Combate à Fome em FOCO | Notícias e Reportagens  

Iniciativa “Unidos pela Comida” combate o desperdício de alimentos no Brasil para levar comida a quem precisa

O movimento salvou mais de 68 toneladas de alimentos em cinco meses e contribuiu com 122 mil refeições

Mais de um terço dos alimentos produzidos no mundo vai para o lixo. Isso significa que recursos importantes como água e solo são desperdiçados todos os anos em uma produção que não chega até o prato de quem mais precisa. Para tentar barrar o desperdício alimentar, o projeto “Unidos pela Comida”, criado pela Unilever, pretende criar uma rede de apoio alimentar para levar comida a quem precisa.

A iniciativa motiva que marcas doem alimentos próximos ao vencimento, que seriam descartados. Os produtos são levados para a Sefras, organização humanitária engajada no combate à fome, que é responsável por transformar esses alimentos em refeições deliciosas capazes de não só alimentar, mas acolher e reduzir o desperdício e em distribuí-las para pessoas em situação de vulnerabilidade.

O projeto, que foi lançado no Dia das Mães, 9 de maio, cujo objetivo era conseguir salvar 4 toneladas de alimentos do desperdício, contribuir com 12 mil refeições e juntar 10 parceiros superou as expectativas, e foi possível salvar 7,9 toneladas de alimentos, contribuindo, assim, com 13.600 refeições. Além disso, até o final de outubro, a iniciativa permitiu que 68 toneladas de alimentos, que seriam desperdiçadas, contribuíssem com 122 mil refeições.

O Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam comida no mundo. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, cerca de 30% da produção de alimentos no país é desperdiçada. Apenas em 2019, 931 milhões de toneladas de alimentos foram descartadas.
.

Parcerias em prol do fim do desperdício

Para viabilizar o projeto, a Unilever Brasil contou com diversos parceiros. Liderado por Hellmann’s, o “Unidos pela Comida” conta com a participação do projeto Infineat, que surgiu justamente para coletar alimentos que seriam descartados e os levar para quem precisa; e da organização humanitária Sefras, que atuam no combate à fome.

Outras marcas da própria companhia também participam – como Arisco, Knorr, Cremogema e The Vegetarian Butcher -, assim como de outras empresas – como Bauducco, Bonduelle, Coop e Renata. Para a próxima fase, além da prospecção de cozinhas e de novas empresas que queiram contribuir doando alimentos, outras marcas da Unilever darão ainda mais força ao projeto. São elas: Maizena e Mãe Terra.
.

Fonte: Dias Mais Sustentáveis