Desafio 2 – Cozinha Comunitária do Lagamar
Estado da comunidade: Ceará | Município da comunidade: Fortaleza
Apresentação da ideia de ação coletiva da comunidade na Jornada
A Cozinha Solidária do Lagamar é uma ação social voluntária que tem como objetivo principal o combate à fome das famílias que se encontram em situação de grave vulnerabilidade social e insegurança alimentar residentes na comunidade do Lagamar, município de Fortaleza, Ceará.
Em segundo lugar, objetiva contribuir com a formação cidadã, reconhecimento e garantia dos direitos fundamentais das pessoas a serem beneficiadas, empoderando-as e garantindo-lhes autonomia, auto-estima e melhoramento de suas condições de vida. Para isto, tenciona-se realizar cursos profissionalizantes, de alfabetização, debates etc.
Estes objetivos estão em consonância com o eixo Pessoas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras e garantir a dignidade e a igualdade.
A Cozinha Solidária é fruto da reunião de vontades de integrantes da comunidade Comitê em Defesa da Democracia do São João do Tauape que conta com a parceria da Paróquia São João Batista do Tauape, do Instituto Poliglota e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) das Unidades de Atenção Primária à Saúde que atendem as famílias da região.
Para dar início a Ação Coletiva procuramos avaliar e determinar como deve ser desenvolvida esta ação para garantir sua sustentabilidade e o atingimento de seu objetivo, tais como: a) garantir um fluxo de doações que permitam sustentar esta ação durante um razoável período de tempo; b) garantir voluntários para o preparo e distribuição das refeições; c) determinar (identificar) e delimitar a quantidade de pessoas a serem atendidas e quem são elas; d) garantir um local adequado, preparado e equipado para a realização da ação; e) garantir um cardápio que atenda as necessidades nutricionais mínimas das pessoas beneficiadas.
Isto posto, chegamos a conclusão que a Cozinha Solidária do Lagamar deve se comprometer com a confecção e distribuição de 100 (cem) refeições uma vez por semana até que se possa atingir a meta de distribuição diária.
Para determinar as100 (cem) famílias a serem beneficiadas contamos com o apoio dos ACSs que fizeram uma primeira identificação do público a ser atendido. Esta primeira listagem passou por uma checagem com visitas às famílias para assegurar que realmente são as que mais necessitam dentro da localidade da Cozinha Solidária.
Desde que a Cozinha Solidária do Lagamar foi iniciada distribuímos mais de 1300 (mil e trezentas) refeições até o dia 06 de maio, número alcançado pelas doações voluntárias que recebemos, seja em alimentos, seja em dinheiro. As doações são feitas através de uma chave PIX/email que é: comitepopulardelutadotauape@gmail.com.
A Cozinha Solidária conta com 12 voluntários diretos na tarefa de limpeza, higienização, preparo dos alimentos e distribuição ao público cadastrado, embora reserva-se uma quantidade de 20 (vinte) porções a mais para o público de moradores de rua e catadores que se alimentam no local da Cozinha. Desses 12 (doze) voluntários, 6 (seis) são da própria comunidade.