DESAFIO CIDADANIA E INOVAÇÃO

Vandeilson Pedro dos Santos
Bezerros/PE

Ação Solidária Entre Família e Amigos

1. Proposta e mobilização


Qual foi a sua proposta / causa?

A ideia partiu de uma visita na localidade que fica no Engenho Pará zona rural do município de Bonito – PE. Por ser um local com muitas fontes de água mineral, com muita vegetação os agricultores exploram plantações de Bananeiras, batata doce, inhame, macaxeira, maracujá, etc. A família de Vandeilson esteve em uma propriedade em buscar de insumos (palha de bananeira), para fazer os Pés de Moleques, um dos produtos que seu pai vende nas feiras livres da cidade de Bezerros-PE. Então durante essa visita conhecemos a família da Srª Genilda e os seus seis (06) filhos. Daí percebemos a carência dessa família principalmente com alimentação e roupas, pois, as condições da casa de taipa é precária, o único fogão é a lenha, não tem banheiro e orientações com a sanidade/higiene pessoal é baixíssima. Com isso surgiu a proposta de fazermos um mutirão para a doação de alimentos e roupas

Descreva a estratégia de mobilização

Vandeilson juntamente com a família e amigos, abraçaram a ideia de arrecadar alimentos, roupas, utensílios e brinquedos. Foi feita uma mobilização durante uma semana com amigos mais próximos, formando uma equipe entre família e amigos, divulgando boca a boca, (Vandeilson) fez um áudio e divulgou nos grupos do WhatsApp e o ponto de apoio para arrecadação dos alimentos foi a casa de Vandeilson.

2. Ação e resultados


Como foi a ação realizada e quais foram os resultados obtidos

Em um período de 6 dias foram arrecadados Alimentos, Roupas, Pratos, Copos, Talheres e alguns Brinquedos. Ao receber os alimentos na casa de Vandeilson, foram separados por itens formando pacotes/fardos de açúcar, bolacha, fubá, feijão, macarrão, arroz, leite, pipocas, salgadinhos, biscoitos, material de limpeza, etc. Todas as roupas foram separadas entre crianças e adultos.

Devido à distância (48km) da cidade de Bezerros até o Engenho Pará, foi determinado uma equipe de 7 pessoas indo até o local para fazer a entrega das doações arrecadadas. Chegando ao local a família não se encontrava e foi necessário buscar informações com um vizinho, que sabia onde a família estava e fez um contato que esperamos por aproximadamente duas horas e meia. Nesse período de espera descobrimos que tinha outras famílias carentes precisando também de ajuda.
A equipe se conversou e pegamos parte dos alimentos arrecadados e distribuímos para mais duas (02) famílias, tendo assim um total de três famílias que receberam alimentos.
A Srª Genilda chegou com as crianças e ai fizemos as doações de Alimentos, Roupas, pratos, copos, talheres e brinquedos.

Saímos com o propósito de beneficiar uma família com 7 pessoas e acabamos a beneficiar três (03) famílias com um total de 16 pessoas. Registramos com fotos e vídeos e retornamos muito satisfeito com a sensação de dever cumprido e repassamos todas as informações e registros para pessoas que contribuiu com essa ação

Fotos


Promovendo a solidariedade

Momento da chegada

Entregas dos alimentos

Outras famílias beneficiadass

Alimentos arrecadados e separados por itens

único fogão da casa

Vídeos


Apresentação da família

Entrega dos alimentos