Combate à Fome em FOCO | Análises e Estudos  


Conteúdo enviado por Luiz Eduardo, Mobilizador COEP do Rio de Janeiro
x

‘Fome dói tudo, você chega a sonhar que está comendo’, diz homem em situação de rua em SP

Desempregado, Gilberto Souza luta para sobreviver e conseguir algo para se alimentar ao menos uma vez por dia. Levantamento mostra que país tem cerca de 33,1 milhões de pessoas sem ter o que comer diariamente, quase o dobro do contingente em situação de fome estimado em 2020.

“Você não sabe o que é fome? Dói tudo. Você chega a sonhar com comida, quando você acorda, não vê nada”, revela Gilberto Souza.

Desempregado, ele vive em situação de rua na cidade de São Paulo e faz parte dos milhares de pessoas que luta para sobreviver em um país em que grande parte da população segue sem acesso a direitos básicos como comida, moradia, saúde e educação.

Um levantamento divulgado nesta quarta-feira (8) mostra que o país soma atualmente cerca de 33,1 milhões de pessoas que não têm o que comer diariamente, quase o dobro do contingente em situação de fome estimado em 2020.

Os dados são do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN).
.

Protesto em shopping de luxo

O crescimento da fome no país tem gerado atos de movimentos sociais.

Nesta quarta (8), Integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) fizeram um protesto contra a fome dentro do shopping Iguatemi, localizado na Av. Faria Lima, um dos mais luxuosos da capital paulista.

Os manifestantes levaram bandeiras do Brasil com os dizeres “fome”, e também carregavam pedaços de ossos, em referência às carcaças buscadas por pessoas em situação de fome. Durante o ato, o grupo ocupou a praça de alimentação do estabelecimento.
.

Fonte: G1/Globo