Seis aplicativos para um consumo mais consciente

..

ODS 12 
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis

.


.
Você já parou para pensar que o mesmo celular que nos ajuda em tantas tarefas no dia a dia pode ser uma ferramenta para transformar o mundo em que vivemos? Com o uso de alguns aplicativos gratuitos é possível rever atitudes e adotar hábitos de consumo consciente. Podemos usar a tecnologia para que nossas ações cotidianas tenham um impacto positivo (ou um menor impacto negativo) para o meio ambiente, as pessoas ao nosso redor e a economia como um todos.

O número de aplicativos com temática de sustentabilidade, ecologia e consumo consciente cresce a cada dia, chamando a atenção das pessoas, de empresas e de startups de tecnologia. Para ajudar você a ser um consumidor cada vez mais consciente, selecionamos 5 aplicativos nas áreas de descarte de resíduos, alimentação, consumo de água, combate ao trabalho escravo e economia de energia elétrica. O poder para mudar o mundo está nas nossas mãos.

Descarte Rápido

Você já utilizou um objeto até o fim de sua vida útil e chegou a hora de descartá-lo. Às vezes, bate a dúvida sobre a maneira correta de se fazer este descarte, certo? Com o aplicativo gratuito Descarte Rápido, disponível para celulares Android e iOS, você pode localizar centenas de pontos de coleta de diversos tipos de materiais, contribuindo para a reciclagem e evitando a sobrecarga de aterros.

O aplicativo é uma iniciativa da startup Boas Atitudes & Sustentabilidade e funciona por meio de geolocalização, mostrando os pontos de coleta cadastrados perto da sua casa. Com apenas alguns cliques, é possível acessar o endereço exato de ecopontos, pontos de entrega voluntários (PEVs) e empresas que recebem materiais e os encaminham para a reciclagem, como latinhas de alumínio, impressoras e outros lixos eletrônicos, materiais de construção, cápsulas de café e até pranchas de surf usadas.

Faça o download na GooglePlay ou na AppleStore.

Tempo de Banho

Essa dica é preciosa para estimular hábitos de consumo consciente na hora do banho. O aplicativo Tempo de Banho, disponível para Android, é bem simples e intuitivo na hora de ajudar a poupar recursos hídricos: após abrir a tela, você pode selecionar um cronômetro de 4, 8 ou 12 minutos. O app iniciará uma contagem preliminar de 30 segundos para a preparação do banho e então irá contar cada minuto que passa, com avisos sonoros e uma buzina marcando o fim do tempo do seu banho. Ideal para quem costuma perder a hora cantando no chuveiro e precisa daquela forcinha para ser um consumidor mais consciente, evitando o desperdício de água.

Download gratuito disponível para GooglePlay.

Moda Livre

O aplicativo Moda Livre é uma iniciativa da organização não-governamental Repórter Brasil, que promove há quase 20 anos reflexões sobre a violação aos direitos fundamentais dos povos e trabalhadores brasileiros. O app disponível na GooglePlay e na AppStore traz informações sobre empresas de moda, marcas de vestuário e lojas de departamentos que se comprometem (ou não) a combater o trabalho escravo e a exploração de colaboradores internos e externos. Uma ferramenta feita sob medida para combinar moda e consumo consciente.

No aplicativo é possível consultar um ranking com centenas de empresas com atuação no mercado brasileiro ou buscar por uma marca específica para verificar seu nível de responsabilidade social. O ranking foi elaborado de acordo com as respostas que as próprias marcas deram a um amplo questionário sobre políticas de trabalho. O mapeamento ainda leva em conta o histórico de flagrantes do Ministério do Trabalho e Emprego, a transparência das empresas e o monitoramento constante de ações para combater o trabalho escravo em toda a cadeia de fornecimento.

Baixe o app gratuitamente na GooglePlay e na AppStore.

Consumo de Energia Doméstica

Decifrar os números e os dados da conta de energia pode ser o primeiro passo para identificar como economizar esse recurso em casa ou onde está havendo um desperdício dele. Para essa tarefa, conte com o aplicativo Consumo de Energia Doméstica, disponível para Android. Com ele, você pode monitorar o consumo de eletricidade na sua residência, obter estimativas do consumo, estabelecer metas e pôr em prática atitudes ou hábitos para poupar energia. Assim, você evita o desperdício de energia, poupa os recursos naturais necessários para a sua produção e ainda economiza no bolso.

Faça o download gratuito na GooglePlay.

DuLocal

Quem busca uma alimentação saudável e dá preferência para produtos orgânicos tem no site DuLocal um excelente aliado — especialmente em tempos de distanciamento social, em que o delivery se popularizou. A iniciativa juntou pequenos produtores da região de São Paulo, cozinheiras de Paraisópolis e receitas extremamente nutritivas e saborosas. Os pratos estão a distância de um clique e, fazendo o pedido, você se alimenta melhor, apoia a agricultura local e gera mais renda na periferia, em um combo perfeito.

Por enquanto, o projeto só funciona na capital de São Paulo, atendendo regiões como Bela Vista, Cerqueira César, Paraíso, Perdizes, Pompéia, Pinheiros, Moema, Vila Olímpia e Itaim Bibi. Os pedidos podem ser feitos através do site ou via aplicativos como Ifood, Rappi e Uber Eats. E o cardápio de pratos orgânicos é de dar água na boca: entre as opções, que variam de acordo com os produtos da estação, estão feijão-vermelho com ervas, batatas douradas, cenouras e cogumelos grelhados ou purê de batata-roxa, dukkah de amendoim, tabule integral, repolho, vinagrete de abobrinha e capuchinha. Bom apetite!

RangoMania 

Nós também nos aventuramos no mundo dos aplicativos! Desenvolvido pelo Instituto Akatu em parceria com o Movimento Coletivo em um processo de co-criação com adolescentes de escolas parceiras, o RangoMania é uma ferramenta para ajudar crianças e jovens e fazerem melhores escolhas alimentares. Disponível para Android e iOS, o app traz informações de um jeito simples e estimula a criação do hábito da leitura de rótulos de produtos por meio de games e jogos.

Tem criança ou adolescente em casa? Faça o download gratuito na GooglePlay ou na AppStore para incentivá-los a adotar hábitos de consumo consciente.
.

Fonte: Akatu