Em Cuiabá, geladeira solidária mata a fome de quem precisa de doações 

Local beneficiado: Cuiabá/MT

O QUE É

Diante da situação financeira crítica que algumas famílias vivem e queda nas vendas, há cerca de um mês comerciantes do Mercado do Porto, em Cuiabá, implementaram a Geladeira Solidária. Abastecida duas vezes ao dia, o espaço oferece alimento gratuito a quem tem fome. Segundo presidente do mercado, Jorge Antônio Lemos Júnior, as doações eram feitas de forma aleatória a quem aparecesse pedindo comida. Porém, diante da alta demanda e também a perda de produtos os comerciantes decidiram se unir e ter um espaço para reunir os alimentos cedidos por todos para que ficassem conservados e armazenados em um local.

“Na pandemia as vendas caíram e havia desperdício de frutas e verduras principalmente. Pensei que isso precisava de uma destinação e todos os feirantes concordaram com o projeto da geladeira. Agora o que não vai para venda ou que sobra, colocamos na geladeira”, explica o presidente. Os eletrodomésticos foram doados por uma empresa e o espaço cedido pela Prefeitura de Cuiabá, que é responsável pelo mercado. Além dos feirantes, parceiros também contribuem para que não faltem donativos. De manhã e à tarde os itens são repostos para doação. Jorge Antônio conta que consegue atender a 30 pessoas cedo e 20 depois do almoço, mas há dias que o número é superado. Por exemplo, na quinta-feira (21/10) foram atendidas 50 pessoas só no período matutino.

Para ordenar as doações, ele faz cadastro das famílias que precisam das doações. Isso é para controle interno sobre o volume de pessoas atendidas. Já as doações seguem certo padrão. Dependendo da quantidade de pessoas na mesma família é entregue uma quantidade de alimentos. “A gente monta um pacote com um pouco de tudo. Se tem crianças na família, damos preferência para mais frutas. Cada doação dá para a família passar de 3 a 5 dias. Depois ela pode voltar e pegar de novo”, conta. Como a feira do porto conta com grande variedade de produtos à venda nas barracas, a geladeira é abastecida com diversidade de alimentos. Nem todos itens estão disponíveis todos os dias.

.

PARA QUEM

Quem tem fome.
.

COMO PARTICIPAR

Pessoas que precisarem de donativos devem procurar a administração do Mercado do Porto para fazer cadastro.

.