Desafio 3 – Meu Sabão Ecológico

Oficina de fabricação

Estado da comunidade: Ceará | Município da comunidade: Fortaleza

Descrição da ação

Realizamos no dia 14 de outubro de 2022 a Oficina de Detergente, Sabonete e Sabão Líquidos.

Durante a oficina utilizamos a cozinha do Lar Domingos Sávio e distribuímos os produtos com as pessoas participantes. O COEP CE tinha levado detergente e sabonete líquido para a distribuição.

Vale salientar que no início do projeto o COEP CE doou o material da oficina e, também, uma toalha de mesa para realização de uma rifa. Os recursos financeiros da rifa foram distribuídos entre as pessoas participantes para que elas comprem os produtos da produção individual. Ou seja, o início das mine fábricas individuais.

O curso foi ministrado pela Secretária do COEP CE Irene Lima, e contou com o apoio das professoras do Lar Domingos Sávio e da Diretora Presidente, Simonica Oliveira.

Informamos abaixo o material usado e como preparar.
.

1. Meu Sabonete Ecológico Material Necessário:

1 litro de sabonete líquido glicerinado;
2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (pó);
2 colheres de sopa de vinagre de álcool;
1 colher de sopa de creme hidratante para o corpo; 1 colher de sopa de açúcar.

Preparo:

Coloque o bicarbonato, o vinagre, o álcool e o açúcar, em um depósito limpo que suporte calor, com 1 litro e meio de água quente. Mexa até dissolver tudo.
Deixe esfriar, em seguida acrescente o sabonete líquido e o creme hidratante misturando bem. Dilua em mais 1⁄2 litro de água fria.

Guarde por 12 horas. Pronto, com 1 litro de sabonete líquido você consegue fazer três litros de sabonete que pode ser utilizado como quiser.
.

2. Detergente Líquido Ecológico: Material necessário:

5 limões;
500ml de detergente líquido glicerinado; 2 colheres de sopa de sal;
2 colheres de sopa bicarbonato de sódio; 1 colher de sopa de açúcar;
100ml de vinagre de álcool;
2 litros de água;

Preparo:

Partir os limões, juntar numa panela com 1 litro e 1⁄2 de água com os demais ingredientes, exceto o detergente líquido. Ferver mexendo bem até soltar o suco dos limões. Acrescentar 1⁄2 de água fria. Coar e acrescentar o detergente líquido.

Guardar por 12 h e após estará pronto para uso.
.

3. Sabão em Barra Ecológico:

Material necessário:

1 litro de sabão líquido de qualquer marca;
2 colheres de sopa de sal;
1 barra de sabão neutro glicerinado ralado; 500 ml de água quente para dissolver o sabão; 3 colheres de sopa de vinagre de álcool;

2 colheres de sopa de açúcar.

Preparo:

Dissolver o sabão ralado na água quente até ficar sem pedaços. Acrescentar o vinagre, o açúcar e o sal. Mexer bem até dissolver tudo em mais 11⁄2 litro de água fria. Adicionar tudo em depósitos de plástico e aguardar 12 horas. Passadas as 12 h mexer bem e verificar a espessura. Se estiver muito grosso, acrescentar água até ficar na espessura desejada. Se ficar coalhado acrescente 500ml de detergente líquido incolor e mexa bem.
.

Avaliação pelas participantes:

Consideramos de grande importância para nós e descobrimos que com pouco podemos fazer muito e ainda utilizar produto não prejudicial ao meio ambiente e não agressivo para nossa pele e mãos. O fator econômico é de grande importância para nós que sobrevivemos as custas de muitos sacrifícios e poucos recursos financeiros. Com a fabricação destes produtos nós conseguiremos diminuir as despesas com itens industrializados muito caros e fabricar para uso próprio, além de tentar vender para vizinhança, o que poderá agregar mais valor a nossa renda mínima, o bolsa família. Vale acrescentar que muitas de nós não recebe nada do governo.