APRESENTAÇÃO    |    DESAFIO   |    AÇÕES    |    PREMIAÇÃO    |    REGULAMENTO

APRESENTAÇÃO

SOLIDARIEDADE

CIDADANIA

INOVAÇÃO

Solidariedade

Cidadania

Inovação

Bora participar desse desafio de solidariedade? 

Bora participar desse desafio de solidariedade? 

Participe do Desafio do primeiro ciclo da Jornada Cidadania e Inovação realizando uma AÇÃO SOLIDÁRIA E INOVADORA relacionada aos impactos da pandemia da Covid-19.

O Desafio pode ser realizado individualmente ou em grupo.
Os participantes que cumprirem o Desafio concorrem ao
Prêmio Betinho – Atitude Cidadã 2020/2021.

A Jornada Cidadania e Inovação é uma iniciativa de cooperação solidária que busca incentivar a criação e a realização de ações inovadoras, promotoras da solidariedade e da dignidade humana, que incidam sobre as novas formas de lidar com os impactos ocasionados pela Covid-19, tanto agora, durante a pandemia, quanto no período pós-pandemia.
.

O primeiro ciclo da Jornada acontece entre 1º de setembro de 2020 e 26 de fevereiro de 2021. É aberta ao público, pode ser realizada individualmente ou em grupo, e propõe o cumprimento de um Desafio capaz de oferecer melhorias locais (na comunidade, vizinhança, comunidade escolar, cidade, etc.), especialmente aquelas voltadas às pessoas vulneráveis, a partir do enfrentamento à Covid-19. Os participantes devem colocar em prática ideias organizadas em três etapas: proposta, mobilização e ação.
.

As ideias podem ser originais ou replicar exemplos cadastrados no Banco de Iniciativas da Sociedade Civil no Combate ao Coronavírus no endereço http://coepbrasil.org.br/iniciativas-da-sociedade-civil-no-combate-ao-coronavirus/. Devem considerar os cinco princípios da democracia sob a ótica do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho; e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS/ONU).
.

Os vencedores receberão o Prêmio Betinho 2020/2021, que desde sua primeira edição, em 2008, homenageia a memória de Herbert de Souza, um dos fundadores do COEP; e as pessoas que atuam no desenvolvimento de práticas de mobilização, de participação cidadã e de transformação social.

Realização: