incluir uma iniciativa

Apoio aos Terena

Estado(s): MS

Cidade(s): Aquidauana

Atualizado em 03/08/2020

O QUE É

AVISO: Tendo em vista que as iniciativas foram publicadas a partir do início da pandemia, em março de 2020, os interessados em participar de qualquer iniciativa devem procurar confirmar as informações nos canais de contato das iniciativas.

No Mato Grosso do Sul, as tribos indígenas sofrem cada vez mais dificuldade para se manter isoladas e seguras. No dia 22 de julho, a Defensoria Pública realizou pedido de ajuda urgente para o Exército Brasileiro e ao Médicos Sem Fronteiras para “evitar colapso em meio aos casos crescentes de covid-19 e improvisar, com rapidez, espaço para isolar casos suspeitos entre os indígenas””. O Coronavírus continua se espalhando pelo Brasil, afetando a vida de todos nós e trazendo muito sofrimento a diversas famílias. Infelizmente, nem todos contam com as mesmas condições para se proteger dessa pandemia, como é o caso da população indígena brasileira. O estado está na fase vermelha e a contaminação e mortes entre indígenas continua aumentando. Até agora são mais de 70 casos confirmados nas aldeias da região de Aquidauana, onde moram os indígenas que serão beneficiados com esta campanha. Para se proteger e ajudar a tribo, os indígenas Terena, na Terra Indígena Taunay Ipegue (MS), construíram uma Barreira Sanitária para ajudar no combate à covid-19. A barreira ajuda a controlar a entrada e saída de pessoas na tribo, mantendo o isolamento social. Desde o início da pandemia, dia e noite, irmãos guerreiros, como são chamados, ficam na Barreira para ajudar as famílias das tribos a se proteger e gerenciam alimentos, materiais de higiene básica e outros mantimentos para as tribos e aldeias próximas. Pensando em como colaborar com nossos irmãos Terena, nosso objetivo é ajudar a manter a Barreira Sanitária criada. Todo o dinheiro arrecadado será convertido em alimentos e materiais de proteção e higiene, como, por exemplo, máscaras, álcool em gel, luvas e lenha (para aquecer os guerreiros que fazem plantões nas noites frias). Para organizar tudo isso, contamos com a orientação do terena Tiago Kopenoti, técnico de enfermagem e militante ativo na proteção da saúde dos indígenas. Também tivemos o apoio de Caciques das aldeias locais de Taunay Ipegue. Tudo foi pensado de acordo com as necessidades das tribos para manter sua proteção. Com a sua ajuda será possível manter a Barreira Sanitária, essencial para o isolamento social na região. Juntos, conseguiremos ajudar na proteção da população local.

PARA QUEM

Tribo indígena Terena, na Terra Indígena Taunay Ipegue (MS).

COMO PARTICIPAR

Através da plataforma: https://www.catarse.me/apoio_aos_terena_d190?ref=home_covid_19&project_id=119908&project_user_id=1375968