incluir uma iniciativa

Escuta Solidária

Estado(s): TO

Cidade(s): Palmas

Atualizado em 28/04/2020

O QUE É

Projeto proporciona diálogo e afeto a idosos no cenário de isolamento social pela Covid-19.

Uma ação do grupo de extensão Escuta Solidária, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), tem proporcionado momentos de diálogo, afeto e atenção aos idosos de Palmas, frente ao contexto de isolamento social pela pandemia da Covid-19. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com a participação voluntária de estudantes das ligas acadêmicas, os idosos têm sido contatados por telefone, preferencialmente por chamadas de vídeo, no intuito de que não se sintam sozinhos ou desamparados nesse período.

As conversas incluem perguntas que verificam seu estado físico e emocional, se estão necessitando de algum cuidado especial ou ajuda para realizarem alguma tarefa cotidiana, se estão conseguindo se alimentar de maneira satisfatória, tomar medicamentos, se possuem dúvidas sobre o atual contexto da pandemia, se estão felizes ou não, apreensivos, sentindo solidão, entre outros. A partir das respostas obtidas, a equipe multidisciplinar do Projeto articula estratégias de auxílio junto à equipe multiprofissional de Saúde da Pessoa Idosa de Palmas, por meio de orientações ou ações pontuais, conforme a necessidade individual apresentada.

PARA QUEM

Idosos de Palmas

COMO PARTICIPAR

Você pode ser um voluntário para ouvir os idosos. A equipe de voluntários tem o compromisso de encontros online para a supervisão dos atendimentos realizados, reciclagem e partilha das escutas, para que um possa aprender com os outros.

Entre em contato pelo Instagram (https://www.instagram.com/escutasolidariapmw/) ou pelo email: escutasolidariapmw@gmail.com

CONTATO

Email: escutasolidariapmw@gmail.com