Iniciativa conecta soluções inovadoras a demandas de impacto social


..

ODS 17 
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

.
.


.
Com o objetivo de conectar soluções inovadoras a demandas de impacto social no contexto da crise gerada pelo Covid-19, o Merkaz, centro de empreendedorismo, inovação e negócios da comunidade judaica, está desenvolvendo a campanha Desafio Merkaz: Negócios com Impacto Social COVID-19.

“Para participar, basta entrar no site da campanha e inscrever a startup. Ao preencher o formulário, você receberá um e-mail com a oportunidade de aplicar para o desafio que desejar. Na sequência, fazemos uma seleção levando em consideração diversos critérios e, ao final do período de cada desafio, levamos as selecionadas para um pitch na desafiante. Nesse momento, o evento é virtual. O objetivo é sair com um contrato entre a startup e a organização”, explica Ariel Wulkan, Head do Merkaz e alumnus Insper de Administração.

Conversamos com Ariel para sabermos mais detalhes sobre essa campanha. Confira a entrevista a seguir:

1) Como surgiu a ideia de realizar o Desafio Merkaz?

Estávamos nos preparando para começar o programa de aceleração deste ano quando veio a pandemia e a quarentena. Foi necessário rever as expectativas e todo o planejamento. O coworking foi temporariamente fechado e o programa de aceleração colocado em pausa. Entendemos que o foco mudou, o mundo está enfrentando uma doença até então desconhecida e as consequências são sentidas na saúde, mas também na esfera social e econômica, entre outras. Vimos, ainda, a necessidade da rápida adoção por parte das organizações de tecnologias que possibilitam o trabalho remoto e a execução de atividades até então presenciais.

A ideia da campanha foi uma consequência disso. Pensamos no que fazer diante desse cenário, em como não “desacelerar” e oferecer algo que faça sentido nesse momento. Criamos uma plataforma para conectar os desafios enfrentados pelas organizações no atual contexto às soluções do mercado buscando manter a empregabilidade e a geração de renda, além de apoiar projetos de impacto social através da adoção de soluções tecnológicas.
.

2) Como os interessados em participar do desafio devem proceder?

Para participar é muito fácil! Basta entrar no site da campanha e inscrever a startup. Ao preencher o formulário, você receberá um e-mail com a oportunidade de aplicar para o desafio que desejar. Na sequência, fazemos uma seleção levando em consideração diversos critérios e, ao final do período de cada desafio, levamos as selecionadas para um pitch na desafiante. Nesse momento, o evento é virtual. O objetivo é sair com um contrato entre a startup e a organização.

Encorajamos todas as startups a participarem, mesmo se sua solução não se aplicar a nenhum desafio disponível, já que ao participar da campanha você receberá novos desafios que podem ter afinidade com a solução.

Já as empresas que têm interesse em colocar desafios devem preencher o formulário específico “quero inscrever um desafio”, também disponível no site da campanha.
.

3) Como você vê a importância de realizar iniciativas como essa, ainda mais neste contexto de pandemia?

Vivemos uma crise inusitada e que exige respostas. Além de muito importante, é necessário que existam iniciativas para enfrentar o problema. Vemos muitas por aí, que buscam resolver os inúmeros problemas causados pela pandemia, no campo da saúde, educação e na esfera social que exigem muita atenção neste momento.

Existem também as que buscam resolver os problemas dentro das empresas, tornando viável a continuidade e a existência dos negócios durante e no pós-pandemia. A importância das iniciativas do tipo vai para além do benefício pontual da resolução dos desafios. Mantém a economia ativa e focada nas demandas reais, identificando e ajudando a alocar os recursos de forma eficaz, além de acelerar o desenvolvimento através da inovação.
.

4) O que é o Merkaz e quais são os canais para quem quer saber mais sobre ele?

O Merkaz é o centro de empreendedorismo, inovação e negócios da comunidade judaica. Falo que o Bradesco fez o Inovabra, o Itaú, o Cubo, e nossa comunidade fez o Merkaz. Começamos em 2015 como uma iniciativa de três instituições: a Hebraica de São Paulo, o Fundo Comunitário e a CIP, e desde então promovemos o encontro de ecossistemas através da atuação em diversas frentes. Com programa de aceleração, incubação de startups, do coworking que fica dentro da Hebraica, eventos, cursos, mentorias e, agora, as lives e artigos.

.

Fonte: Insper


.
Com o objetivo de conectar soluções inovadoras a demandas de impacto social no contexto da crise gerada pelo Covid-19, o Merkaz, centro de empreendedorismo, inovação e negócios da comunidade judaica, está desenvolvendo a campanha Desafio Merkaz: Negócios com Impacto Social COVID-19.

“Para participar, basta entrar no site da campanha e inscrever a startup. Ao preencher o formulário, você receberá um e-mail com a oportunidade de aplicar para o desafio que desejar. Na sequência, fazemos uma seleção levando em consideração diversos critérios e, ao final do período de cada desafio, levamos as selecionadas para um pitch na desafiante. Nesse momento, o evento é virtual. O objetivo é sair com um contrato entre a startup e a organização”, explica Ariel Wulkan, Head do Merkaz e alumnus Insper de Administração.

Conversamos com Ariel para sabermos mais detalhes sobre essa campanha. Confira a entrevista a seguir:

1) Como surgiu a ideia de realizar o Desafio Merkaz?

Estávamos nos preparando para começar o programa de aceleração deste ano quando veio a pandemia e a quarentena. Foi necessário rever as expectativas e todo o planejamento. O coworking foi temporariamente fechado e o programa de aceleração colocado em pausa. Entendemos que o foco mudou, o mundo está enfrentando uma doença até então desconhecida e as consequências são sentidas na saúde, mas também na esfera social e econômica, entre outras. Vimos, ainda, a necessidade da rápida adoção por parte das organizações de tecnologias que possibilitam o trabalho remoto e a execução de atividades até então presenciais.

A ideia da campanha foi uma consequência disso. Pensamos no que fazer diante desse cenário, em como não “desacelerar” e oferecer algo que faça sentido nesse momento. Criamos uma plataforma para conectar os desafios enfrentados pelas organizações no atual contexto às soluções do mercado buscando manter a empregabilidade e a geração de renda, além de apoiar projetos de impacto social através da adoção de soluções tecnológicas.
.

2) Como os interessados em participar do desafio devem proceder?

Para participar é muito fácil! Basta entrar no site da campanha e inscrever a startup. Ao preencher o formulário, você receberá um e-mail com a oportunidade de aplicar para o desafio que desejar. Na sequência, fazemos uma seleção levando em consideração diversos critérios e, ao final do período de cada desafio, levamos as selecionadas para um pitch na desafiante. Nesse momento, o evento é virtual. O objetivo é sair com um contrato entre a startup e a organização.

Encorajamos todas as startups a participarem, mesmo se sua solução não se aplicar a nenhum desafio disponível, já que ao participar da campanha você receberá novos desafios que podem ter afinidade com a solução.

Já as empresas que têm interesse em colocar desafios devem preencher o formulário específico “quero inscrever um desafio”, também disponível no site da campanha.
.

3) Como você vê a importância de realizar iniciativas como essa, ainda mais neste contexto de pandemia?

Vivemos uma crise inusitada e que exige respostas. Além de muito importante, é necessário que existam iniciativas para enfrentar o problema. Vemos muitas por aí, que buscam resolver os inúmeros problemas causados pela pandemia, no campo da saúde, educação e na esfera social que exigem muita atenção neste momento.

Existem também as que buscam resolver os problemas dentro das empresas, tornando viável a continuidade e a existência dos negócios durante e no pós-pandemia. A importância das iniciativas do tipo vai para além do benefício pontual da resolução dos desafios. Mantém a economia ativa e focada nas demandas reais, identificando e ajudando a alocar os recursos de forma eficaz, além de acelerar o desenvolvimento através da inovação.
.

4) O que é o Merkaz e quais são os canais para quem quer saber mais sobre ele?

O Merkaz é o centro de empreendedorismo, inovação e negócios da comunidade judaica. Falo que o Bradesco fez o Inovabra, o Itaú, o Cubo, e nossa comunidade fez o Merkaz. Começamos em 2015 como uma iniciativa de três instituições: a Hebraica de São Paulo, o Fundo Comunitário e a CIP, e desde então promovemos o encontro de ecossistemas através da atuação em diversas frentes. Com programa de aceleração, incubação de startups, do coworking que fica dentro da Hebraica, eventos, cursos, mentorias e, agora, as lives e artigos.

.

Fonte: Insper