Desafio 4 – Tabuas

Estado da comunidade: Minas Gerais | Município da comunidade: Montes Claros

Que bom!

Descreva aqui os pontos positivos no desempenho de sua comunidade na Jornada, mobilização da comunidade, realização do diagnóstico, participação nas atividades, execução da ação prática

AVALIAÇÃO COLETIVA DA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE TABUAS EM REUNIÃO REALIZADA COM OS MOBILIZADORES DA JORNADA DA CIDADANIA EM AÇÃO DO COEP BRASIL.

Pela primeira vez tivemos o privilégio de participar de um evento social tão importante como a Jornada da Cidadania em Ação, realizado pela REDE NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL – COEP BRASIL.

Os pontos positivos foram as propostas da Jornada da Cidadania em Ação, nos fez dar um aprendizado como trabalhar com projetos sociais. Um direcionamento que uniu a todos da comunidade em um só objetivo, como construir ações e práticas em prol de todos da comunidade. A comunidade percebeu que a conduta do projeto trariam benefícios. A cada desafio uma percepção do potencial de cada um em contribuir de uma forma participativa. Sentiram-se envolvidos nas ações com um compromisso e responsabilidade. O que nos chamou a atenção, foi o desafio 2 – Diagnóstico Comunitário e Proposta de Ação. “QUEM SOMOS”, “O QUE TEMOS”, “O QUE QUEREMOS”. Segundo o filósofo educador colombiano Bernardo Toro “Mobilizar é convocar vontades, compartilhando interpretações e significados, para decidir e atuar em busca de um objetivo comum”. Para nos da comunidade, foi um aprendizado.

A realização do diagnóstico comunitário, a mobilização se torna forte quanto é comunitária e participativa. Na reunião mobilização comunitária com os membros da Associação Comunitária de Tabuas –ACT com a Comissão de Mobilizadores da Jornada da Cidadania em Ação no diagnóstico participativo, refletindo coletivamente com a comunidade, percebemos que a união da comunidade no diagnostico nos esclareceu de forma surpreendente, nos deu um “Norte”. Foi através deste encontro que nos reconhecemos “QUEM SOMOS”. Foi uma oportunidade de perguntarmos para nos mesmos “O QUE TEMOS”. O mais importante, “O QUE QUEREMOS”, as demandas escolhidas pela comunidade de Tabuas. Estamos todos engajados em dar continuidade a este “Projeto de Excelência da Rede Nacional de Mobilização Social – Coep Brasil”, no qual tivemos as participações dos moradores da comunidade de Tabuas em todas as atividades convocados pelos Mobilizadores da Jornada. A nossa proposta: vamos compartilhar com as 16 comunidades circunvizinhas que fazem parte do nosso POLO. Os mobilizadores nos incentivaram a compartilhar informações através das rede sociais, contribuindo para um melhor relacionamento.

Reafirmamos “NUNCA FICAMOS TÃO PRÓXIMOS”. Graças a Jornada da Cidadania em Ação, tivemos a participação na ação comunitária na arrecadação de alimentos não perecíveis para os moradores em situação de vulnerabilidade social. Daremos continuidade a esta ação que nos comoveu e alertando que ao nosso redor tem pessoas precisando de ajuda. Aprendemos muito como lidar com pessoas com o compromisso de cumprir todos os desafios proposto pela Jornada da Cidadania em Ação. Um “Momento Especial” de todos da comunidade de Tabuas, não saberíamos como agradecê-los da importância e oportunidades que tivemos neste decorrer do ano. Fomos agraciados pelo momento muito especial, a nossa participação de uma forma tão simples, participando, incentivando todos com um único objetivo, alcançando em todas as etapas com afinco e determinação. Um agradecimento especial a todos integrantes do Coep Nacional, uma Rede de Mobilização Social. Ao Coep Minas através do Secretário Executivo Áureo Almeida de Oliveira sempre presente, participativo, nos incentivando e nos ensinando, com respeito e Ética.

Que pena!

Descreva aqui as dificuldades que você e sua comunidade tiveram durante a execução das atividades da Jornada

Os membros do comitê de Mobilizadores da Jornada da Cidadania em Ação, da Associação Comunitária de Tabuas, perceberam desde a primeira reunião da Jornada, um certo grau de dificuldades de alguns participantes em entender a complexidade desta jornada. O diálogo foi fundamental em todas as ações. Nesta avaliação final todos aprenderam que a participação coletiva direciona união, força e prosperidade.

Que tal?

O que poderia melhorar na execução das atividades por sua comunidade em uma nova Jornada? O que vocês poderiam ter feito de forma diferente para que o desempenho fosse ainda melhor?

A jornada foi de grande valia para todos os membros associados da comunidade de Tabuas. Aprendemos agregar pessoas que resultaram da união de práticas em ajudar o próximo tornando-se uma comunidade participativa e unida pela forma que foi a jornada da Cidadania, sempre em cada etapa nos transformando em atitudes cidadãs.

No ano de 2023, estaremos participando juntamente com o Coep Nacional e o Coep Minas, uma nova jornada da Cidadania em Ação. Não sabemos o que pode vir a nos surpreender de uma forma construtiva para todos nas ações sociais. Estamos nos empenhando com as dezesseis comunidades circunvizinhas em participarem desta próxima jornada da Cidadania. Relatamos que alguns lideres de outras comunidades tiveram conhecimento do projeto do Coep Brasil participando das reuniões aqui em Tabuas.

Aprendemos de uma forma construtiva e esperamos que na próxima estaremos amadurecidos nas as ações sociais. Parabéns COEP NACIONAL pela Jornada da Cidadania em Ação 2022.

Parabenizamos a todas as 13 comunidades que realizaram um trabalho coletivo, unindo pessoas que brilharam nas suas ações sociais, participando da Jornada da Cidadania em Ação 2022: A comunidade “Sitio Solidão” de São Brás do Piaui do Estado do Piaui. A Comunidade de “Covões de Baixo” de Água Branca do Estado de Alagoas. O Projeto “Associação Beija Flor” da comunidade Fortaleza do Estado do Ceará. Espinheiro da comunidade Aurora do Estado Ceará. Projeto “Meu Sabão Ecológico”, do município de Fortaleza do Estado do Ceará. O Projeto ASA –Ação Social de agasalhos da Comunidade de João Pessoa do Estado da Paraíba. Jovens da Família Carvalho da Comunidade São Braz do Piauí do Estado do Piauí. O Projeto do Programa Social e Escola de Gastronomia Auto Sustentável –Grande Bom Jardim do Município de Fortaleza do Estado do Ceará. Por um Mundo Melhor – Farmácia Viva na Escola Murilo Braga da Comunidade de Porto Velho do Estado de Rondônia. O Projeto ICIT da comunidade de João Pessoa do Estado da Paraíba. O Projeto Semear da comunidade de João Pessoa do Estado da Paraíba. O Projeto Sustent’Ação do município de João Pessoa do Estado da Paraíba e o Projeto Mangabeira do município de João Pessoa do Estado da Paraíba.

Quais foram os resultados da ação prática realizada?

Em reunião com a comunidade de Tabuas e os Mobilizadores da Jornada Cidadania em Ação – Coep Brasil, sensibilizados com a situação de vulnerabilidade de alguns moradores, a comunidade optou por uma ação comunitária na arrecadação de alimentos não perecíveis para moradores em situação de vulnerabilidade social, apoiando a campanha realizado pelo Coep Minas “Campanha Solidária Emergencial no Combate à Fome”.
MOTIVAÇÃO DA CAMPANHA:

A equipe de mobilizadores realizou uma ação social na Praça, área central de Tabuas convocando toda os moradores da comunidade, incentivando os pais a levarem os seus filhos para uma tarde de lazer com a campanha “Tarde solidária” – Quem tem fome tem Pressa – Hebert de Souza, o Betinho com o objetivo de estimular a população a participarem deste evento construindo uma ação coletiva. O ingresso para participarem das atividades foi de 1 KG de alimento não perecível. Obtemos resultados excelentes: estender este projeto “ Tarde solidária” para outras 16 comunidades circunvizinhas que possam colocar em prática estas ações em benefício aos necessitados. O comitê Mobilizador arrecadou alimentos que compõem a cesta básica e uma feira de verduras e legumes oriunda da “Horta Comunitária” de Tabuas. A ação praticada pelos moradores de Tabuas sensibilizou a todos e motivados com este movimento social

Os Mobilizadores estão projetando esta ação contínua mensalmente em datas de final de semana ou feriados durante a semana.

O Projeto do Coep Nacional “Jornada da Cidadania em Ação” nos trouxe uma experiência inovadora para a comunidade de Tabuas. Sentimos gratos em aprender através da demanda dos desafios, a comunidade percebeu que houve uma aproximação das pessoas e nos percebemos que juntos poderemos ser solidários e realizar ações sociais em ajudar o próximo.

O que você e sua equipe consideram que poderíamos melhorar na próxima jornada?

Vocês podem fazer considerações sobre a metodologia que propusemos, sobre os materiais oferecidos, o formato das ferramentas utilizadas, site, formulários etc.

A tecnologia da informatização, nos traz recursos e praticidade no desenvolvimento de programas que facilitam o desenvolvimento como atuar em rede sociais. Com o avanço, hoje temos condições de nos comunicarmos através de vídeo chamada em qualquer parte do planeta e o Coep Brasil nos estimulou em colocar em prática estes programas. Hoje nós temos comunicação com o Coep Minas em reuniões virtuais por influencia da jornada da Cidadania. Os Mobilizadores da jornada não tiveram nenhum empecilho em acessar os conteúdos do site do coep Brasil da Jornada da Cidadania. Foram oferecidos cartilha que nos orientaram em cada desafio, compartilhando conteúdo explicativo, como proceder sobre a metodologia em cada ação, nos oferecendo mini cursos em fotografia e produção de vídeos. A jornada nos ofereceu no seu site facilidade no preenchimento dos formulários.