Pensando na proteção de nossas comunidades, mas também na necessidade de garantir nosso sustento, o povo Avá Guarani do Oeste do Paraná pede seu apoio para conseguir recursos que serão destinados a compra e distribuição de cestas básicas neste período de combate à doença do coronavírus.

Nossas comunidades vivem em 21 aldeias, nos municípios de Guaíra, Terra Roxa, Santa Helena e Itaipulândia. Muitos de nós trabalham fora das aldeias para sustentar as famílias, pois não temos espaço para a agricultura tradicional, e estamos enfrentando dificuldade para conseguir alimentação.

Para piorar nossa situação, no dia 26 de março, quando todos já se preocupavam com a crise causada pela pandemia de coronavírus, a Fundação Nacional do Índio (Funai), atualmente dirigida pelo delegado ruralista Marcelo Xavier, anulou o processo de demarcação da Terra Indígena Guasu Guavira, parte de nosso território tradicional nos municípios de Guaíra, Terra Roxa e Altônia.

Como podemos ficar em paz nesse momento se o próprio órgão que deveria proteger nossos direitos quer nos expulsar de nossas casas?

Entendemos a necessidade de ficarmos nas aldeias, evitando a circulação nas cidades e assim resguardando nossas comunidades de possíveis contaminações. Pedimos seu apoio para que possamos nos proteger do coronavírus e seguirmos lutando.