Morador do Grajaú cria Mesão Solidário para doar café da manhã a moradores em situação de rua 

Local beneficiado: Rio de Janeiro/RJ

O QUE É

Um morador do Grajaú, na Zona Norte do Rio, criou um projeto social para doar café da manhã a moradores em situação de rua e catadores do bairro. Há cerca de três meses, o Mesão Solidário, criado pelo advogado Israel Oliveira, oferece a primeira refeição do dia para quem não tem o que comer Israel mora no Grajaú há 16 anos e conta que a ideia surgiu em um momento de lazer. “Estava tomando café na varanda com minha esposa e reparei nas pessoas em vulnerabilidade social, e outros trabalhadores que vinham de longe, sem um café da manhã. Daí tive a ideia de colocar uma mesa com café, leite, pão, mortadela, biscoitos e água potável para quem quisesse se servir”, lembra.

Segundo o advogado, inicialmente, os kits de alimentos eram comprados com o próprio dinheiro, com ajuda apenas da esposa. Após o sucesso da ação, vizinhos e amigos se inspiraram a ajudar, e a quantidade de cafés triplicou. “O fato é que a vizinhança do o Grajaú é muito solidária, graças a Deus. E aí as pessoas começaram a trazer itens, e pudemos ampliar nossa rede de atendimento na medida em que mais vizinhos vão doando. Começou com 25, hoje tem 80 lanches em cima dessa mesa”, explica.

Para a catadora Tânia Elizabeth Rodrigues, a iniciativa é muito importante e necessária. “Ele começou a colocar esse café da manhã aqui e foi uma bênção. Eu mesma saí de casa sem tomar café. É o que está faltando no mundo, uma pessoa de coração voluntário”, agradece. Na mesinha, um pequeno cartaz dá as boas-vindas e também a orientação: “Amigo catador e irmão de rua, bom dia! Tome um café, coma um lanche que preparamos especialmente para você. Mas não esqueça: outros irmãos irão comer também”. Mas o advogado afira que nunca teve problemas com a organização do lanche. “A gente coloca a mesa à disposição e eles mesmos se encarregam de cuidar de tudo que tá aqui”, afirma Israel.

.

PARA QUEM

Moradores em situação de rua.
.

COMO PARTICIPAR

Quem quiser ajudar Israel pode ligar para (21) 97238-5078

.