Combate à Fome em FOCO | Análises e Estudos  


Conteúdo enviado por Marcelle Fabiano, Mobilizadora COEP do Rio de Janeirox

 Fome, comida e bebida na música popular brasileira: um breve ensaio
.

O artigo reflete sobre como as temáticas fome, consumo de refrigerantes e consumo de feijão com arroz são enfocadas na música popular brasileira. Investigamos os anos de ditadura militar (1964-1985). O foco da análise é a chamada canção de protesto, gênero musical caracterizado por críticas estético-cultural, político-ideológica e social aos governos militares. Tomando como referencial teórico os estudos

de ideologia e filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, evidenciamos que a canção de protesto retratou elementos dos contextos econômico, político e social, e propiciou a difusão de hábitos e ideologias alimentares saudáveis ou não saudáveis, contribuindo para a construção da identidade alimentar brasileira.

Artigo de Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos (professor, Departamento de Nutrição, Centro de Ciências da Saúde/ Universidade Federal de Santa Catarina), Mariana Perrelli Vasconcelos (professora, Colégio e Curso Ponto de Ensino. Rio de Janeiro), Iris Helena Guedes de Vasconcelos (professora aposentada, Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Formação de Professores/ Universidade Federal de Campina Grande).

Recebido para publicação em maio de 2013. Aprovado para publicação em março de 2014.
.

LEIA AQUI