Mobilização social

Mobilização social

O cidadão é o indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade.

Um cidadão com sentido ético forte e consciência de cidadania não abre mão desse poder de participação.

Betinho, Herbert de Souza

Uma área que demanda grande atenção por parte das COEP Brasil é a que congrega atividades de caráter coletivo, de realização periódica. Constitui uma estratégia do COEP para ampliar as iniciativas de mobilização da rede de associadas, reforçando o seu comprometimento com a questão social, o que inclui a participação voluntária dos funcionários em ações que estimulam a sociedade como um todo a se engajar em um movimento de promoção da cidadania.

Foi o caso, por exemplo, do Natal sem Fome, realizado até 2001, que, a partir de 2002, assumiu nova proposta, o Natal pela Vida, com o incentivo ao estabelecimento de vínculos duradouros com a promoção da cidadania, concentrando as ações em uma ou mais comunidades e estimulando a continuidade do trabalho voluntário. Outra iniciativa de caráter coletivo é a Semana Nacional de Mobilização pela Vida, em agosto, em comemo- ração ao aniversário de falecimento de Betinho, com a realização de diferentes atividades. A partir de 2004, a Semana se incorporou ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, que tem como eixo os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Em 2001, como forma de ampliar as atividades voltadas para jovens, foi lançado o Projeto O COEP e a Escola Construindo Cidadania. A intenção era mobilizar alunos de 5a a 8a série do ensino fundamental para questões relacionadas à cidadania, por meio de debates, oficinas, implementação de atividades dirigi- das à comunidade, além da realização de um concurso anual, no qual os alunos têm a oportunidade de se expressar de diferentes formas. A partir de 2004, o projeto se voltou, também, para os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estimulando a visão crítica dos estudantes sobre a realidade brasileira.

Outra forma de mobilizar a sociedade para a ação cidadã é a realização de ações de divulgação da rede em rodoviárias, aeroportos e outros locais públicos com circulação intensa de pessoas – a iniciativa COEP Construindo Solidariedade. Este conjunto de ações coletivas tem também a intenção de dar unidade às realizações de uma rede social que se amplia continuamente, de forma que todas as entidades se reconheçam num mesmo movimento.

Mobilização social | Destaques 

Prêmio Mobilização – Valorização do Compromisso Social das Organizações2023-08-28T11:31:53-03:00

Em 1999 ocorreu a primeira edição do Prêmio Mobilização – Valorização do Compromisso Social das Organizações, uma estratégia do COEP para colocar o debate sobre a participação das entidades associadas no combate à pobreza na agenda cotidiana de cada uma.

O prêmio foi mais uma estratégia para, como o próprio nome já indica, mobilizar as associadas do COEP em relação a seu compromisso social. É importante lembrar que ele ocorreu em 1999, quando não havia ainda esse consenso sobre o papel social das empresas.

Em sua primeira edição, o prêmio foi voltado à valorização do trabalho voluntário realizado por funcionários(as) com o apoio das empresas. Foram contemplados com o Troféu COEP 38 projetos.

Em 2001, a segunda edição do Prêmio Mobilização teve como objetivo provocar nas organizações associadas uma auto-avaliação sobre a efetivação de seu compromisso social. Mais de 260 empresas enviaram informações sobre o que faziam na área social – como incentivo à contratação de pequenas e microempresas, incentivo ao trabalho voluntário – o que acabou se transformando em uma espécie de lista de sugestões de práticas empresariais para a cidadania.

SAIBA MAIS

>> Apresentação Prêmio Mobilização
>> Release Prêmio Mobilização
>> Lançamento do Balanço Social e entrega do Prêmio Mobilização (Acervo Furnas Centrais Elétricas S.A. – Furnas, agosto 2000)

Semana Nacional de Mobilização Pela Vida2023-08-23T11:13:44-03:00

Inicialmente uma homenagem ao sociólogo Betinho, a Semana Nacional de Mobilização pela Vida foi mais uma maneira de propor ações solidárias para toda a rede COEP. Realizada sempre em torno do dia 9 de agosto – data de falecimento de Betinho – a Semana propiciava à sociedade em geral uma oportunidade de participar de mobilizações, passeatas, abraços, debates, eventos e outras manifestações para tornar visíveis as questões sociais do país. Em sua primeira edição, em 2001, a Semana ocorreu de 7 a 13 de agosto, em 18 estados brasileiros.

Foi mais uma estratégia para ampliar as iniciativas de mobilização das associadas e integrar a sociedade como um todo, em um amplo movimento de promoção da cidadania.

Como estratégia de viabilização da Semana, a cada ano o COEP Nacional sugeria uma atividade de caráter coletivo para toda a rede. Em 2001, o projeto O COEP e a Escola Caminhando Juntos na Construção da Cidadania promoveu, entre outras atividades, um concurso de redação entre alunos do ensino fundamental. Em 2002, a Semana Nacional de Mobilização pela Vida teve como destaque o evento O COEP nas Asas da Solidariedade, que realizou concomitantemente atividades nos principais aeroportos do país. Em 2003, o mote principal foi O COEP Transportando Solidariedade. A partir de 2004, a Semana se incorporou ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, que tinha como eixo os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.”

SAIBA MAIS

>> Projeto Semana Nacional de Mobilização Pela Vida 2004 (Documento de apresentação)
>> Semana Nacional de Mobilização Pela Vida 2005 (Documento de apresentação)
>> Semana Nacional de Mobilização pela Vida 2009 (Documento de apresentação)
>> V Semana Nacional de Mobilização Pela Vida
>> Evento: Semana de Mobilização Nacional pela Vida (Governo do Estado de São Paulo, julho 2002)
>> IV Semana Nacional de Mobilização pela Vida acontecerá de 3 a 9 de agosto (Revista Eletrônica do Terceiro Setor, julho 2003)
>> Mobilização pela Vida acontece na próxima semana em todo país (Portal Embrapa, agosto 2004)
>> Iniciada Semana Nacional de Mobilização pela Vida (Diário do Nordeste, agosto 2004)
>> COEP promove IX Semana Nacional de Mobilização pela Vida (Rede de Educação Cidadã, setembro 2008)

Natal Pela Vida2023-08-23T21:44:15-03:00

Em 2002, a campanha de Natal desenvolvida no âmbito do COEP assumiu uma nova proposta, com o incentivo à ampliação do gesto de doar e o estabelecimento de vínculos mais duradouros com a promoção da cidadania. Surgiu, assim, a campanha Natal pela Vida.

“Passamos a incentivar, por exemplo, que durante o mês de dezembro cada integrante da rede escolhesse uma entidade social ou uma comunidade para fazer algo relacionado à capacitação ou outra iniciativa que fortalecesse o protagonismo comunitário. A doação de alimentos pode acontecer, mas queríamos estimular a participação cidadã”, explicou Sarita Berson, do COEP Brasil.

SAIBA MAIS

>> Release Natal pela Vida
>> Ação: ‘Natal Pela Vida’ pretende arrecadar 200 toneladas de alimentos (Governo do Estado de São Paulo, novembro 2002)
>> Solidariedade: Campanha ‘Natal pela Vida’ deve beneficiar mais de 25 mil famílias (Governo do Estado de São Paulo, novembro 2002)
>> Cesan participa do Natal pela Vida do COEP (Cesan, dezembro 2002)
>> COEP lança campanha Natal pela Vida com homenagem a Betinho (Embrapa News, dezembro 2003)
>> COEP RO realiza a campanha Natal Pela Vida (Gente de Opinião, dezembro 2007)
>> TRT doa 15 toneladas ao Natal Pela Vida (Portal do TRT PB, dezembro 2007)
>> TRT lança 9ª Campanha Natal Pela Vida na próxima segunda-feira (Portal do TRT PB, novembro 2008)
>> Natal Pela Vida (Moradia e Cidadania, março 2009)
>> Ematerce arrecada donativos para o COEP (Ematerce/Secretaria do Desenvolvimento Agrário CE, novembro 2009)
>> Alimentos são distribuídos em comunidades próximas ao Hospital Unimed (Unimed João Pessoa, dezembro 2010)
>> COEP PR lança Campanha do Natal pela Vida 2013 (Informe Paraná Cooperativo, novembro 2013)

Festival de Música do COEP (ODM)2023-08-22T12:19:26-03:00

Com a criação do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, uma das formas encontradas para articular a capacidade de mobilização do COEP foi propor que as entidades associadas ao COEP realizassem as atividades da Semana Nacional de Mobilização pela Vida voltadas aos temas dos ODMs.

Assim, surgiu em 2004 o Festival de Música do COEP, com o objetivo de levar ao conhecimento de toda a rede escolar a existência dos ODMs, estimular a discussão a respeito deles e provocar que cada aluno descobrisse o seu jeito de mudar mundo a partir de gestos simples e singelos, no seu ambiente.

O Festival de Música foi uma das ações mais replicadas pelos COEP estaduais e municipais. Já houve edições no Distrito Federal e nos seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. E também foi realizado nas cidades São José da Barra e Poços de Caldas, em Minas Gerais; Tucuruí, no Pará; Petrolina, em Pernambuco; Foz do Iguaçu e Ivaiporã, no Paraná; Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes e Macaé, no Rio de Janeiro; Pelotas, no Rio Grande do Sul; e nas regiões Alto Tiête e Vale Histórico, em São Paulo.

SAIBA MAIS

>> Visite a sessão “Fortalecimento das escolas e comunidades escolares”
>> Comitê de Combate à Fome promove Festival de Música (Portal do Governo do Estado do RS, outubro 2005)
>> Festival de Música do COEP divulga vencedores (Secretaria de Educação do Governo do RS, outubro 2005)
>> Secretária da Educação participa do lançamento de festival de música estudantil (Secretaria de Educação do Governo do RS, julho 2006)
>> Semed e Sinjuv participam do Festival de Música do COEP (Portal da Prefeitura de Macaé/RJ, agosto 2006)
>> Festival de Música valoriza talento de alunos do Ensino Fundamental (Secretaria de Educação do Governo do RS, agosto 2007)
>> Em escolas do Paraná, ODM viram rap (Portal Aprendiz/UOL, outubro 2007)
>> Alunos da Escola Dom Pedro II participam de Festival de Música em Porto Alegre (Portal da Prefeitura de Erechim, outubro 2007)
>> Foz do Iguaçu divulga vencedores do Festival de Música sobre os ODM (Sistema Fiep, outubro 2007)
>> III Festival de Música COEP Macaé agita alunos da rede pública da cidade (Portal da Prefeitura de Macaé/RJ, junho 2008)
>> Festival de Música COEP estimula talento e criatividade (Embrapa News, outubro 2008)
>> Inscrições abertas para o V Festival de Música do COEP/RS (Revista Gestão Universitária, julho 2009)
>> Escolas concorrem à gravação nacional de DVD e CD (Serpro, setembro 2009)
>> Voluntários da Cidadania participam do V Festival de Música do COEP (Portal da Prefeitura do Recife, outubro 2009)
>> 2º Festival de Música do COEP Canoas (Ulbra Canoas, setembro 2010)
>> Alunos ganham troféu em festival de música (Portal da Prefeitura de Porto Alegre, outubro 2010)
>> COEP e UCDB promovem Festival de Música (Universidade Católica Dom Bosco, novembro 2010)
>> IV Festival de Música COEP mobiliza centenas de estudantes e professores de escolas públicas (ONG Moradia e Cidadania, janeiro 2011)
>> Moradia e Cidadania/PE e o COEP realizam o VI Festival De Música (ONG Moradia e Cidadania, dezembro 2011)
>> Sucesso o VII Festival de Música do COEP (Instituto de Desenvolvimento Brasileiro, setembro 2012)
>> XII Festival de Música ‘O COEP e a Escola’ (Fundação Real Grandeza, novembro 2012)
>> IX Festival de Música na Escola revela a importância do incentivo à arte nas escolas (Flores no Ar, dezembro 2015)
>> IX Festival de música na Escola (CIEE Pernambuco, dezembro 2015)
>> X Festival de música “Os jovens e os Oito Objetivos do Milénio” (CIEE Pernambuco, junho de 2016)
>> Festival Música na Escola movimenta Centro de Convenções (Instituto Federal de Pernambuco, outubro 2016)
>> COEP/PE: XII Festival de Música nas Escolas promove mobilização para a Jornada (Rede Mobilizadores, setembro 2018)

Prêmio Betinho Atitude Cidadã2023-08-26T12:17:55-03:00

Lançado em 2008, o Prêmio Betinho homenageia a memória de Herbert de Souza, o Betinho, e as pessoas que atuam no desenvolvimento de práticas de mobilização, de participação cidadã e de transformação social voltadas, sobretudo, às pessoas mais vulneráveis.

Para o presidente do COEP, André Spitz, a criação do Prêmio teve duas motivações principais. “Primeiro, quisemos prestar uma homenagem ao Betinho, nosso fundador. Todos os anos, temos renovado a mobilização em torno de seu legado para, como ele dizia, ‘não deixar a música parar’. Quisemos fortalecer e transparecer a ideia de que todos temos, dentro de nós, o ‘jeito Betinho de ser’. Em segundo lugar, nosso objetivo foi jogar luz sobre as milhares de iniciativas desenvolvidas em todo o país por pessoas, cada uma ao seu modo, de promover a participação social”, explica.

● Prêmio Betinho 2008

Na primeira edição do Prêmio Betinho, cerca de 17 mil pessoas, em 23 estados e em três municípios, participaram da votação. Os 33 vencedores foram anunciados durante o II Encontro Nacional do COEP, realizado em novembro de 2008, no Rio de Janeiro, em comemoração aos 15 anos da Rede. Durante a solenidade, a esposa de Betinho, Maria Nakano recebeu, simbolicamente, o troféu em nome dos vencedores, uma pequena escultura com a caricatura de Betinho feita pelo cartunista Ique.

● Prêmio Betinho 2009

A segunda edição do Prêmio Betinho foi lançada no dia 9 de agosto de 2009, durante a Semana Nacional de Mobilização pela Vida. Concorreram ao Prêmio 96 candidatos de 32 municípios do Brasil, indicados pela Rede COEP nos locais onde atua, a partir de ações desenvolvidas na área social ou de iniciativas implementadas por organizações parceiras. Nessa edição, houve um total de 78.163 pessoas votos.

● Prêmio Betinho 2010

Em 2010, o Prêmio Betinho contou com mais de 56 mil votos e premiou 33 pessoas de diferentes municípios brasileiros. Nesta terceira edição, houve duas novidades: a seção “Minha Participação”, para reconhecer aqueles que mais se empenharam em divulgar e aumentar a votação no prêmio; e o lançamento do “Mapa de Atitudes Cidadãs”, um banco de informações com todas as ações realizadas pelos candidatos das edições anteriores.

● Prêmio Betinho 2011

Na 4ª edição do Prêmio Betinho, foram premiadas 28 pessoas em todo país, por suas ações na promoção de melhorias na qualidade de vida de seus locais ou regiões. Foram registrados cerca de 34 mil votos, assim distribuídos: 2.956 na região Centro-Oeste, 9.847 no Nordeste, 2.630 no Norte, 8.133 no Sudeste e 10.323 no Sul.

O Prêmio Betinho 2011 contemplou 28 pessoas, de diferentes municípios brasileiros, dentre os quais uma pessoa por região garantiu a premiação na categoria regional.

A exemplo dos anos anteriores, as ações realizadas pelos candidatos vencedores tiveram como foco ações de assistência, capacitações para geração de emprego e renda, a promoção do desenvolvimento sustentável de comunidades e a preservação do meio ambiente. Os concorrentes foram indicados por integrantes da Rede COEP, formada por organizações nos 26 estados e no DF, e por 29 municípios.

● Prêmio Betinho 2012

Em 2012, concorreram ao Prêmio Betinho: Atitude Cidadã 72 entidades/pessoas de 17 estados e 24 municípios brasileiros, indicadas por integrantes da Rede COEP que observaram ações sociais à época desenvolvidas localmente, nos 26 estados e Distrito Federal. Objetivo foi valorizar àqueles que se mobilizaram para melhorar as condições de vida de comunidades em situação de vulnerabilidade.

As ações selecionadas tiveram diversos focos, desde assistência técnica e capacitações para geração de renda, até a promoção do desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente. Foram mapeadas histórias como a de casais que tiveram filhos com deficiência e criaram associações voltadas para esse público, de dependentes químicos em abstinência que passaram a oferecer palestras sobre prevenção de drogas, de mulheres que criaram cooperativas com o objetivo de ajudar as famílias locais e chegaram a alcançar outras regiões.

● Prêmio Betinho 2013-2014

No biênio 2013-2014, o COEP teve como eixo de atuação o incentivo à implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Nesse sentido, a 6ª edição do Prêmio Betinho 2013 reconheceu catadoras e catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis; e pessoas que, de alguma forma, buscaram apoiar e melhorar o trabalho desses profissionais no fortalecimento de condições dignas de trabalho e de vida, para além da perspectiva restrita da sobrevivência.

A votação para o Prêmio Betinho 2013 recebeu 6,5 mil votos e selecionou os vencedores entre 72 concorrentes de 24 municípios. Foram premiados um representante de cada um dos 24 municípios participantes e mais cinco pessoas, uma por cada região brasileira.

Os votantes também foram convidados a apoiar a causa dos catadores por meio de assinatura eletrônica ao manifesto público que solicitava ao governo, nas instâncias federal, estadual e municipal, a promoção urgente de políticas para inclusão social dos catadores, conforme determinou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).

● Prêmio Betinho 2017

O Prêmio Betinho Imagens de Cidadania 2017 propôs homenagem sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, no ano em completou 20 anos de seu falecimento.

Betinho tinha por princípio a crença na sociedade no exercício da cidadania como vetor de mudança e de controle social de políticas públicas. Acreditava que uma sociedade democrática é aquela que consegue democratizar todas as suas instituições e práticas, dentro de cinco princípios: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade.

Por isto, a premiação em 2017 foi concedida aos e primeiros colocados da campanha “Betinho: celebrar uma história. Cinco princípios e um fim.”, que consistiu na realização de vídeos curtos, de até três minutos, sobre os princípios da cidadania definidos por Betinho.

● Prêmio Betinho 2018

O Prêmio Betinho 2018 estimulou série de ações de engajamento social previstas na Jornada Cidadania nas Escolas, uma tecnologia social que tem como eixo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS/ONU) e os cinco princípios da democracia definidos por Herbert de Souza: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade.

A edição de 2018 da Jornada Cidadania nas Escolas teve a participação de 58 escolas, dentre as quais, 34 chegaram até o final: nove equipes de Alagoas; sete de Minas Gerais; seis equipes da Paraíba e de Pernambuco; cinco do Ceará; e uma equipe de Rondônia. Concorreram comunidade escolar e alunos dos ensinos Fundamental II e Médio.

O Prêmio Betinho 2018 foi concedido a quatro equipes, representantes de duas categorias, Escola em Ação e Atitude Cidadã e, em cada uma delas, duas modalidades: a modalidade Rede Comunidades e a modalidade Nacional.

● Prêmio Betinho 2019

A exemplo da campanha realizada no ano de 2018, em 2019 o Prêmio Betinho Atitude Cidadã reconheceu participantes da Jornada Cidadania nas Escolas, uma tecnologia social que tem como eixo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS/ONU) e os cinco princípios da democracia definidos por Herbert de Souza: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade.

Concorreram comunidade escolar e alunos dos ensinos Fundamental e Médio, que realizaram ações de engajamento social a partir da realização de quatro desafios propostos na Jornada Cidadania nas Escolas 2019, que teve o objetivo de fortalecer conhecimentos e capacidades por meio de práticas de valorização da reflexão, do debate, da organização e da ação, com foco no ODS/ONU; na pesquisa, interpretação e identificação de questões prioritárias locais; e no planejamento e implementação de ações coletivas.

Duas equipes receberam o Prêmio Betinho Atitude Cidadã 2019, uma no segmento Ensino Fundamental; outra no segmento Ensino Médio.

SAIBA MAIS

>> Prêmio Betinho – Atitude Cidadã (Cedaps, setembro 2009)
>> Fiocruz indica Beth, do Casa Viva RedeCCAP, para Prêmio Betinho (Informe ENSP/Fiocruz, setembro 2009)
>> Rede Coep lança 3ª edição do Prêmio Betinho (Portal do Consea, agosto 2010)
>> Rede COEP lança quarta edição do Prêmio Betinho – Atitude Cidadã, que valoriza participação social (Ecodebate, agosto 2011)
>> Prêmio Betinho – Atitude Cidadã 2011 tem seis cearenses indicados (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior/Governo do estado do Ceará, agosto 2011)
>> Prêmio Betinho Atitude Cidadã (Agência Jovem, setembro 2011)
>> Valorizando a participação social (Rede Mobilizadores, julho 2012)
>> Atitude Cidadã: Legado de Betinho (Portal do Consea, agosto 2012)
>> Prêmio Betinho Atitude Cidadã valoriza a promoção da cidadania (Fórum Brasileiro de Economia Solidária, agosto 2012)
>> COEP Lança 6ª Edição Do Prêmio Betinho – Atitude Cidadã (Moradia e Cidadania, outubro 2013)
>> Escola Murilo Braga é destaque nacional no Prêmio Betinho Atitude Cidadã (Portal do Governo do Estado de Rondônia, março 2019)

Projeto MobCidadania2023-08-25T10:49:47-03:00

Em setembro de 2015, o COEP Brasil lançou projeto MobCidadania, com o objetivo de incentivar pessoas a desenvolverem iniciativas de mobilização social ou ações coletivas relacionadas a um dos três eixos de atuação da rede COEP: erradicação da miséria; meio ambiente, clima e vulnerabilidade; e participação, direitos e cidadania.

A proposta, lançada como projeto piloto e trabalhando com integrantes da Rede COEP, era que os participantes criassem um grupo no Facebook ou se tornasse membro de algum grupo já existente. Os grupos eram espaço de debate e reflexão a fim de definir as iniciativas de mobilização social.

Em 2016 foi lançada uma segunda edição do MobCidadania. Exemplos de grupos e atividades desenvolvidas na segunda edição do projeto:

Grupo do Distrito Tabuleiro, Água Branca/AL – Com a proposta de mobilizar e organizar as pessoas para criar um ambiente saudável na comunidade, onde a ideia inicial foi plantar mudas de todos os tipos na praça da comunidade e permanecer cuidando das mudas, onde todos os interessados tinham o compromisso de, quando necessário, regar e cuidar das plantas, criando assim um espaço agradável de socialização.

Grupo dos jovens do Povoado Itaizinho, Paulistana/PI – Realizaram uma campanha de doações de livros de todos os gêneros ( infantil, romance, ficção científica, dentre outros) para a montagem de uma biblioteca mobilizadora na sede da associação com o objetivo de instruir e formar os jovens, além de incentivar a leitura entre crianças.

Grupo Comunidade de Moreno – COEP/PE – Distribuição de quinze mil alevinos do Peixe Tambaqui que foram entregues a famílias rurais com açudes/viveiros para futuro consumo e comercialização. As vantagens do peixe tambaqui sobre os demais peixes comumente encontrados na zona rural do Estado está na rapidez de crescimento, tamanho e preço.

Grupo Combate ao Mosquito Aedes Aegypti – Esse grupo teve a proposta de mobilizar e informar sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti. A melhor forma de se evitar a dengue era combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, era importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de planta. Este grupo, continuação da mobilização iniciada no Projeto Piloto em 2015, buscou esclarecer dúvidas relacionadas à zika, dengue e chicungunya e às formas de prevenção.

SAIBA MAIS

>> MobCidadania amplia a conexão das pessoas em torno de temas sociais (Rede Mobilizadores, setembro 2015)
>> Na Comunidade Baixa Grande o idoso tem valor (Rede Mobilizadores, outubro 2015)
>> Moradores de Tabuleiro terão ambiente mais agradável em praça comunitária (Rede Mobilizadores, outubro 2015)
>> Limpeza de açude e reflorestamento mobilizam moradores da Comunidade Solidão/PI (Rede Mobilizadores, novembro 2015)
>> Biblioteca Mobilizadora já tem acervo inicial garantido (Rede Mobilizadores, novembro 2015)
>> Em Lagoa de Dentro, queremos “botar pra reflorestar” (Rede Mobilizadores, novembro 2015)
>> Mutirão de limpeza é o primeiro passo para um ambiente mais agradável (Rede Mobilizadores, dezembro 2015)
>> Comunidade de Batalha/PB busca mais cultura e aprimoramento profissional (Rede Mobilizadores, novembro 2015)
>> COEP/GO leva informação sobre sustentabilidade para escolas de Aparecida (Rede Mobilizadores, janeiro 2016)
>> Iniciativa busca despertar nos moradores de Redondo/PB espírito de pertencimento (Revista Consciência, janeiro 2016)
>> Projeto piloto de mobilização online lançado pela Rede Mobilizadores tem bons resultados e será ampliado (Rede Mobilizadores, março 2016)
>> Comunidade de Riacho de Pedra (PE) promove ações de promoção da saúde (Rede Mobilizadores, abril 2016)
>> Ações culturais unem diversas gerações da comunidade Anauá, no Ceará (Rede Mobilizadores, abril 2016)
>> Comunidade de Barreiros (PB) se une para enfrentar efeitos da escassez de água (Rede Mobilizadores, junho 2016)

Banco de Projetos Sociais Mobilização2023-08-23T10:52:32-03:00

O Banco de Projetos Sociais Mobilização teve como proposta inicial divulgar apenas iniciativas desenvolvidas no âmbito do COEP e de suas associadas. No entanto, acabou sendo ampliado e foi aberto para a inclusão de programas, projetos, ações, idéias e demais iniciativas sociais de qualquer instituição, seja ela pública ou privada, organizações da sociedade civil e outras, incluindo também pessoas físicas. Em 2003, como uma das iniciativas de apoio ao programa Fome Zero, do Governo Federal, o COEP abriu o Banco a qualquer entidade ou pessoa interessada em compartilhar suas experiências voltadas para o desenvolvimento humano e social.

O Banco de Projetos foi um rico acervo de iniciativas voltadas para a construção da cidadania, que facilitou a troca de experiências e informações e ajudou a mobilizar novos parceiros. Além de uma descrição das ações, o Banco apresentava informações sobre as demandas financeiras, materiais e de recursos humanos relativos a cada projeto, estimulando o intercâmbio e abrindo possibilidades para novas parcerias e apoios. Possibilitava, assim, o encontro entre as necessidades de uma ação e a disponibilidade de pessoas ou entidades interessadas em apoiar essa iniciativa.

SAIBA MAIS

>> Das ruas às redes: 15 anos de mobilização social na luta contra a fome e a pobreza
>> Release Banco de Projetos MobilizAção
>> Apresentação Banco de Projetos MobilizAção (1)
>> Apresentação Banco de Projetos MobilizAção (2)

O COEP nas Asas da Solidariedade2023-08-23T12:06:53-03:00

No período de 2002 a 2004, o COEP Brasil, em parceria com a Infraero e com a participação dos COEP estaduais de todo o País, realizou o evento de mobilização “Nas Asas da Solidariedade”.

Realizado de forma simultânea nos principais aeroportos do país, o evento teve o objetivo de sensibilizar e mobilizar os passageiros e demais pessoas que transitavam diariamente pelos aeroportos nacionais para a urgência do engajamento de toda a sociedade na luta contra a fome e a miséria no país.

Em cada aeroporto, as pessoas que circulavam nas salas de embarque e de desembarque eram atraídas e sensibilizadas pelas mensagens de conscientização sobre a importância da participação cidadã solidária na luta contra a fome e a pobreza no Brasil.

Os materiais de divulgação do evento e de conscientização sobre a causa, expostos nos aeroportos, incluíam estandes com banners e cartazes, exibição de vídeos, distribuição de publicações e de material impresso, uso e distribuição de camisetas, exposição de trabalhos artesanais e apresentações culturais de grupos ligados a projetos sociais vinculados às entidades participantes, como corais, grupos de dança, etc.

 

SAIBA MAIS

>> 3ª Semana Nacional de Mobilização pela Vida: O COEP nas Asas da Solidariedade (COEP Memórias Coletivas, agosto 2002)
>> Combate à fome faz campanha em aeroportos (Net10/UOL, agosto 2002)
>> Entidades pedem à sociedade apoio em ações contra a fome (Gazeta de Alagoas, novembro 2002)
>> Combate à fome une Coep e Infraero (Agência Brasil, novembro 2002)
>> Aeroportos promovem evento de combate à fome (Tribuna do Paraná, novembro 2002)
>> Aeroporto dos Guararapes entra na campanha contra a fome (NE 10, novembro 2002)
>> Campanha de combate à fome estará em 30 aeroportos na quinta-feira (Agência Brasil, agosto 2003)
>> Aeroporto de Congonhas participa de evento pela solidariedade (Flap Internacional, agosto 2003)
>> Nas Asas da Solidariedade mobiliza entidades no aeroporto (Sistema Ocepar, agosto 2004)
>> Mobilização do COEP acontece nos principais aeroportos do país (Embrapa News, agosto 2004)

O COEP Transportando Solidariedade2023-08-23T11:44:04-03:00

Em 2003, a quarta edição da Semana Nacional de Mobilização Pela Vida teve como mote principal o tema “O COEP Transportando Solidariedade.

O “COEP Transportando Solidariedade” foi um desdobramento do evento “O COEP Nas Asas da Solidariedade”, incluído na Semana Nacional de Mobilização Pela Vida a partir de 2002, com o objetivo de sensibilizar diferentes redes de ação social, empresários, políticos e outros formadores de opinião que transitam diariamente por aeroportos, para se engajarem na construção de um país sem fome e sem miséria.

Em 2005, visando ampliar o alcance dessa iniciativa, o evento também foi realizado em diferentes locais com grande concentração de público, como portos, estações de metrô, de barcas, de trem, rodoviárias, etc.

A proposta desse evento foi sensibilizar as pessoas para se engajarem em iniciativas voltadas para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Para dar sustentação ao desenvolvimento dessa iniciativa, foram encaminhados para cada COEP Estadual e Municipal, para serem distribuídos durante a realização do evento, cerca de 1.500 folhetos divulgando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e os dados sobre as comunidades COEP de cada local. A finalidade foi oferecer uma oportunidade de contribuir com a melhoria da qualidade de vida de comunidades de baixa renda.

Rede Mobilizadores COEP2023-08-21T20:56:43-03:00

Criada em 2003, a Rede Mobilizadores foi formada por pessoas compromissadas com a questão social, do Brasil e do exterior, que interagem por meio do site mobilizadores.org.br

A Rede Mobilizadores reunia pessoas com experiências e saberes diversos, movidas por ideais de justiça e equidade social, tendo o site como espaço de encontro, de capacitação e de informações qualificadas.

A rede possuía grupos temáticos sobre diferentes assuntos na área social, nos quais era possível ter acesso à informação atualizada; consultar textos de referência; conhecer iniciativas sociais; e compartilhar idéias, experiências e conhecimentos, por meio de fóruns de debates, bate-papos, treinamentos online e enquetes.

Muitos mobilizadores, de vários municípios e também do exterior, atuaram nesse espaço para troca de experiências, discussão de temas relevantes e articulação de ações conjuntas e de incentivo ao voluntariado, em especial em comunidades de baixa renda.

A rede chegou a expressiva marca de mais 47 mil mobilizadores cadastrados, em 27 estados e 1.874 municípios.

SAIBA MAIS

>> Formação à distância de mobilizadores do COEP para a gestão de projetos sociais: a experiência do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ (XIII SIMPEP, Faculdade de Engenharia – Campus de Bauru/Unesp)
>> COEP: uma rede de mobilização social (Embrapa Soja Documentos)
>> Relatório de atividades – setembro 2004 a agosto 2005 (COEP Brasil)
>> Rede Mobilizadores – Entrevistas (Rede Mobilizadores)
>> Rede Mobilizadores – Fóruns (Rede Mobilizadores)
>> Rede Mobilizadores no YouTube (COEP Brasil)
>> Rede Mobilizadores COEP debate como assegurar Direito à Alimentação (Portal do Consea, julho 2010)
>> Comitês de Bacias é tema do fórum da Rede Mobilizadores COEP dia 23 (Piauí Hoje, abril 2012)
>> Rede Mobilizadores Coep: começa debate sobre Desenvolvimento e Bem Viver (Portal do Consea, junho 2012)
>> Rede Mobilizadores Coep promove fórum online sobre reforma política (Reforma Política, julho 2013)
>> Rede Mobilizadores entrevista presidente do Consea-SC (Informe Consea, setembro 2013)

Dia da Comunidade COEP2023-08-23T21:25:22-03:00

Em 2005, a proposta de desenvolvimento comunitário iniciada em 2004 aperfeiçoou-se e transformou-se no projeto Comunidades COEP. O objetivo do projeto foi estabelecer parcerias entre comunidades e entidades da sociedade civil para promover o desenvolvimento humano e socioeconômico, garantindo, porém, a participação ativa da comunidade em todo o processo.

Nessa proposta, todos os COEP estaduais e municipais passaram a trabalhar com pelo menos uma comunidade. Os principais resultados para as comunidades foram, além do fortalecimento da organização comunitária, a inclusão econômica, social e política de seus moradores. Para as entidades parceiras, os resultados foram a construção de uma agenda alternativa e o exercício mais amplo de sua responsabilidade social. Para as pessoas, de um modo geral, a atuação em projetos de forma organizada e coletiva possibilita aumentar o seu grau de participação e de exercício da cidadania.    

SAIBA MAIS

>> Dia da Comunidade mostra resultados de ações solidárias (Portal Embrapa, março 2005)

Jornada COEP pela Cidadania2023-08-25T09:30:20-03:00

A Jornada COEP pela Cidadania surgiu em 2007 como uma iniciativa de mobilização social que visava estimular a atuação integrada de um número maior de pessoas das organizações associadas ao COEP e dos mobilizadores COEP em ações voltadas para a melhoria das condições de vida de comunidades de baixa renda e fortalecer o compromisso social das instituições e pessoas.

A Jornada foi uma iniciativa inovadora de mobilização social, organizada em ambiente virtual. É uma tecnologia de mobilização social criada pelo COEP a partir de sua experiência em projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida de comunidades de baixa renda. Na Jornada, as pessoas se organizam em equipes para atender a diferentes atividades, organizadas em etapas. Ela envolve metodologia de desenvolvimento comunitário, mobilização social, trabalho voluntário, compromisso social de organizações e pessoas, gestão de redes e comunicação.

SAIBA MAIS

>> Release da Jornada (COEP Brasil, 2007)
>> Manual da Jornada (COEP Brasil, 2007)
>> BRDE participa da Jornada COEP Pela Cidadania (Extraído do Relatório Social 2007 do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul)
>> Jornada COEP Pela Cidadania tem participação da UEL (Agência UEL de Notícias, outubro 2007)
>> Gráfico com as etapa da Jornada 2008 (COEP Brasil)
>> COEP/RS apresenta ações (Portal do Governo do Estado do RS, março 2008)
>> Procuradoria monta Biblioteca Comunitária durante 1ª Etapa da Jornada pela Cidadania (JusBrasil, 2008)
>> Guia de Mobilização – Nós Podemos… Mobilizar em Prol dos Objetivos do Milênio (ODM Brasil, 2009)
>> Jornada Pela Cidadania – Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Pobreza, 2a etapa, material de apoio (Docplayer, março 2010)
>> Contabilidade da 4a etapa Jornada COEP Pela Cidadania (Slideplayer)
>> Jornadas Pela Cidadania (Fundação Banco do Brasil/ Transforma- Redes de Tecnologia Sociais, certificação de 2019)

Mapa de Atitudes Cidadãs2023-08-25T09:25:56-03:00

O COEP lançou em março de 2011 o Mapa de Atitudes Cidadãs, um banco de dados online com cadastros de iniciativas na área social. A proposta foi valorizar as pessoas que desenvolvem ações em comunidades de baixa renda, com foco na promoção dos direitos humanos e no bem estar coletivo.

O Mapa ampliou a divulgação nacional de ações na área social, para que estimule a mobilização social em todo o Brasil em prol de uma sociedade mais participativa e consciente de seus direitos e deveres.

A divulgação das ações dessas lideranças sociais estimula o surgimento de iniciativas semelhantes, valorizando o trabalho de cidadania de pessoas que se empenham para construir caminhos para a transformação social do nosso país e mostra alternativas que possibilitam o fortalecimento da participação social.

No Mapa, podiam ser cadastrados diversos tipos de iniciativas desenvolvidas por pessoas comprometidas com a causa social, desde as mais simples, como ações de assistência; animação cultural; e promoção da saúde; até iniciativas de capacitação para geração de renda; de defesa dos direitos sociais básicos e de grupos vulneráveis, como idosos, crianças e adolescentes, e quilombolas; e de preservação do meio ambiente.

“A divulgação das ações dessas lideranças sociais estimula o surgimento de iniciativas semelhantes, valorizando o trabalho de cidadania de pessoas que se empenham para construir caminhos para a transformação social do nosso país e mostra alternativas que possibilitam o fortalecimento da participação social”, ressaltava André Spitz.

SAIBA MAIS

>> Apresentação do Mapa de Atitudes Cidadãs (COEP Brasil, 2011)
>> Release do Mapa Atitudes Cidadãs (COEP Brasil, 2011)
>> Reunião da Comissão Executiva do COEP Nacional (Apresentação realizada na reunião, junho 2011)
>> COEP: ‘Mapa de Atitudes Cidadãs” dá visibilidade a quem desenvolve ações sociais no Brasil (Blog do Joel de Lima, março 2011)

PRÓXIMO  

2023-07-26T20:22:47-03:00