Quem somos

.
O COEP Brasil é uma rede de Comunidades, Organizações e Pessoas criada em 1993, no âmbito da grande mobilização nacional contra a pobreza liderada por Herbert de Souza, o sociólogo Betinho.

Entre diversas frentes de sensibilização, Betinho reuniu 33 organizações públicas e privadas para somar esforços na articulação e implementação de ações voltadas para o combate à fome e à miséria que culminaram na formação do COEP.

Desde então, o COEP Brasil participa, apoia ou realiza ações, campanhas e projetos de interesse público relacionadas aos seus princípios, valores e objetivos, dentre os quais:

  • O combate à fome, à miséria e pela vida;
  • O fortalecimento da cidadania e da democracia, esta última, norteada pelos princípios da solidariedade, participação, igualdade, diversidade e liberdade, elencados por Herbert de Souza, o sociólogo Betinho;
  • O desenvolvimento de temáticas enraizadas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas;
  • A redução das desigualdades sociais e econômicas.
    .

Para cumprir sua missão, o COEP Brasil mobiliza organizações e pessoas, articula parcerias, incentiva a prática de projetos inovadores, capacita para atuação na área social e divulga conhecimentos e ações voltadas para a promoção do desenvolvimento humano e social.

Ao longo desses 30 anos, o COEP Brasil cresceu, diversificou-se, incorporou novas frentes de trabalho e amplificou seu escopo de atuação, consolidando-se como uma Rede Nacional de Mobilização Social, formada por três redes: de Comunidades, de Organizações e de Pessoas. 

NOSSO ESPAÇO

REDE MOBILIZADORES (PESSOAS)
A Rede de Pessoas, conhecida como Rede Mobilizadores, foi criada em 2003. Atuou nos eixos de erradicação da miséria; meio ambiente, clima e vulnerabilidades; e participação, direitos e cidadania. À época, chegou a mobilizar 47,2 mil pessoas, de 1.874 municípios e todas as UF.

Hoje, a Rede Mobilizadores entra em uma nova etapa e inclui todas as pessoas interessadas em somar esforços e atuar em consonância com os princípios, valores e objetivos do COEP Brasil. São exemplos: 

  • Pessoas que participaram da primeira fase da Rede Mobilizadores (2003 a 2018);
  • Voluntários/voluntárias;
  • Comunitários/comunitárias;
  • Estudantes;
  • Aposentados/aposentadas;
  • Pessoas vinculadas ou não às entidades associadas do COEP.

REDE DE ORGANIZAÇÕES
A Rede de Organizações existe desde a criação do COEP, em 1993. Se consolida na atuação articulada de órgãos nacionais parceiros, tais como: universidades, empresas públicas, organizações governamentais e não-governamentais, entidades de classe, entre outros.

REDE DE COMUNIDADES
Iniciada no ano 2000, a Rede de Comunidades atua em parceria e cooperação com lideranças de 80 comunidades e 32 municípios da região Semiárida brasileira, em 7 estados: Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
→ Visite o site da Rede Comunidades Semiárido: http://comunidadescoep.org.br

LABORATÓRIO HERBERT DE SOUZA
Em 2009 foi criado o Laboratório Herbert de Souza – Tecnologia e Cidadania (Laboratório Betinho). O espaço articula desenvolvimento tecnológico e inovação social, em um processo interdisciplinar, cultural e político; e busca promover a interação entre a universidade e a comunidade, por meio da valorização e da troca de saberes tradicionais e científicos.
→ Visite o site do Laboratório: http://www.labtecbetinho.coppe.ufrj.br