
Criado para estimular investimentos sociais por parte de empresas privadas e dar transparência a eles, o balanço social (BS) é um relatório no qual tais organizações demonstram como e quanto investem na melhoria da qualidade de vida de funcionários(as), das comunidades vizinhas e em projetos sociais. O BS também revela indicadores sociais, entre eles o número de mulheres em cargos de chefia e a relação entre o maior e o menor salário pagos pela instituição. Sua publicação deve ser anual e em jornal de grande circulação.
A campanha pela adesão voluntária ao BS foi lançada em junho de 1997. O evento, realizado no Centro Cultural do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, foi organizado em parceria pelo COEP e pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase). “Acredito que a experiência do COEP foi inspiradora para Betinho. Ele dizia que o balanço social seria um instrumento de mobili- zação das empresas”, relembra André Spitz. Segundo ele, a reunião era, na verdade, um encontro do conselho deliberativo do COEP, que foi ampliada para receber empresários convidados por Luiz Fernando Levy, presidente da Gazeta Mercantil e integrante do Fórum de Líderes Empresariais.
Durante o encontro, coube ao sociólogo Betinho convencer o empresariado da importância de divulgar para a sociedade em geral os investimentos feitos em áreas como saúde, meio ambiente e inclusão social. Desde o início, a campanha já contava com a adesão de empresas de porte significativo: Furnas, Light, Usiminas, Companhia Energética de Brasília (CEB) e Inepar.
Gleyse Peiter, do COEP, garante que o balanço social é uma inovação absolutamente brasileira: “Não havia nada parecido no mundo todo. Com essa iniciativa, o termo ‘responsabilidade social’ começa a se popularizar”. Luiz Fernando Levy continua: “Nossa idéia era influenciar o maior número de empresas a participar na ação de objetivos sociais, considerando que a empresa tinha de participar da responsabilidade ao lado de ações do governo e de entidades sociais, de ajudar a atender à crescente demanda social do país”.
“Realizar o Balanço Social significa uma grande contribuição para consolidação de uma sociedade verdadeiramente democrática” – Betinho.
Foi a última aparição pública de Betinho.

SAIBA MAIS
>> Lançamento do Balanço Social e entrega do Prêmio Mobilização (Acervo Furnas Centrais Elétricas S.A. – Furnas, agosto 2000)
>> Seminário Balanço Social: Cidadania e Transparência Pública em Empresas
>> Seminário Responsabilidade Social das Empresas: Balanço Social, a Experiência Internacional (1)
>> Seminário Responsabilidade Social das Empresas: Balanço Social, a Experiência Internacional (2)
>> Embrapa Balanço Social
>> Betinho quer balanço social de empresas (Folha de São Paulo, março 1997)
>> Empresa pública e cidadã (Artigo de Herbert de Souza, Folha de São Paulo, março 1997)
>> Balanço social: voluntário ou obrigatório? (Artigo de Herbert de Souza, Folha de São Paulo, abril 1997)
>> Balanço Social nas empresas públicas (Artigo de Herbert de Souza, Folha de São Paulo, maio 1997)
>> Há 9 anos, Betinho apresentava o balanço social (Monitor Mercantil, junho 2006)
>> Balanço Social – O desafio da transparência (Ibase, agosto 2008)