incluir uma iniciativa

VESTA – a máscara do Projeto Égide da Universidade de Brasília

Estado(s): NACIONAL

Cidade(s): Brasília

Atualizado em 05/05/2020

O QUE É

Este é um pedido de contribuições ao Projeto Égide – concebido como Projeto VIDA 2020 – que tem por objetivo principal combater a pandemia do novo coronavírus.

Toda a sociedade brasileira acompanhou as preparações do Governo Brasileiro e do Ministério da Saúde para o enfrentamento ao coronavírus. Ficou claro que o sistema de saúde sofrerá grandes dificuldades para fornecer leitos de UTI e equipamentos de proteção individual (EPI) para os profissionais de saúde e voluntários. Além disso, o preço das máscaras e de outros materiais necessários para a adequada proteção contra a contaminação pela COVID-19 aumentaram muito por conta da procura excessiva. Tanto a escassez das unidades disponíveis quanto o aumento dos valores unitários representam grande preocupação em relação a capacidade de aquisição da quantidade necessária para atender às unidades de saúde.

De forma a contribuir com os esforços do Governo Brasileiro e do Ministério da Saúde, a Universidade de Brasília estabeleceu parcerias para desenvolver e produzir uma máscara aprimorada em relação ao padrão N95 com um filtro que utiliza nanotecnologia para conter o vírus (SARS-CoV-2) e oferecer maior proteção aos profissionais da saúde: a VESTA.

Para tornar viável este esforço, precisamos do apoio de cada um que possa contribuir. A iniciativa é para que, a partir desta colaboração multissetorial, todos possamos, em conjunto, dar suporte ao sistema de saúde brasileiro. Estamos submetendo nossos documentos a diversos órgãos e entidades que se disponibilizaram em apoiar no combate à COVID-19.

Atualmente nosso grupo conta com mais de 75 pessoas, entre elas doutores, mestres, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e ex-discentes que se disponibilizaram a trabalhar como voluntários. A nossa parte está em andamento: estamos trabalhando com recursos escassos, contribuindo com o que é possível, tantas vezes com aportes próprios, a fim de prover o necessário para viabilizar o desenvolvimento das máscaras e válvulas que serão distribuídas aos centros que mais precisarem. Contamos com a perspectiva também de que, adiante, empresas parceiras nos ajudarão no desenvolvimento, produção e certificação dos equipamentos.

PARA QUEM

Sistema de saúde brasileiro.

COMO PARTICIPAR

Vaquinha online.

MAIS INFORMAÇÕES