DESAFIO CIDADANIA E INOVAÇÃO
Marcos Carmona
Botucatu/SP
Diários da Quarentena
1. Proposta e mobilização
Qual foi a sua proposta / causa?
O COEP em parceria com a Rede Comunidades Semiárido e o Laboratório Herbert de Souza – Tecnologia e Cidadania criaram e vêm executando a Jornada das Comunidades. A edição 2019/2020 da Jornada propôs a realização, pelas equipes comunitárias, de 6 desafios envolvendo a mobilização de suas próprias comunidades e de outras vizinhas para a realização de diagnósticos situacionais, o apontamento e análise de demanda da comunidade, a proposição e realização de ações em resposta a essa demanda. Essa atividade, assim como outras de apoio à rede de comunidades, teve de ser interrompida temporariamente por conta da pandemia de COVID -19.
Assim, a equipe de execução das ações, envolvendo jovens lideranças das comunidades, iniciou uma reflexão sobre como manter o envolvimento dos membros da rede durante esse período em que não é possível realizar encontros presenciais. A mobilização, o encontro e o trabalho coletivo estão no centro das atividades propostas até então. A solução seria manter essas atividades de maneira virtual.
Descreva a estratégia de mobilização
Para que essa e outras atividades da rede não fossem interrompidas totalmente e fosse possível manter a mobilização, foi realizada uma série de reuniões on line com jovens das comunidades para que puséssemos discutir ideias de atividades para realizarmos durante o período de quarentena.
Surgiu então a ideia de se fazer um diário coletivo da quarentena. A cada semana seria proposta uma atividade para que as pessoas relatassem seu dia a dia e mostrassem suas reações, sentimentos e atividades durante a quarentena.
O espaço utilizado para isso foi o site da Rede dos Saberes. Foi aberto um tópico chamado “Diários da Quarentena” e semanalmente grupos de jovens das comunidades vêm pensando e propondo atividades. (https://rededossaberes.org.br/assunto/foruns/?idTopico=24)
2. Ação e resultados
Como foi a ação realizada e quais foram os resultados obtidos
Desde o início de abril cerca até meados de Agosto de 2020; 20 atividades foram propostas e realizadas pelas comunidades. As pessoas mostraram como estão convivendo com a pademia, como puderam manter ou ajustar suas atividades, mostraram também seus conhecimentos sobre a produção de cada comuniade seus talentos entre outros assuntos. Exemplos de temas de atividades propostas são: o uso das máscaras, os cuidados durante a pandemia, a reflexão sobre o que mudou nas comunidades durante a pandemia, as expectativas para depois que esse período passar.
Durante essas atividades um riico acervo de material foi produzido. Além dos relatos, textos e fotos, foram feitos também vários vídeos colaborativos e podcasts. Esse material tem ajudado a divulgar as questões relacionadas à pandemia. O conjunto de atividdes está mantendo o grupo da rede mobilizado e unido para que assim que seja possível retome as atividades normais com a mesma força que vinha apresentando pré-pandemia.
A expectativa é que quando os diários da quarentena cheguem ao final seja produzida coletivamente uma série de materiais, como por exemplo, vídeos e publicações mantendo um registro histórico desse período no que toca às atividades da Rede de Comunidades Semiárido.
Fotos
Banner do site
Exemplo de postagem de atividade
Exemplo de postagem
Vídeos
Video de apresentação dos Diários da Quarentena
Vídeo de apresentação de atividade dos Diários