Supermercado sustentável no Distrito Federal cria alternativas para reduzir o impacto no meio-ambiente

..

ODS 13 
Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos

.


.
O uso eficiente da energia e a redução da emissão de produtos nocivos ao meio ambiente começa a fazer parte também da estratégia de algumas marcas. No Distrito Federal, a rede de supermercados Super Maia anunciou sua primeira loja sustentável,  no início desse ano, com o objetivo de diminuir danos provocados ao ambiente e de engajar a própria comunidade nessa tarefa.

Localizada na cidade de Sobradinho, a loja adotou uma série de medidas que reduzem o impacto ambiental do espaço. A começar pela iluminação – se muitos mercados e shoppingspreferem o uso da luz artificial, é com a luz do sol que a loja do Super Maia é iluminada. Dessa forma, as lâmpadas só funcionam à noite ou em dias nublados e, ainda assim, buscam a sustentabilidade. Todas as lâmpadas da loja são de LED, o que significa que, além de durarem25 vezes mais que as comuns, o que reduz a quantidade de descarte, são recicláveis. Com a poupança que é feita com o uso dessas lâmpadas, é possível iluminar 700 casas populares, além da importância de não emitirem raios UV e da ausência de mercúrio ou qualquer outro material nocivo para o ambiente.

Para manter a temperatura suportável mesmo nos dias mais quentes, a loja não pretende recorrer ao ar condicionado. Pelo contrário, ela foi instalada com um telhado térmico, que permite também uma economia de energia, tal como a opção por captar água da chuva permite reduzir o consumo desse bem tão essencial e tão escasso em diversas partes do mundo.

Esta loja de Sobradinho utiliza ainda um Sistema de Câmaras e Balcões refrigerados que não provocam o efeito de estufa, e wi-fi e fibra ótica, em vez das toneladas de fio de cobre que seriam necessárias.

Claro que a ideia é tornar esta forma de atuação uma tendência e as outras lojas da cadeia de supermercados já estão colocando em prática outras medidas importantes para reduzir seu impacto ambiental, como o foco em produtos orgânicos, que não usam agrotóxicos prejudiciais ao ambiente, serviço de coleta e reciclagem de óleos e gorduras e outros resíduossacolas feitas com material biodegradável, torneiras de pressão, para um uso mais racional da água, e secadores de mão com baixo consumo de energia, poupando também as árvores.

Além disso, a rede espera em breve disponibilizar uma estação de coleta seletiva de lixo para seus clientes, a juntar à destinação para compostagem de todo material orgânico que já faz.

A tendência da sustentabilidade em supermercados é crescente e muitas outras redes já trabalham no sentido de minimizar danos ao ambiente e de incentivar esse comportamento na comunidade a que atendem. E o legal é que isso cada vez mais está transformando os próprios padrões comportamentais das pessoas.

Nesse aspeto, a rede Super Maia tem feito um trabalho bem interessante no Facebook. Lá os responsáveis colocam imagens com dicas, curiosidades e ideias para um mundo melhor e mais sustentável, com todas as explicações na descrição de cada imagem.

Deixamos abaixo alguns exemplos, que você não pode deixar de acompanhar:

“Os painéis solares são formados por células fotovoltaicas, que são dispositivos semicondutores com propriedade de captar a luz do sol e transformá-la em energia, gerando uma corrente elétrica capaz de circular num circuito externo. 

E durante a noite? Eles tem um meio para armazenar a energia gerada, como um acumulador eletroquímico, para suprir essa demanda quando a incidência solar for baixa”.

“Para evitar que o óleo de cozinha seja lançado na rede de esgoto, a solução é reciclar o produto. As possibilidades agrupam a produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina e até biodiesel.

O SuperMaia de Sobradinho deu início a um sistema de coleta e reciclagem de óleo, gordura e resíduos, além de vários pontos de coleta seletiva de lixo. Faça parte você também do Programa de Gestão Sustentável!”

“Não precisamos ir tão longe para encontrarmos ideias que transformam para melhor o nosso planeta. Desde a reciclagem de materiais, que reaproveita ao invés de acumular, ao simples ato de controlar o consumo de água.

Pensando nisso, criamos o Programa de Gestão Sustentável, PGS. Sempre que você se deparar com essa tag, o SuperMaia esteve presente nesta atitude sustentável!”
,

Fonte: Hypeness