Desafio 3 – Comitês de Cidadania de Pelotas

Ação: Feira ecológica e brechó

Estado da comunidade: Rio Grande do Sul | Município da comunidade: Pelotas

Como foi a ação coletiva e os resultados obtidos

O grupo de Caridade da Comunidade Católica Sagrada Família realiza duas vezes por ano uma feira com produtos de artesanato, semi jóias (doadas pela Loja Authentical), brechó com roupas infantis e adultas, calçados, alimentos agroecológicos e os sabonetes e o sabão ecológico, produzidos pelo Grupo de Economia Solidária Cidadania e Vida.

Os objetivos da feira são de integração dos grupos, visibilidade dos produtos e arrecadação de recursos para manutenção de suas atividades. As equipes são compostas por mulheres, algumas em vulnerabilidade social, e a maioria em busca de apoio psicológico e espiritual. Mulheres diversas e diferentes, atualmente em torno de 10 (dez), reúnem-se há 20 (vinte anos), nas segundas-feiras, terminando as tardes em uma mesa de café, com boa roda de conversa, orações e alegria. Esta edição da feira, aconteceu dia 3 de junho, na Comunidade Católica
Sagrada Família, da Paróquia Nº Srª da Luz, das 9h às 16h, (Rua Alberto Pasqualini,nº 811) e movimentou a comunidade.

As voluntárias fizeram um delicioso almoço, servido para toda equipe de trabalho. Os objetivos da feira foram alcançados, o clima ajudou, estava perfeito com um lindo sol, facilitando o deslocamento de pessoas. Estas ações servem para fomentar a comercialização solidária pautada por princípios de reciprocidade e coletividade, da valorização dos produtos locais produzidos por todas as mulheres, com preço justo e sustentável. O resultado das vendas foi dividido com os grupos.

A Economia solidária é um conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizados sob a forma de autogestão. Ainda é um tema que devemos abordar com mais ênfase, com estes grupos, mas é um processo lento. A economia solidária se apresenta como uma alternativa de geração de trabalho e renda, sobretudo às populações mais empobrecidas, a favor da inclusão social.

O Grupo Cidadania e Vida participa do Comitê Popular Areal, trabalha 2 (duas) vezes por semana, produzindo seus sabonetes e sabão ecológico, e sempre que possível participam das diversas feiras que as Redes de apoio organizam. Hoje estão em torno de 9 mulheres e o Sr Abelar, um homem idoso que necessita deste apoio.