AVISO: Tendo em vista que as iniciativas foram publicadas a partir do início da pandemia, em março de 2020, os interessados em participar de qualquer iniciativa devem procurar confirmar as informações nos canais de contato das iniciativas.

No Brasil, 42% das casas não possuem computador e 33% não têm acesso à internet. Dos 3,6 milhões de estudantes da rede estadual de São Paulo, apenas 60% têm notebooks e 30% têm tablets, de acordo com questionário socioeconômico do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), de 2019.

O Abra a gaveta, doe é um movimento da sociedade civil para apoiar os estudantes da rede pública do Estado de São Paulo, engajar a população e mostrar a importância da educação para reduzir a desigualdade do país. Equipamentos eletrônicos como notebook, tablet ou smartphone sem uso podem ajudar estudantes sem equipamentos para o ensino à distância. Doe equipamentos usados para crianças, adolescentes e jovens ficarem mais próximos do ensino à distância.