cadastre a iniciativa aqui

Horta no telhado, criada há 5 anos, alimenta 500 famílias na pandemia

Local beneficiado: Recife/PE

O QUE É

O Telhado Eco Produtivo, como é chamado – instalado no alto de um casarão antigo no Recife – tem ajudado a alimentar 500 famílias que vivem em vulnerabilidade social na cidade, nas comunidades do Coque, Avenida Sul, Roque 2, Roque 3 e Joana Bezerra.

Dos 400 m² de horta orgânica saem ervas e verduras como alface, rúcula, couve, manjericão, arruda, coentro, salsa, cebolinha, hortelã, erva cidreira, pimenta malagueta, pimentão, beterraba, tomate-cereja… para combater a fome em tempos de desemprego.

O projeto trabalha com pilares da sustentabilidade, conservação ambiental, desenvolvimento comunitário e democratização do acesso à produção orgânica, à alimentação saudável e à gastronomia social, em áreas com baixo IDH na capital pernambucana.

A horta também funciona como uma oficina de conhecimento autossustentável. Lá, jovens e familiares atendidos pela ONG aprendem sobre cultivo orgânico de hortaliças e cuidados com o meio ambiente.

Ao todo, 287 famílias trabalham na horta e também recebem alimentos produzidos no telhado do casarão.

E ainda têm uma cozinha apoio para aulas de gastronomia orgânica e alimentação saudável.
..

PARA QUEM

Toda a renda obtida com a venda dos produtos é revertida para mulheres chefes de família, que, com muita criatividade e garra, estão enfrentando o agravamento do empobrecimento social durante a pandemia.
.

COMO PARTICIPAR

Você pode participar da Comunidade dos Pequenos Profetas fazendo trabalho voluntário ou sendo um doador de serviços e alimentos.
Veja aqui como contribuir: http://pequenosprofetas.org.br/contribua/
.

MAIS INFORMAÇÕES