incluir uma iniciativa

Médicos Sem fronteiras contra o coronavírus

Estado(s): RR

Cidade(s): Boa Vista

Atualizado em 25/04/2020

O QUE É

Médicos Sem Fronteiras (MSF) está atuando no Brasil no trabalho de resposta à pandemia de COVID-19. Equipes da organização humanitária internacional estão presentes na cidade de São Paulo, que até agora concentra o maior número de casos do país, e em Boa Vista, localidade com uma população significativa de migrantes vivendo em situação precária.

Em Boa Vista, o foco das equipes de MSF também é a população vulnerável, neste caso migrantes e solicitantes de asilo venezuelanos. MSF trabalha para prevenir a disseminação da COVID-19, com ações que visam melhorar suas condições de higiene, de acesso à água e a cuidados de saúde. Também são fornecidas orientações sobre a necessidade de adotar medidas de distanciamento social. O trabalho ocorre de maneira coordenada com outras organizações e com a Operação Acolhida.

Nos últimos anos, Roraima recebeu uma grande quantidade de migrantes. No final de 2018, MSF iniciou as atividades de seu projeto em Boa Vista, com o objetivo de apoiar o já fragilizado sistema de saúde local. Com a pandemia, MSF manteve seu projeto, mas está adaptando parte das ações para o combate à COVID-19.

A capacidade dos abrigos oficiais, com condições de alojamento e higiene melhores, é de cerca de 7 mil vagas. Mas há dezenas de milhares de pessoas para as quais não há lugar nestes abrigos e que vivem em abrigos informais, estruturados precariamente em imóveis ocupados, geralmente sem abastecimento de água, esgoto e energia elétrica. Outra parte dos migrantes vive na rua.

A população que vive nos abrigos informais ou na rua tem sérias dificuldades para colocar em prática medidas simples de higiene, como a lavagem das mãos, e para adotar ações de distanciamento social, já que muitas compartilham espaços pequenos.

Promotores de saúde de MSF têm visitado abrigos informais, fornecendo orientações de higiene e distanciamento social. Também estão sendo realizadas, junto com organizações parceiras, obras para ampliar o acesso à água em abrigos. Outra medida é a distribuição de kits de higiene.

Profissionais de MSF também contribuem com treinamentos sobre prevenção e controle de infecções para equipes de saúde locais. Além disso, foram realizados treinamentos de saúde mental para profissionais de saúde de unidades da prefeitura.

PARA QUEM

População vulnerável, neste caso migrantes e solicitantes de asilo venezuelanos

COMO PARTICIPAR

Doações podem ser feitas pelo site da MSF.