O COEP se reuniu no período de 4 a 6 de junho de 2013, no Centro de Treinamento do Palácio do Planalto, em Brasília, para a Reunião do Conselho Deliberativo e da Comissão Executiva do COEP Nacional e o Seminário Reciclando Práticas e Transformando Vidas.
O Seminário, promovido pelo COEP em parceria com a Secretaria Geral da Presidência da República, constituiu uma estratégia de mobilização implementada com o objetivo de aprofundar o debate sobre a questão do reaproveitamento de resíduos sólidos e da situação das cooperativas de catadores.
O conteúdo do Seminário incluiu, entre outros assuntos, uma atualização sobre o entendimento da Lei nº 2.305 de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e uma abordagem do Decreto nº 5.940 de 2006, que regulamenta a separação dos resíduos recicláveis descartados e a sua destinação às associações e cooperativas de catadores.
O evento, aberto pelo presidente do COEP Brasil, André Spitz, contou com a presença de integrantes da Rede de 22 estados e do Distrito Federal, representantes da sociedade civil, de entidades governamentais e privadas, entre outros convidados, reunindo 178 participantes.
Após a abertura, fizeram uso da palavra Diogo de Sant’Anna, secretário executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, representando o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; Ney Maranhão, secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente; e Roberto Laureano Rocha, representante do Movimento Nacional dos Catadores.
Foram realizadas duas mesas de debate:
1ª mesa: “Coleta Seletiva Solidária, o Decreto 5940: Avanços e Desafios”
Teve o objetivo de fortalecer a atuação das organizações no que se refere às deliberações do Decreto.
Participaram da mesa: Francisco Chagas – Comitê Interministerial de Inclusão dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis – CIISC – Secretaria Geral da Presidência da República; Ana Carla de Almeida – coordenadora da A3P – Ministério do Meio Ambiente; Luiz Henrique da Silva – representante do Movimento Nacional dos Catadores; Naymar Moretti – representante da Advocacia Geral da União – AGU e Gleyse Peiter – secretária executiva do COEP Brasil.
No decorrer das apresentações, foram apontadas várias conquistas e dificuldades relacionadas à implementação do Decreto, seguidas de uma ampla discussão sobre o tema com sugestões de mudanças a serem incluídas em uma alteração do Decreto prevista para breve.
2a mesa: “A Política Nacional de Resíduos Sólidos: Conquistas e Desafios para os Catadores de Materiais Recicláveis”
Para debater o tema, com ênfase na análise das perspectivas futuras das organizações visando o fortalecimento da atuação das cooperativas de catadores participaram da mesa: Luciano Marcos – representante do Instituto Nenuca de Desenvolvimento sustentável – Insea/MG; Osmando Pereira – prefeito Municipal de Itaúna; Ronaldo Hipólito – gerente de Projeto da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) – Ministério do Meio Ambiente e Daniela Metello – Comitê Interministerial de Inclusão dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis – CIISC – Secretaria Geral da Presidência da República.
Os palestrantes destacaram a importância da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que já incentivou novos empreendimentos de reciclagem no país. Foi, também, proposta uma discussão sobre a importância do manejo adequado dos resíduos com uma gestão compartilhada envolvendo as atribuições que cabem às três esferas de governo, às empresas e à sociedade.
Após a exposição dos palestrantes, foi aberto o debate que contou com ampla participação dos presentes. A proposta do seminário é, também, que cada participante possa levar toda essa discussão em relação aos principais temas para construírem suas agendas de mobilização.
![](https://coepbrasil.org.br/wp-content/uploads/2021/02/036-0973d93f-1024x683.jpg)
![](https://coepbrasil.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Gleyse-Peiter-abrindo-o-Seminario-5b9438cf.jpg)
![](https://coepbrasil.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Amndre-Spitz-Diogo-de-SantAnna-e-Ronaldo-Hipolito-49de4fea.jpg)
![](https://coepbrasil.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Mesa-de-abertura-Andre-Spitz-Diogo-de-SantAnna.-Ronaldo-Hipolito-e-Luiz-Henrique-da-Silva-9772f0e1.jpg)
![](https://coepbrasil.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Mesa-de-abertura-e-Auditorio-17b431c9.jpg)
![](https://coepbrasil.org.br/wp-content/uploads/2023/05/Mesa-1-0834a3e3.jpeg)
![](https://coepbrasil.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Ana-Carla-de-Almeida-0235c5b3.jpg)
![](https://coepbrasil.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Fagner-Antonio-Sandrey-278c030a.jpg)
![](https://coepbrasil.org.br/wp-content/uploads/2021/02/IMG_1338-d2796c21-765x1024.jpg)
![](https://coepbrasil.org.br/wp-content/uploads/2021/02/IMG_1424-9206c401-1024x765.jpg)
![](https://coepbrasil.org.br/wp-content/uploads/2021/02/IMG_1423-d985390d-1024x765.jpg)
![](https://coepbrasil.org.br/wp-content/uploads/2023/07/013-1024x683.jpg)
![](https://coepbrasil.org.br/wp-content/uploads/2023/07/345-1024x683.jpg)
![](https://coepbrasil.org.br/wp-content/uploads/2023/07/348-1024x683.jpg)
![](https://coepbrasil.org.br/wp-content/uploads/2023/07/153-1024x683.jpg)
SAIBA MAIS
>> Ata da Reunião do Conselho Deliberativo e da Comissão Executiva do COEP Nacional
>> Programa do Seminário Reciclando Práticas e Transformando Vidas
>> Apresentação feita por Francisco Nascimento, Fernando Matos e Daniela Metell (Comitê Interministerial de Inclusão dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis – CIISC – Secretaria Geral da Presidência da República)
>> Apresentação feita por Ana Carla de Almeida (Coordenadora da A3P – Ministério do Meio Ambiente Sustentabilidade na Administração Pública)
>> Apresentação feita por Naymar Moretti (Representante da Advocacia Geral da União – AGU, Coleta Seletiva Solidaria – A3P-AGU)
>> Apresentação feita por Luciano Marcos (Representante do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA/MG)
>> Apresentação feita por Osmando Pereira (Prefeito Municipal de Itaúna )
>> COEP apresenta sugestões para inclusão social dos catadores de material reciclável (Rede Mobilizadores, julho 2013)
>> Bolsa Reciclagem: reconhecimento pelo serviço prestado por catadores (Rede Mobilizadores, setembro 2013)
>> Reciclagem e inclusão social de catadores é tema de oficina (Rede Mobilizadores, setembro 2013)
>> Entrevista COEP: Diretor do Insea analisa bolsa reciclagem e trabalho dos catadores (Portal Insea, outubro 2013)