incluir uma iniciativa

CUFA-CE contra o vírus

Estado(s): CE

Cidade(s): Fortaleza, Juazeiro, Sobral e Maracanaú

Atualizado em 19/06/2020

O QUE É

Ao ser anunciada a chegada do Covid19 no Brasil, a Central Única das Favelas (CUFA) elaborou uma intervenção com 14 propostas visando conter o avanço do vírus nas favelas.  Nossa compreensão numa sociedade desigual como a brasileira, é que as consequências da epidemia atingem pessoas e territórios, de maneira diferenciada e injusta, impedindo a quarentena para a maioria, já que nestes territórios vivemos isolamentos de direitos sociais básicos, onde muitos não têm possibilidade de se proteger com rotinas de alimentação saudável e higiene pessoal.

O documento, em sua essência, é um grito de alerta e um chamado à solidariedade, estimular o engajamento empresarial e governamental para apoiar moradores de favelas. Sugerimos ações emergenciais para o legislativo e apontamos medidas urgentes ao executivo, nas três esferas. Dentre as propostas, estão: renda básica, isenção das contas de água, luz e gás e aluguel social para os mais vulneráveis, como idosos. As propostas podem ser acessadas no site.

E ainda, em parceria com o Data Favela e o Instituto Locomotiva, realizamos uma pesquisa sobre os impactos do vírus nas favelas, onde constatamos redução da qualidade de vida de 80% dos moradores de favela. Apesar do vírus chegar ao país pelas classes mais abastadas, o sacrifício imediato tem sido das favelas e dos trabalhadores que perderam suas fontes de subsistência e são a massa que mantém os serviços essenciais funcionando.

Nossa rede conecta mais de 5 mil favelas, em todo o país, no Ceará, são mais de 200 favelas e mais de 500 voluntários, na capital, Sobral, Maracanaú e Juazeiro,  A ideia é driblar a burocracia e possibilitar o acesso rápido destes grupos vulneráveis à recursos, com foco, eficiência e transparência. Quem tem fome, tem pressa.

Na etapa atual  estamos com a campanha Mães da Favela
maesdafavela.com.br numa primeira etapa, atendemos 20 mil mães em todo o país, Ceará ficou com a cota de 850 etapa. A meta são mais 50 mil mães.

Estamos com uma central de distribuição montada, onde realizamos a arrecadação , montagem das cestas, distribuição focalizadas de alimentos e material de limpeza.

Temos nossa rede de comunicação e nossas brigadas solidárias que hoje são formadas por mais de 500 voluntários, preparados e qualificados para acessar territórios e pessoas muitas vezes invisíveis ao poder público e as empresas. Objetivo é expandir as parcerias com os governos e empresas, fortalecer as redes da sociedade civil organizada nas favelas, e assim reduzir os impactos sociais desta pandemia.

Nossas ações já estão impactando a vida e a saúde de muitas pessoas, assim aproveito para agradecer a emocionante adesão de empresas e cidadãos que estão nos apoiando.

COMO PARTICIPAR

Para participar da nossa campanha é muito fácil.

Basta entrar em contato através do nosso telefone ou redes sociais indicando quais itens da nossa lista de donativos você quer doar ou qualquer quantia em dinheiro.
Caixa Econômica Federal
| Ag. 1559-8 | Op. 003 | Cc: 5683-6
CNPJ: 11.664.638/0001-43
FACC – Frente de Assistência à Criança Carente

Banco do Brasil
| Ag. 3468-1 | Cc: 128336-7
CNPJ: 22.616.169/0001-03
F J Pereira Lima

CONTATO

Telefone para contato: (85) 99742-9866