Tendo em vista que as iniciativas foram publicadas a partir do início da pandemia, em março de 2020, os interessados em participar de qualquer iniciativa devem procurar confirmar as informações nos canais de contato das iniciativas.

O ICOM (Instituto Comunitário Grande Florianópolis) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e de interesse público que atua como uma fundação comunitária.

Acreditamos que o quadro de desigualdade existente na Grande Florianópolis não deveria ser potencializado em momentos de crise e pandemia, como o que estamos vivendo em relação ao coronavírus, mas essa é uma realidade em muitas regiões, principalmente nas áreas de interesse social, onde as pessoas são as mais afetadas.

Nesses momentos de crise, a sociedade civil organizada responde rapidamente aos desafios que juntos enfrentamos. Defendem causas de interesse público, influenciam políticas públicas, atuam com grupos e comunidades vulneráveis, exercem controle social, lutam por direitos e criam inovações sociais. Essas são algumas das virtudes da sociedade civil organizada que o ICOM defende.

Para dar visibilidade a essas respostas, compartilhamos um mapeamento de intervenções em áreas de interesse social da Grande Florianópolis.