Apoie os Ikpeng contra a Covid-19
Cidade(s): Canarana-MT
Atualizado em 17/08/2020
O QUE É
AVISO: Tendo em vista que as iniciativas foram publicadas a partir do início da pandemia, em março de 2020, os interessados em participar de qualquer iniciativa devem procurar confirmar as informações nos canais de contato das iniciativas. Somos o povo Ikpeng, com antiga denominação Txicão, falantes da família lingüística Karib. Tivemos nossa origem no Amazonas (Pule) e fizemos uma trajetória muito grande, desde a origem até os dias de hoje. Naquela época nós éramos nômades, cada ano que se passava migravamos para outro lugar, outro território, conforme os recursos naturais que precisávamos iam se acabando. Nessa trajetória chegamos perto da Terra Indígena Xingu – TIX, no Estado de Mato Grosso, acompanhando os rios Batovi, Jatobá (Rapyo Akpo) e rio Ronuro (Roro Walu), onde nos estabelecemos.
No início da década de 1960, percebemos que grupos de garimpeiros estavam invadindo nosso território, com risco de novos conflitos. Os primeiros contatos foram traumáticos, vimos nossa população se reduzir a 56 indivíduos, quase fomos dizimados pelas epidemias de gripe e sarampo. Após o segundo contato com os irmãos Villas Bôas, em 1967, fomos convencidos a viver no TIX, onde vivemos e compartilhamos a gestão territorial e cultural com 15 povos.
No TIX nos recuperamos e valorizamos o vigor do nosso povo. Hoje vivemos em 8 aldeias: Moygu, Arayo,Tupara, Rawo, Kumari, Paranua, Kurure e Polo Pavuru.
A pandemia imprimiu um novo ritmo no nosso modo de viver. Há pouco tempo atrás, estávamos realizando a festa de furação de orelha dos nossos jovens, essa é uma parte de um complexo ritual de celebração e valorização de nossa identidade.
Numa estratégia de preservação de nosso povo e tendo na memória o perigo das epidemias, resolvemos proteger nossos anciões, porque sabemos que são os mais vulneráveis à Covid-19. Por isso, decidimos sair de nossas aldeias e nos refugiar na mata, em acampamentos provisórios, até que seja seguro voltar para nossas aldeias.
A vaquinha vem ao encontro dessa estratégia de sobrevivência para suprir as necessidades de 109 famílias para questões básicas, como segurança alimentar de maneira sustentável, produtos de higiene e sistema de radiofonia, que é o meio de comunicação entre as nossas famílias e as equipes de saúde.
Ao apoiar essa campanha você estará:
– Contribuindo com o Lockdown da comunidade Ikpeng;
– Ajudando a suprir as necessidades básicas individuais e coletivas da comunidade Ikpeng;
– Colaborando com o povo Ikpeng nas suas estratégias de enfrentamento da Covid-19;
Sua colaboração é muito valiosa para a manutenção da saúde e da cultura do nosso povo!
PARA QUEM
Povo Indígena Ikpeng, para suprir as necessidades de 109 famílias em questões básicas de segurança alimentar de maneira sustentável, produtos de higiene e sistema de radiofonia.
COMO PARTICIPAR
Através da plataforma: http://vaka.me/1251935