livro-redacoesEm 2001 o projeto – O COEP na Escola Caminhando Juntos na Construção da Cidadania – incluiu na sua proposta de sensibilizar jovens, de 5ª à 8ª séries no exercício da cidadania, um concurso de redação sobre o tema.

O tema, a cidadania, abriu espaço para os alunos trazerem para o debate questões como a fome, a prostituição infantil, a corrupção, o desemprego, a falta de moradia, o descaso com a saúde, as drogas, a violência, o desrespeito com o meio ambiente, as melhorias no ensino, o voto consciente, a discriminação, entre outros.

Os textos vencedores foram publicadas no livro  ”O COEP e a Escola Caminhando Juntos na Construção da Cidadania”.

Coube ao professor adequar o conteúdo às características dos seus alunos. Para eles, principalmente a originalidade e o desenvolvimento da idéia contaram pontos.

Cada escola escolheu as três melhores redações, encaminhando-as ao COEP estadual. Este, por sua vez, indicou três para representar o seu estado na seleção nacional. Como prêmio, os autores das redações vencedoras no seu estado tiveram seu trabalho publicado no livro – O COEP e a Escola Caminhando Juntos na Construção da Cidadania”, além das homenagens locais.

Palavra do professor

Se antes, o aluno tinha a cidadania apenas como “conjunto de direitos e deveres do cidadão” , depois de atividades feitas em sala foi possível ver a cidadania nas atitudes mais simples do cotidiano. Essa percepção deu-se com os trabalhos de equipe que foram apresentados a partir dos textos de reflexão.
Ana Blanche Holanda Santos/CMES Professor José Rebouças Macambira/Fortaleza/CE

A realização desse concurso mobilizou toda a comunidade num clima de solidariedade. E foi muito gratificante poder ver pela ótica dos jovens um assunto que envolve toda a sociedade.
Marclúcia Lins Neves/Escola Municipal Vicente de Paula/Manaus/AM

Foi enriquecedor…pude mostrar que nunca se tem tão pouco que não se possa repartir.
Maria José Araújo de Souza/Unidade Escolar Professora Maria do Socorro Almeida/São Luis/MA

O tema cidadania é uma preocupação da minha escola, que há muito desenvolve atividades solidárias, envolvendo os alunos por meio de projetos como o “Protagonismo Juvenil”. O concurso, portanto, veio ao encontro dessas ações.
Ana Paula Fonseca Vignoli/Colégio Pitágoras-Timbira/Belo Horizonte

Leia algumas redações apresentadas