APRESENTAÇÃO   |   DESAFIO   |   INSPIRE-SE   |   AÇÕES   |   PREMIAÇÃO   |   REGULAMENTO

REGULAMENTO

COMO PARTICIPAR

O primeiro ciclo da Jornada Cidadania e Inovação é composto por um desafio, que pode ser cumprido individualmente ou em grupo, onde os participantes devem propor a realização prática de iniciativas que considerem: 

1 – A promoção de melhorias locais à luz do enfrentamento à pandemia da doença Covid-19 e seus desdobramentos;
2- Os 5 princípios da democracia (diversidade, igualdade, liberdade, participação e solidariedade) sob a ótica do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho; e
3 – Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS/ONU).

.

As iniciativas devem:

• Apoiar cadrastados no Banco de Iniciativas da Sociedade Civil no Combate ao Coronavírus, no endereço http://coepbrasil.org.br/iniciativas-da-sociedade-civil-no-combate-ao-coronavirus/;
ou
• Propor algo inédito ou inspirado em outras iniciativas replicáveis, que a partir do enfrentamento à Covid-19 e seus efeitos na vida em sociedade seja capaz de promover melhorias em situações locais (comunidade, vizinhança, grupo escolar, cidade, etc.), especialmente aquelas voltadas às pessoas vulneráveis.

.

Também é fundamental que as iniciativas contemplem três (3) etapas: Proposta, Mobilização e Ação.

• A etapa Proposta consiste em identificar e escolher uma causa\objetivo;
• A etapa Mobilização consiste em elaborar uma estratégia para sensibilizar, articular e movimentar pessoas; agregá-las em rede; e pensar como desenvolver a ação.
• A etapa Ação consiste em colocar em prática o que foi organizado nas etapas anteriores.

.

É necessário registrar no site, por meio do Formulário de Submissão do Desafio, todas as informações relacionadas à iniciativa e suas diferentes etapas.
Endereço do formulário: http://coepbrasil.org.br/covid-jornada-formulario/

..

PRAZOS

O primeiro ciclo da Jornada Cidadania e Inovação acontece entre os dias 1º de setembro de 2020 e 26 de fevereiro de 2021, último dia para conclusão e inserção dos desafios no Formulário de Submissão do Desafio.

.

MATERIAIS DE APOIO

Minicursos

Com o objetivo de auxiliar a participação na Jornada, são oferecidos minicursos preparatórios online, autoinstrucionais e gratuitos. A participação nos minicursos é opcional, ou seja, não obrigatória para inscrição na Jornada. Estão disponíveis os minicursos:

• Diagnóstico Local com Base nos ODS: Propõe a realização de uma ação coletiva tendo como fio condutor os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – http://www.labtecbetinho.coppe.ufrj.br/cursos/login/index.php
• 7 Passos para Praticar uma Ação: Indica um percurso, dividido em sete etapas, para a prática de uma ação desde o seu planejamento – http://www.labtecbetinho.coppe.ufrj.br/cursos/login/index.php
• Vídeo de Bolso: Oferece dicas importantes e caminhos básicos para a gravação, edição e publicação de vídeos direto do celular – http://www.labtecbetinho.coppe.ufrj.br/cursos/login/index.php

.

Página Web: Sociedade Civil e combate ao coronavírus (Covid-19)

• Banco de Iniciativas da Sociedade Civil no Combate ao Coronavírus: Lançado em março deste ano, no início da pandemia no Brasil, e que conta atualmente com cerca de 730 iniciativas cadastradas – http://coepbrasil.org.br/iniciativas-da-sociedade-civil-no-combate-ao-coronavirus/#covidemfoco
• Covid em Foco: Espaço com mais de 440 conteúdos de informação relevante sobre a Covid-19, organizados por temas. – http://coepbrasil.org.br/covid-tudo/
• Covid, Cidadania e Inovação: Divulga histórias inspiradoras que guardam sintonia com o novo paradigma social, no qual a solidariedade, a empatia, a cooperação, a adaptação e a inovação são fundamentos importantes no enfrentamento à pandemia e seus desdobramentos. – http://coepbrasil.org.br/covid-cidadania-e-inovacao/

.

Conteúdo complementar:

Cinco princípios da democracia sob a ótica de Herbert de Souza
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS/ONU)
• Jornadas anteriores
.


.
PREMIAÇÃO 

A Jornada Cidadania e Inovação entregará o Prêmio Betinho 2020/2021 as três melhores ações desenvolvidas no âmbito da Jornada. 
.

As avaliações serão feitas por comissão avaliadora formada por membros da Coordenação-geral da Jornada Cidadania e Inovação, que seguirão os seguintes critérios:

1- Criatividade, inovação e qualidade da proposta e da iniciativa/campanha realizada;
2 – Sintonia do trabalho realizado com os ODS/ONU e os 5 Princípios da Democracia;
3 – Qualidade dos conteúdos incluídos no desafio, coerência e clareza em comunicar as ações realizadas.

.

As iniciativas previamente selecionadas para concorrer ao Prêmio serão verificadas e deverão obedecer, além dos critérios de avaliação descritos acima, aos seguintes critérios:

1 – Deverão ter sido realizadas necessariamente dentro do período de vigência do primeiro ciclo da Jornada (01\9\2020 a 26\2\2021);
2 – Os participantes deverão facilitar o acesso da comissão avaliadora a conteúdos de caráter comprobatório (documentos, imagens, vídeos) da realização do desafio proposto pela Jornada e de suas 3 etapas, postados espontaneamente pelos participantes durante preenchimento do Formulário de Submissão do Desafio.

.

Os três primeiros colocados na Jornada serão selecionados pela comissão avaliadora, segundo os critérios e condições estabelecidos acima, e receberão os seguintes prêmios::

• Valor de até R$ 300 (trezentos Reais) em bolsas* para a inscrição em cursos na plataforma https://www.udemy.com/.
• Certificado de premiação
• Divulgação da iniciativa nos veículos de comunicação e redes sociais da Jornada Cidadania e Inovação 
.

*Informação Importante:
Os três (3) primeiros colocados receberão a bolsa para escolha de cursos na plataforma https://www.udemy.com/. Deverão fazer a escolha do(s) curso(s) que deseja cursar e informar à Coordenação-geral da Jornada, no prazo máximo de até 10 dias úteis após a divulgação da premiação. A coordenação fará a contratação do(s) curso(s) na plataforma Udemy em nome do participante. A contratação do curso em nome do participante é intransferível e após a contratação. Os cursos da Udemy são para uso vitalício, e poderão ser iniciados a qualquer período após a sua contratação, conforme o Termo do site da Udemy (https://www.udemy.com/terms/) 

Após a contratação do(s) curso(s) todos os procedimentos e informações serão de responsabilidade da contratada (Udemy). Cabendo aos participantes premiados a aceitação dos termos de uso da plataforma Udemy (https://www.udemy.com/terms/). E toda a interlocução referente aos cursos deverá ser feita diretamente com a Udemy)

Caso não seja feita a notificação de escolha do(s) curso(s) pelo participante por meio do e-mail coep@coepbrasil.org.br, dentro do prazo estabelecido, a Jornada Cidadania e Inovação ficará desobrigada de contratar o(s) curso(s).

.

Todos os participantes que seguirem corretamente as etapas da Jornada terão direito a um certificado digital de participação.
.


.
DA DIVULGAÇÃO

1. A Coordenação-geral da Jornada Cidadania e Inovação reserva-se o direito de não deferir, não publicar, ou remover quaisquer conteúdos que contrariem a legislação em vigor no Brasil e/ou que não estejam de acordo com o Regulamento da Jornada ou com o Termo de Uso do site do COEP ou ainda que impliquem em: ofensa à honra, imagem, reputação e dignidade de terceiros, pornografia, pedofilia, bullying, discriminação de qualquer natureza (racial, religiosa, política, gênero, orientação sexual ou quaisquer outras), violação a direito autoral ou direito de imagem, utilização de marcas, símbolos, logotipos ou emblemas de terceiros sem a devida autorização, mensagem de cunho político partidário, promoção de vantagens pessoais a pessoas físicas ou jurídicas, a políticos e a candidatos a cargos eletivos. A Coordenação-geral tem o direito de excluir postagens que contrariem os princípios da Jornada ou que ofereçam conteúdos inadequados como os acima especificados.

2. Todo o conteúdo postado no Formulário de Submissão do Desafio é de inteira responsabilidade do participante autor da postagem.

3. Os participantes autorizam, sem quaisquer ônus à Coordenação-geral da Jornada Cidadania e Inovação, a utilizar os conteúdos publicados no site, de forma gratuita e por prazo indeterminado, podendo realizar a distribuição e a exibição do material no Brasil e no exterior para fins institucionais e promocionais.

4. Qualquer usuário poderá denunciar conteúdos postados no site que infrinjam a proposta, princípios e regras da Jornada. As denúncias serão avaliadas pela Coordenação-geral da Jornada e, caso confirmada a denúncia, a postagem poderá ser excluída.
.


.
DISPOSIÇÕES GERAIS

1. Os casos omissos do regulamento, assim como eventuais questionamentos, serão resolvidos pela Coordenação-geral da Jornada Cidadania e Inovação.

2. Caberá a coordenação-geral da Jornada promover eventuais alterações em prazos e outros assuntos visando o seu adequado funcionamento..

3. Em nenhuma hipótese há autorização para dispêndios e dívidas em nome da Jornada Cidadania e Inovação e não haverá ressarcimento de despesas de quaisquer naturezas, ocorridas no desempenho de atividades realizadas no âmbito desta Jornada.

4. A Jornada oferece como consulta os conteúdos disponibilizados nas sessões Covid em Foco; Covid, Cidadania e Inovação; e Banco de Iniciativas da Sociedade Civil no Combate ao Coronavírus, sendo que a veracidade dos conteúdos postados nessas sessões é de responsabilidade dos seus autores. Caso o participante deseje utilizar alguma iniciativa disponível nessas sessões, a Coordenação da Jornada recomenda que o interessado entre em contato com o responsável pela campanha para sua averiguação de transparência e veracidade das informações ali contidas. Como sugestão de contato, preparamos um modelo de e-mail/ consulta a ser enviado para o responsável da campanha. Clique aqui para ver o modelo.
.

Realização:

Realização: