CADASTRE A INICIATIVA AQUI

Geladeiras Solidárias

Local beneficiado: Uberlândia/MG, Tupaciguara/MG, Jataí/GO, Goiânia/GO

O QUE É

Para amenizar os efeitos da pandemia, uma importante inovação no combate à fome surgiu em Uberlândia. Um pequeno grupo de ativistas sociais criaram as Geladeiras Solidárias com a intenção de atender aos moradores de rua. Atualmente são três geladeiras espalhadas por Uberlândia que oferecem, em média, 100 refeições diariamente, de segunda a domingo, com o lema “Quem tem põe. Quem não tem tira.”
A experiência bem sucedida em Uberlândia serviu de incentivo a outras cidades da região, como Ituiutaba (MG), Santa Vitória (MG), Tupacigura (MG), Goiânia (GO), Jataí (GO), Rio Verde (GO), Palmas (TO), Cuiabá (MT), entre outras.

Cada geladeira tem sua própria coordenação local que é responsável por mantê-la funcionando, limpa e abastecida com café da manhã, almoço e jantar, tendo sempre o cuidado de forní-las com alimentos de qualidade. Cada cidade tem uma coordenação geral responsável por supervisionar e facilitar o relacionamento com a comunidade e com os orgãos municipais de fiscalização e segurança. Além da assistência alimentar, é oferecido higiene pessoal e vestimenta.

Um papel importante é que, do mesmo modo que a distribuição de alimentos feitos por grupos socorristas, no caso da geladeira solidária a comida vai até o faminto e não o faminto vem à comida, no entanto, ela tem a vantagem de estar disponível o dia todo, e não apenas no período de tempo em que se dá a distribuição, o que aumenta a sua capacidade de atendimento da demanda por alimentos e produtos de higiene.

Lilian Machado de Sá, ativista social que nos apresentou o programa, explica que “a iniciativa é muito simples e descomplicada: basta uma geladeira instalada num lugar adequado e uma campanha de divulgação pedindo e orientando aos moradores da redondeza como manter a geladeira abastecida de alimentos. As geladeiras são limpas, preparadas com adesivos explicativos e, pronto, isso é tudo para que o ponto de abastecimento comece a funcionar.”

.

PARA QUEM

Moradores de rua e pessoas necessitadas.
.

COMO PARTICIPAR

Veja aqui: Geladeiras Solidárias Manual

MAIS INFORMAÇÕES

  • Tel: (34) 99226-3918
    .