incluir uma iniciativa

Sistema de proteção contra COVID-19

Estado(s): MG, RJ, RS

Cidade(s): Rio de Janeiro/RJ, Angra do Reis/RJ, Araruama/RJ, Arraial do Cabo/RJ, Campos dos Goytacazes/RJ, Porto Alegre/RS e outros

Atualizado em 12/06/2020

O QUE É

Uma das grandes dificuldades das equipes de saúde que atuam na Pandemia da COVID-19 é lidar com os aerossóis liberados pelos pacientes infectados, pois limita o uso de terapias como nebulização, administração de medicamentos pela via aérea, a reabilitação com terapias ventilatórias não invasivas que poderiam evitar o agravamento do quadro e a necessidade de um leito em terapia intensiva, além dos processos de colocação e retirada da prótese ventilatória em pacientes que precisam de ventilação mecânica.

Diante desta demanda o Serviço de Fisioterapia do Hospital Federal da Lagoa em parceria com professores do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) desenvolveu um sistema de isolamento para proteção coletiva que melhora a segurança das equipes e permite a realização das diversas terapias essenciais para o tratamento de pacientes acometidos pela COVID-19. Já distribuímos 12 sistemas, sendo três para o Hospital da Lagoa e um para os hospitais Lourenço Jorge (Barra da Tijuca), Hospital Municipal Jesus (Vila Izabel), Hospital Cardozo Fontes (Jacarepaguá), Hospital Jorge Elias Miguel (Angra do Reis), Hospital Municipal de campanha COVID19 (Araruama), Hospital da Sociedade Portuguesa de Beneficência (Campos dos Goytacazes), Hospital da Criança Conceição (Porto Alegre, RS), Hospital Geral de Arraial do Cabo.

Recebemos vários relatos positivos, alguns emocionantes, de pacientes e das equipes de saúde que estão se beneficiando com o sistema. Temos ainda mais 8 pedidos de diferentes hospitais públicos pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais, sendo nossa meta atender a todos com pelo menos um sistema.

Nosso pedido visa arrecadar o valor de 21 mil reais necessários para produzir e entregar aos 16 Hospitais solicitantes os 20 sistemas.

PARA QUEM

Hospital da Lagoa (RJ), Hospital Lourenço Jorge (Barra da Tijuca/RJ), Hospital Municipal Jesus (Vila Izabel/RJ), Hospital Cardozo Fontes (Jacarepaguá/RJ), Hospital Jorge Elias Miguel (Angra do Reis/RJ), Hospital Municipal de campanha COVID19 (Araruama/RJ), Hospital da Sociedade Portuguesa de Beneficência (Campos dos Goytacazes/RJ), Hospital da Criança Conceição (Porto Alegre/RS), Hospital Geral de Arraial do Cabo(RJ) e outros hospitais públicos do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

COMO PARTICIPAR

Vaquinha online