incluir uma iniciativa

Solidariedade a familiares de pessoas presas

Estado(s): SP

Cidade(s): São Paulo

Atualizado em 12/06/2020

O QUE É

A Associação Amparar é uma organização constituída por familiares e amigos de pessoas presas que há mais de 15 anos vem enfrentando violações de direitos humanos dentro dos presídios de São Paulo e construindo uma rede de solidariedade entre familiares. Nos últimos anos tem focado suas ações no acolhimento e apoio à familiares e sobreviventes do sistema carcerário brasileiro, assim como na articulação de uma rede para a realização de denúncias e o acompanhamento de situações de graves violações de direitos.

As famílias de pessoas presas têm que se virar no dia a dia para sustentar a si e ao familiar que está preso. Por conta das idas ao presídio – por vezes a centenas de quilômetros de distância – enfrentam uma série de dificuldades para conseguir trabalhos fixos, já que precisam garantir uma flexibilidade de horários para visitar, para resolver burocracias recorrentes com a carteirinha de visita e para entregar o jumbo – pacote com roupas, medicamentos, alimentos e outros objetos que garantem a sobrevivência dos parentes dentro dos muros.

Com a chegada da pandemia do Covid-19 ao Brasil, o quadro piora dramaticamente: essas famílias, já em condições de extrema vulnerabilidade social, se vêem frente a graves privações econômicas. Ao mesmo tempo, a situação nos presídios se agrava, e às péssimas condições de aprisionamento de somam os riscos sérios de adoecimento e morte. Se os recursos de que a Amparar dispunha para desenvolver o trabalho anterior já eram escassos, no contexto atual essa rede passa a se deparar com novas demandas e se encontra sem dinheiro e estrutura para dar algum suporte ao desespero trazido pelos familiares.

As ações de apoio financeiro emergencial, apoio psicológico, encaminhamento de casos de violação de direitos seguem resistindo, porém precisam de ajuda para continuar a funcionar. Essa arrecadação virtual tem o objetivo, assim, de fortalecer essa rede, que está se esforçando para manter o acolhimento às demandas urgentes de familiares durante a pandemia.

Pretendemos cobrir, com isso, alguns gastos emergenciais como distribuição de cestas básicas, itens de limpeza e higiene pessoal; compra de gás de cozinha; medicamentos; deslocamentos em casos de risco etc. Reforçamos a importância dessas formas solidárias de atuação, uma vez que o auxílio emergencial e outras políticas assistenciais disponibilizadas pelo governo federal nem de longe tem conseguido contemplar todas as famílias que se encontram nesta situação crítica.
Fortaleça!!!

PARA QUEM

As famílias de pessoas presas

COMO PARTICIPAR

Vaquinha online

MAIS INFORMAÇÕES