O COEP, foi criado em 1993 no âmbito da grande mobilização nacional contra a pobreza liderada pelo sociólogo Herbert de Souza – Betinho com a participação de 33 organizações. O objetivo era reunir empresas para somar esforços na articulação e implementação de ações voltadas para o combate à fome e à miséria.

Ao longo de seus 23 anos de existência o COEP cresceu, diversificou-se, incorporou novas adesões e ampliou seu escopo de atuação, consolidanddo-se como uma Rede Nacional de Mobilização Social, formada por uma Rede de Comunidades, Rede de Organizações e Rede de Pessoas.

Com o objetivo de dar unidade ao processo de mobilização de sua rede, o COEP , a partir de seu planejamento estatégico, definiu 03 eixos de atuação: erradicação da miséria; meio ambiente, clima e vulnerabilidade; direitos e cidadania.

Para cumprir sua missão, o COEP mobiliza organizações e pessoas, articula parcerias, incentiva a prática de projetos inovadores, capacita para atuação na área social e divulga conhecimentos e ações voltadas para a promoção do desenvolvimento humano e social.

A Rede de Organizações conta com organizações de âmbito nacional (universidades, empresas, órgãos governamentais, entidades de classe e organizações não governamentais, entre outros), atuando de forma articulada e dentro de um plano nacional acordado anualmente.

comunidades-pA Rede de Comunidades envolve hoje diretamente cerca de 90 comunidades em todos os estados brasileiros. É no trabalho com as comunidades que a proposta de atuação do COEP se torna mais efetiva, não somente pela transformação que possibilita na vida das pessoas de baixa renda, mas também pelo trabalho em parceria e cooperação resultado da articulação em rede. A Rede COEP viabiliza o encontro de comunidades e organizações, ampliando o impacto da ação individual, criando sinergia e facilitando processos de capacitação e troca de experiência.

logo-mobilizadoresA Rede de Pessoas ou Rede Mobilizadores possui mais de 44 mil pessoas cadastradas, espalhadas por 1,8 mil municípios brasileiros nas 27 unidades da federação. Criada em 2003, a Rede Mobilizadores reúne pessoas com experiências e saberes diversos, movidas por ideais de justiça e equidade social, tendo sua página na Internet como espaço de encontro para que tenham acesso à capacitação e a informações qualificadas. Promove a troca de experiências para aprimorar práticas, replicar iniciativas bem sucedidas e mobilizar as pessoas para que atuem de forma organizada em prol dos direitos humanos e da cidadania.

O Laboratório Herbert de Souza- Tecnologia e Cidadania – Laboratório Betinho, criado em parceria com a Coppe/UFRJ e apoio de Furnas, da Fundação Banco do Brasil e do Minsitério da Ciência e Tecnologia tem como objetivo aprimorar estratégias metodológicas articulando desenvolvimento tecnológico e inovação social, a partir da experiência acumulada pelo COEP ao longo de sua trajetória voltada ao desenvolvimento de comunidades vulneráveis.


 Saiba mais sobre a História do COEP  

coep181-161