AVISO: Tendo em vista que as iniciativas foram publicadas a partir do início da pandemia, em março de 2020, os interessados em participar de qualquer iniciativa devem procurar confirmar as informações nos canais de contato das iniciativas.

Fundada em 1987, a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) representa 23 povos indígenas do Rio Negro, numa área que abrange alguns municípios do Amazonas. Para evitar que a COVID-19 se alastre em 750 comunidades e cause uma crise humanitária, mulheres indígenas se uniram à FOIRN, que está trabalhando fortemente junto às equipes de saúde locais para levar informação e materiais educativos a essa população.

Para que todos possam permanecer em isolamento nas comunidades, é necessário que recebam apoio com alguns itens essenciais. A campanha de arrecadação é voltada à aquisição de itens como: sabão, água sanitária, álcool gel, combustível, ferramentas de atividades agrícolas, kits de pesca, alimentos não perecíveis

A campanha também apoiará serviços de comunicação e informação da Rede de Comunicadores Indígenas do Rio Negro (Rede Wayuri): produção de materiais informativos, serviços de carro de som para zonas periurbanas de São Gabriel da Cachoeira, compra de 5 aparelhos de radiofonia, produção de áudios informativos nas línguas indígenas.