Iniciativa mapeia bancos de alimentos e cozinhas solidárias no país 

Local beneficiado: Todo o Brasil

O QUE É

Uma iniciativa da ONG Ação da Cidadania, em parceria com o Google e com apoio do Centro de Excelência do WFP, mapeará os bancos de alimentos, despensas e cozinhas solidárias em funcionamento no Brasil. O projeto vai permitir a construção de uma rede interligada de organizações da sociedade civil que atuam nesses segmentos, ampliando a visibilidade e a confiabilidade dessas entidades em cada estado, de forma a facilitar a troca de informações entre as instituições e também com doadores, sejam pessoas físicas ou empresas.

A primeira Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, Despensas de Alimentos e Cozinhas Solidárias da Sociedade Civil está prevista para começar a funcionar no último trimestre deste ano. Por meio da rede, a Ação da Cidadania irá apoiar as organizações da rede com doações de alimentos em todo o país. O Google ajudará a disponibilizar a localização dos pontos de distribuição e informações das entidades que se cadastraram e participam da rede na plataforma do Google Maps e também na Busca do Google, enquanto o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU (WFP, na sigla em inglês) forneceu o suporte técnico.

Entre os pilares do projeto estão o fomento de ações educativas inovadoras voltadas à segurança alimentar e nutricional, e o estímulo para a criação e divulgação de novos bancos de alimentos, despensas e cozinhas comunitárias pelo Brasil.  Essas entidades vão receber um selo pela participação no programa. Há ainda a previsão de um Fundo Solidário para as cozinhas com a criação de uma “Panela Virtual Comunitária” arrecadando recursos, utensílios e alimentos.
.

PARA QUEM

As arrecadações são distribuídas para organizações sociais que fazem o alimento chegar às pessoas que precisam.
.

COMO PARTICIPAR

Veja aqui: https://www.acaodacidadania.org.br/rede-alimentacao-solidaria#8

MAIS INFORMAÇÕES