: Encerrada | PARTICIPANTES: Escolas do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e do Ensino Médio | PLATAFORMA: Site Cidadania nas Escolas

JORNADA PROJETANDO SONHOS

A Jornada Projetando Sonhos foi realizada no período de abril de 2017 a abril de 2018. Teve como objetivos principais a elaboração de projetos e o acesso às políticas públicas. É muito importante para o desenvolvimento das comunidades que elas seja capazes de elaborar seus próprios projetos, mobilizar recursos e geri-los de forma independente.

STATUS: Encerrada | PARTICIPANTE: Rede Comunidades Semiárido | 
PLATAFORMA: Facebook

JORNADA JUNTOS E MISTURADOS

Realizada no período de janeiro a outubro de 2016, a Jornada Juntos e Misturados teve como objetivo formar e capacitar jovens lideranças comunitárias para o exercício da atividade de correspondentes das suas comunidades, ampliando as possibilidades de comunicação, divulgando e valorizando suas realidades locais, os elementos culturais das suas comunidades e as boas práticas de desenvolvimento local.

STATUS: Encerrada | PARTICIPANTE: Rede Comunidades Semiárido | 
PLATAFORMA: Facebook

JORNADA DE EXPANSÃO DAS COMUNIDADES

Realizada entre julho de 2014 e agosto de 2015, a Jornada teve como principal objetivo aumentar o número de comunidades e fortalecer a Rede Comunidades Semiárido, por meio de um processo colaborativo em que as participantes mais antigas trabalharam para mobilizar e integrar novas comunidades ao grupo. Como resultado, ao final da Jornada a Rede foi ampliada de 30 para 85 comunidades.

STATUS: Encerrada | PARTICIPANTE: Rede Comunidades Semiárido | PLATAFORMA: Facebook