Jornadas

As Jornadas do COEP Brasil são tecnologias sociais desenvolvidas em parceria com o Laboratório Herbert de Souza – Tecnologia e Cidadania (LABetinho) da Coppe/UFRJ; e com apoio e certificação da Fundação Banco do Brasil.

Cada Jornada busca promover dinâmicas capazes de fortalecer o acesso ao conhecimento para públicos como os jovens do Semiárido e os estudantes de escolas públicas e privadas, e incentivar a realização de práticas que valorizam a reflexão, o debate, a organização e a ação.

Os temas são pensados em consonância com os projetos em desenvolvimento e vinculados aos interesses das pessoas associadas ao COEP Brasil por meio das redes de pessoas, de comunidades e/ou de organizações.

NOSSAS JORNADAS

JORNADA CIDADANIA EM AÇÃO 2023 (ABERTA)

A Jornada Cidadania em Ação 2023 – da Ideia à Ação é uma plataforma que mobiliza comunidades para organizar e promover ações coletivas que visem a melhoraria de vida e o desenvolvimento social, auxiliando na solução de problemas e questões enfrentados em cada localidade ou na sociedade em geral.

STATUS: Aberta | PARTICIPANTES: Qualquer coletivo ou grupo de pessoas que compartilhe algo em comum ou esteja vinculado por interesses comuns, como, por exemplo: estar organizado por uma mesma causa ou objetivo, viver em um mesmo bairro ou território geográfico, estudar na mesma escola ou universidade, participar de uma mesma associação, etc. | Plataforma: Site COEP

JORNADA CIDADANIA EM AÇÃO 2022

A Jornada Cidadania em Ação mobilizou comunidades que trabalham de forma coletiva e coordenada, presencial ou virtualmente por um objetivo comum, seja no ambiente urbano ou rural.

STATUS: Encerrada | PARTICIPANTES: Grupos de pessoas que compartilham algo em comum ou estão vinculadas por interesses comuns | Plataforma: Site COEP

JORNADA DE QUARENTENA

Edição paralela da Jornada 2019/2020, realizada de forma virtual, formada por 3 desafios virtuais a serem realizados de forma coletiva pela comunidade, mas sem encontros presenciais.

STATUS: Encerrada | PARTICIPANTE: Rede Comunidades Semiárido | Plataforma: Site Rede Comunidades

JORNADA DAS COMUNIDADES 2019/2020

A edição 2019/2020 da Jornada propôs a realização de 6 desafios que envolveram a mobilização, a realização de diagnósticos situacionais, o apontamento e análise de demandas da comunidade e a proposição e realização de duas ações em resposta às demandas, que contribuam para a melhoria das suas qualidade de vida.

STATUS: Suspensa por causa da pandemia | PARTICIPANTE: Rede Comunidades Semiárido | Plataforma: Site Rede Comunidades

JORNADA CIDADANIA NAS ESCOLAS 2019

A Jornada Cidadania nas Escolas 2019 foi implementada por meio de um projeto-piloto que considerou a avaliação de desempenho feita junto aos participantes da Jornada do ano anterior, 2018. Dentre os ajustes, houve a inclusão de estudantes do Ensino Fundamental na campanha e a simplificação da metodologia adotada. A edição de 2019 com a participação de 33 escolas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

STATUS: Encerrada | PARTICIPANTES: Escolas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio | PLATAFORMA: Site Cidadania nas Escolas

JORNADA CIDADANIA NAS ESCOLAS 2018

A Jornada Cidadania nas Escolas foi voltada às alunas(os), funcionárias(os), membros do corpo docente e outras pessoas das escolas do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e do Ensino Médio, organizadas em equipes. A Jornada teve a participação de 58 escolas, dentre as quais, 34 chegaram até o final: nove equipes de Alagoas; sete de Minas Gerais; seis equipes da Paraíba e de Pernambuco; cinco do Ceará; e uma equipe de Rondônia.

STATUS: Encerrada | PARTICIPANTES: Escolas do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e do Ensino Médio | PLATAFORMA: Site Cidadania nas Escolas

JORNADA PROJETANDO SONHOS

A Jornada Projetando Sonhos foi realizada no período de abril de 2017 a abril de 2018. Teve como objetivos principais a elaboração de projetos e o acesso às políticas públicas. É muito importante para o desenvolvimento das comunidades que elas seja capazes de elaborar seus próprios projetos, mobilizar recursos e geri-los de forma independente.

STATUS: Encerrada | PARTICIPANTE: Rede Comunidades Semiárido | 
PLATAFORMA: Facebook

JORNADA JUNTOS E MISTURADOS

Realizada no período de janeiro a outubro de 2016, a Jornada Juntos e Misturados teve como objetivo formar e capacitar jovens lideranças comunitárias para o exercício da atividade de correspondentes das suas comunidades, ampliando as possibilidades de comunicação, divulgando e valorizando suas realidades locais, os elementos culturais das suas comunidades e as boas práticas de desenvolvimento local.

STATUS: Encerrada | PARTICIPANTE: Rede Comunidades Semiárido | 
PLATAFORMA: Facebook

JORNADA DE EXPANSÃO DAS COMUNIDADES

Realizada entre julho de 2014 e agosto de 2015, a Jornada teve como principal objetivo aumentar o número de comunidades e fortalecer a Rede Comunidades Semiárido, por meio de um processo colaborativo em que as participantes mais antigas trabalharam para mobilizar e integrar novas comunidades ao grupo. Como resultado, ao final da Jornada a Rede foi ampliada de 30 para 85 comunidades.

STATUS: Encerrada | PARTICIPANTE: Rede Comunidades Semiárido | PLATAFORMA: Facebook