AVISO: Tendo em vista que as iniciativas foram publicadas a partir do início da pandemia, em março de 2020, os interessados em participar de qualquer iniciativa devem procurar confirmar as informações nos canais de contato das iniciativas.

O Cartografia das Memórias é um projeto colaborativo e interdisciplinar fruto do Laboratório de Emergência Covid-19, realizado no mês de abril de 2020. Compõem a equipe artistas, educadores, desenvolvedores, comunicadores, jornalistas, historiadores e cientistas. A iniciativa propõe a construção de um mapa virtual com relatos orais sobre a pandemia. Buscamos registrar e preservar memórias desse momento, como garantia de um direito coletivo. E mais do que isso, almejamos realizar uma comunicação popular e colaborativa, na qual a informação afetiva e sensível, referente a forma como as pessoas estão se sentindo nesse contexto, possa contribuir para o debate público e a construção de um sentimento de solidariedade. Uma comunicação afetiva é ainda mais fundamental neste contexto de crise em que vivemos.
Sendo assim, estimulamos a participação à nível global e plural. A colaboração é voluntária, mediante aceitação dos termos de divulgação, e não há a necessidade de se identificar. Solicitamos apenas a localização aproximada para que os áudios sejam catalogados e inseridos no mapa.