banner-coep-e-a-escola2

Nenhum país consegue transformar uma realidade social marcada pela desigualdade, sem que desperte nos jovens a importância da cidadania e da solidariedade. Com essa intenção, o COEP lançou no ano de 2001,em parceria com escolas de todo o País, o projeto “O COEP e a Escola – Caminhando Juntos na Construção da Cidadania”.

Por meio de debates, oficinas e concursos, o projeto ajuda os jovens a construir uma visão crítica da sociedade, incentivando-os a participar de ações sociais.

Através de diversas iniciativas, os jovens têm mostrado que são capazes de contribuir com seu olhar próprio para as questões da desigualdade social e que, uma vez estimulados, desejam participar da criação de soluções para os problemas das comunidades onde vivem. E a escola é, sem dúvida, um espaço relevante na construção dos valores da cidadania.

A Jornada pela Cidadania é uma iniciativa de mobilização criada pelo COEP em 2007 com o objetivo de incentivar pessoas de todo o país a implementarem ações voltadas para o desenvolvimento humano e social, utilizando a internet como meio de comunicação.

Em setembro de 2009, o COEP lançou o projeto “Jornada Pela Cidadania – Escola em Ação”. O Escola em Ação é um processo de mobilização social envolvendo centenas de ações desenvolvidas por alunos de escolas de todo o país. Tem como principal objetivo fortalecer a educação para a cidadania promovendo a sensibilização, a reflexão e a mobilização para um compromisso efetivo com a defesa dos direitos básicos para todos e com a melhoria do bem-estar coletivo.

O Escola em Ação busca proporcionar aos alunos mais uma oportunidade de aprofundar o conhecimento e avança para uma ação efetiva relacionada a esse tema. O objetivo é fortalecer o protagonismo dos jovens como responsáveis pela construção do futuro.


Algumas ações realizadas no “Escola em Ação” pelas escolas participantes:

Ação Projeto Mestre Fantoche Eescola – crianças em situação de risco social vivenciam o processo de produção de um espetáculo de bonecos através de oficinas, com o objetivo de despertar nos pequeninos e em suas comunidades uma visão crítica sobre os males cometidos contra a natureza e reciclar idéias dentro de uma nova ética voltada para o meio ambiente.

Ação Centro Educacional de Audição e Linguagem Ludovico Pavoni – Brasília/DF
Projeto Horta-Húmus – projeto sócio-educativo-ambiental para crianças de baixa renda com deficiência auditiva. Promove a conscientização sobre questões ambientais e de saúde, por meio de atividades de horticultura, jardinagem e geração de renda.

Ação Centro Educacional Diferencial Serelepe – Cachoeira Paulista/SP
Oficians de reciclagem de lixo, nas quais as crianças produzem brinquedos e outros materiais para uso próprio.

Ação Colégio Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus -Aracaju/SE
Projeto Cheirinho de Mato – conscientização ambiental através de educação vivenciada, proporcionando uma mudança de postura cidadã em todos os envovidos no projeto, não apenas na realidade escolar, mas em suas ações cotidianas em relação à preservação do meio ambiente.

Ação Colégio Estadual Ademar Vicente Ferreira Sobrinho -Araguanã/TO
Projeto Povo Consciente, Cidade Atraente – os alunos do colégio fizeram uma campanha de conscientização da comunidade sobre a importância da preservação das matas e da água para qualidade de vida.

Ação Colégio Estadual Amirante Álvaro Alberto -Parati/RJ
Projeto Horta na Escola –  conscientização dos alunos e de seus familiares sobre saúde, meio ambiente e consumo sustentável. As crianças participam diretamente de todo o processo de plantio de hortaliças. A experiência reforçou as qualidades de organização, planejamento e responsabilidade com a saúde através da alimentação saudável.

Ação Colégio Estadual Guilherme Dourado -Araguaína/TO
Confecção de 280 brinquedos reciclados, que foram doados no Natal.

Ação Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga -Macaé/RJ
1a Feira do Lixo e Meio Ambiente – implantação de coleta seletiva em todo o colégio.

Ação Creche Municipal Yara Amaral -Rio de Janeiro/RJ
Horta escola, trabalho nos canteiros com sementes, preparação da terra, traalho com alimentação saudável envolvendo pais, alunos e funcionários.

Ação EEEFM Bela Vista – Porto Velho/RO
Conscientização sobre a importância do meio ambiente, por meio de exposição de trabalhos produzidos pelos alunos, teatro, mostra de dança, mutirão de limpeza da escola, palestras sobre desmatamento, entre outras atividades.

Ação EMEF Francisco José Chiquilito Coimbra Ersa  – Porto Velho/RO
Projeto Vida Verde – estudo da área verde da escola, catalogando as espécies vegetais do local, para educar os alunos sobre a importância da preservação. Cada aluno plantou uma plantinha e ficou responsável  pela sua preservação.

Ação EEB Prof Benonivio João Martins -Palhoça/SC
Projeto Ambial – eventos sobre educação amiental e alimentar. Desfile temático sobre água, preservação, consumo consciente , clima e aquecimento global. Visitas a uma empresa de água mineral  e à nascente do rio que passa ao lado da escola.

Ação EMEF David Canabarro – Canoas/RS
Projeto Mais Educação – atividades voltadas para a preservação ambiental. Criação de espaço na escola onde são realizadas aulas sobre manejo e conservação e a produção de hortalças, que são introduzidas na merenda escolar.

Ação Escola COEP – Rio de Janeiro/RJ
Atividades de educação ambiental. Aulas de desenho, horta escolar, gincana de culinária, aulas sobre mudanças climáticas, entre outras atividades.

Ação Escola de Ensino Fundamental Castro Alves – Pelotas/RS
Semana do Meio Ambiente e Ecologia – organização de espaço ecológico, com exposição de trabalhos sobre o tema.

Ação  Escola Municipal Darcy Ribeiro – Palmas/TO
Desenvolvimento da percepção dos alunos sobre os fenômenos que interferem no clima e que têm relação direta com os recursos hídricos.

Ação  Escola Municipal de Educação Básica Sabino Romariz – Pariconha/AL
Construção de horta escolar com a participação da comunidade escolar.

Ação  Escola Municipal Luiz Francisco da Silva – Surubim/PE
Projeto Reciclando Vidas – conscientização sobre a preservação do meio ambiente.Coleta de material reciclável, como garrafas  Pet e papelão.