Como as startups estão solucionando os desafios da saúde

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ODS 3 
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

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O investimento no setor de Saúde no Brasil representa 9,3% do produto interno bruto (PIB) do país e apresenta desafios como gestão do tempo de espera, atendimento, experiência do pacientes, administração financeira, sustentabilidade do sistema, pouca digitalização e integração de dados. Diante deste cenário, as soluções das healthtechs, startups focadas em Saúde,  ajudam a resolver questões em diferentes partes do sistema que vão desde prontuários eletrônicos, treinamento para telemedicina até análise de gastos e desperdícios. Atualmente, o país conta com 449 startups neste segmento e, segundo um estudo da Liga Insights, realizado em parceria com iDEXO, este é um dos setores com maior índice de confiança em superar a crise, atingindo a média de 8,3.

“Mesmo com um mercado muito tradicional, a tecnologia na Saúde nos dá o espaço necessário para evoluir. Com eficiência e segurança podemos gerar mais autonomia e poder de decisão para que os pacientes tenham melhores experiências”, explica a porta-voz da MEMED, Vanessa Liebl,  que participou com a gente de um evento na TOTVS sobre o papel das startups no setor.

Saúde é o tema foco da semana nas nossas redes e ações e, por isso, dividimos aqui dados e contamos um pouco mais sobre as 11 startups de saúde que integram nossa comunidade.
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GESTÃO DA SAÚDE

O segmento gera uma despesa anual de R$ 637 bilhões entre setores público e privado, cada centavo é importante para o desenvolvimento da área que atua em serviços essenciais para a população. Por isso, a Medicinae, startup recém-chegada na comunidade iDEXO, ajuda a resolver um problema recorrente em clínicas e hospitais, o recebimento de valores devidos por planos de saúdes e operadores. Na plataforma, é possível cadastrar o fluxo de caixa e receber valores em 24h, evitando a usual longa espera, que pode durar meses. Esse processo é possível pois a solução consegue avaliar o histórico da empresa e a chance de glosa, permitindo assim antecipar os recebimentos.

Indo além do fluxo de caixa e chegando em como os hospitais lidam com o ciclo da receita, na mesma linha de gestão, a Avatar oferece  gerenciamento de processos e recursos médicos, potencializando o desempenho de hospitais. Com a solução da Avatar, a instituição de saúde consegue padronizar os itens que devem compor a conta de acordo com o código internacional da doença (CID), procedimento, pacote, convênio ou técnica do prestador – assim o sistema passa a comparar com a produção, exibindo rapidamente os itens que estão fora da curva.
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PACIENTE

E como fica o paciente neste cenário? A longevidade é um tema central. No Brasil, de acordo com o IBGE, a expectativa de vida quase duplicou em menos de um século, atingido a marca média de 76,5 anos. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, as decisões serão cada vez mais pautadas na experiência do paciente. Se ele não for colocado no centro, a tecnologia não avança e nem cumpre seu papel.

Por aqui, temos soluções bem focadas em melhorar a experiência do paciente.  Com a MEMED, os médicos podem prescrever medicamentos/tratamentos e promover a adesão do paciente por meio da prescrição digital. Ao todo, são mais de 60 mil medicamentos cadastrados e a integração da plataforma com farmácias, permite a pesquisa de valores e encaminhamento da compra, dando mais comodidade ao paciente. Hoje a solução é integrada a dois produtos de gestão TOTVS na área médica, o Eleve Saúde para consultórios e pequenas clínicas e o TOTVS Saúde Hospitais e Clínicas – Linha RM para clínicas maiores e hospitais.

Já a Laura usa recursos de inteligência artificial para analisar o quadro do paciente internado de maneira preditiva, antecipando em até 12 horas o alerta do estado de saúde. Com isso, pacientes em trajetória de risco são identificados de maneira antecipada, dando ao time assistencial mais tempo para iniciar a gestão do cuidado. Mais de 8 milhões de atendimentos foram realizados com a plataforma.

A Psicologia Viva é uma plataforma de telepsicologia que permite o paciente acessar um profissional do ramo a qualquer hora com segurança e sigilo. Os planos podem ser feitos por empresas e têm parceria com convênios.
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MÉDICOS | HOSPITAIS | CLÍNICAS

Com a autorização do uso da telemedicina no Brasil, em março deste ano,  médicos, clínicas e hospitais tiveram que se adaptar  a uma nova forma de atender à distância. A Netshow.Me, plataforma de distribuição de conteúdo online (OTT), ajuda instituições do setor a disponibilizarem treinamentos aos profissionais de saúde ensinando formas de fazerem teleatendimento, informando a atualização de protocolos médicos e até mesmo na educação contínua.

A  Mindify automatiza protocolos clínicos, tria e acompanha o paciente desde a residência até a atenção hospitalar intensiva em casos de COVID-19. A solução, já adotada pela federação das unidades das UNIMEDs de São Paulo, ajuda na triagem de pacientes com suspeita da doença pelo aplicativo do plano de saúde.

Quando o tema é cirurgia, a Anestech apura a inteligência contida nos dados perioperatórios com foco em aumentar a segurança dos pacientes cirúrgicos, melhorar a gestão de recursos e promover mais proteção de hospitais, médicos e pacientes.  Um ponto colocado pelo CEO da Anestech, Diógenes Silva, em nosso evento sobre inovação na Saúde , é que a pandemia forçou o segmento a crescer, mas a cultura de transformação não acelera junto, mas ele entende que,  após a crise, com os aprendizados ajudarão no desenvolvimento.
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Conheça outras startups da nossa comunidade que atuam neste segmento. 

CLEVERCARE | Com inteligência artificial, o software da CleverCare fornece aos hospitais e clínicas uma gestão remota, orientação e cuidado personalizado dos pacientes. Utilizando os principais aplicativos mensageiros, garante um atendimento próximo e escalável.

SÍNTESE B2B | Controla o fluxo de compra e uso desses materiais de alto custo e integra na mesma ferramenta todos os atores da cadeia: setor de marcação de cirurgia, médico, farmácia, comprador, fornecedor, plano de saúde (que autoriza o procedimento), enfermeira chefe do bloco, setor financeiro do hospital. Além de, gerar relatórios gerenciais permitem analisar os custos por tipo de procedimento, material, médico, dentre outros.
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Fonte: Idexo


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O investimento no setor de Saúde no Brasil representa 9,3% do produto interno bruto (PIB) do país e apresenta desafios como gestão do tempo de espera, atendimento, experiência do pacientes, administração financeira, sustentabilidade do sistema, pouca digitalização e integração de dados. Diante deste cenário, as soluções das healthtechs, startups focadas em Saúde,  ajudam a resolver questões em diferentes partes do sistema que vão desde prontuários eletrônicos, treinamento para telemedicina até análise de gastos e desperdícios. Atualmente, o país conta com 449 startups neste segmento e, segundo um estudo da Liga Insights, realizado em parceria com iDEXO, este é um dos setores com maior índice de confiança em superar a crise, atingindo a média de 8,3.

“Mesmo com um mercado muito tradicional, a tecnologia na Saúde nos dá o espaço necessário para evoluir. Com eficiência e segurança podemos gerar mais autonomia e poder de decisão para que os pacientes tenham melhores experiências”, explica a porta-voz da MEMED, Vanessa Liebl,  que participou com a gente de um evento na TOTVS sobre o papel das startups no setor.

Saúde é o tema foco da semana nas nossas redes e ações e, por isso, dividimos aqui dados e contamos um pouco mais sobre as 11 startups de saúde que integram nossa comunidade.
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GESTÃO DA SAÚDE

O segmento gera uma despesa anual de R$ 637 bilhões entre setores público e privado, cada centavo é importante para o desenvolvimento da área que atua em serviços essenciais para a população. Por isso, a Medicinae, startup recém-chegada na comunidade iDEXO, ajuda a resolver um problema recorrente em clínicas e hospitais, o recebimento de valores devidos por planos de saúdes e operadores. Na plataforma, é possível cadastrar o fluxo de caixa e receber valores em 24h, evitando a usual longa espera, que pode durar meses. Esse processo é possível pois a solução consegue avaliar o histórico da empresa e a chance de glosa, permitindo assim antecipar os recebimentos.

Indo além do fluxo de caixa e chegando em como os hospitais lidam com o ciclo da receita, na mesma linha de gestão, a Avatar oferece  gerenciamento de processos e recursos médicos, potencializando o desempenho de hospitais. Com a solução da Avatar, a instituição de saúde consegue padronizar os itens que devem compor a conta de acordo com o código internacional da doença (CID), procedimento, pacote, convênio ou técnica do prestador – assim o sistema passa a comparar com a produção, exibindo rapidamente os itens que estão fora da curva.
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PACIENTE

E como fica o paciente neste cenário? A longevidade é um tema central. No Brasil, de acordo com o IBGE, a expectativa de vida quase duplicou em menos de um século, atingido a marca média de 76,5 anos. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, as decisões serão cada vez mais pautadas na experiência do paciente. Se ele não for colocado no centro, a tecnologia não avança e nem cumpre seu papel.

Por aqui, temos soluções bem focadas em melhorar a experiência do paciente.  Com a MEMED, os médicos podem prescrever medicamentos/tratamentos e promover a adesão do paciente por meio da prescrição digital. Ao todo, são mais de 60 mil medicamentos cadastrados e a integração da plataforma com farmácias, permite a pesquisa de valores e encaminhamento da compra, dando mais comodidade ao paciente. Hoje a solução é integrada a dois produtos de gestão TOTVS na área médica, o Eleve Saúde para consultórios e pequenas clínicas e o TOTVS Saúde Hospitais e Clínicas – Linha RM para clínicas maiores e hospitais.

Já a Laura usa recursos de inteligência artificial para analisar o quadro do paciente internado de maneira preditiva, antecipando em até 12 horas o alerta do estado de saúde. Com isso, pacientes em trajetória de risco são identificados de maneira antecipada, dando ao time assistencial mais tempo para iniciar a gestão do cuidado. Mais de 8 milhões de atendimentos foram realizados com a plataforma.

A Psicologia Viva é uma plataforma de telepsicologia que permite o paciente acessar um profissional do ramo a qualquer hora com segurança e sigilo. Os planos podem ser feitos por empresas e têm parceria com convênios.
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MÉDICOS | HOSPITAIS | CLÍNICAS

Com a autorização do uso da telemedicina no Brasil, em março deste ano,  médicos, clínicas e hospitais tiveram que se adaptar  a uma nova forma de atender à distância. A Netshow.Me, plataforma de distribuição de conteúdo online (OTT), ajuda instituições do setor a disponibilizarem treinamentos aos profissionais de saúde ensinando formas de fazerem teleatendimento, informando a atualização de protocolos médicos e até mesmo na educação contínua.

A  Mindify automatiza protocolos clínicos, tria e acompanha o paciente desde a residência até a atenção hospitalar intensiva em casos de COVID-19. A solução, já adotada pela federação das unidades das UNIMEDs de São Paulo, ajuda na triagem de pacientes com suspeita da doença pelo aplicativo do plano de saúde.

Quando o tema é cirurgia, a Anestech apura a inteligência contida nos dados perioperatórios com foco em aumentar a segurança dos pacientes cirúrgicos, melhorar a gestão de recursos e promover mais proteção de hospitais, médicos e pacientes.  Um ponto colocado pelo CEO da Anestech, Diógenes Silva, em nosso evento sobre inovação na Saúde , é que a pandemia forçou o segmento a crescer, mas a cultura de transformação não acelera junto, mas ele entende que,  após a crise, com os aprendizados ajudarão no desenvolvimento.
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Conheça outras startups da nossa comunidade que atuam neste segmento. 

CLEVERCARE | Com inteligência artificial, o software da CleverCare fornece aos hospitais e clínicas uma gestão remota, orientação e cuidado personalizado dos pacientes. Utilizando os principais aplicativos mensageiros, garante um atendimento próximo e escalável.

SÍNTESE B2B | Controla o fluxo de compra e uso desses materiais de alto custo e integra na mesma ferramenta todos os atores da cadeia: setor de marcação de cirurgia, médico, farmácia, comprador, fornecedor, plano de saúde (que autoriza o procedimento), enfermeira chefe do bloco, setor financeiro do hospital. Além de, gerar relatórios gerenciais permitem analisar os custos por tipo de procedimento, material, médico, dentre outros.
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Fonte: Idexo