Desafio 1 – Associação Beija Flor

Estado da comunidade: Ceará | Município da comunidade: Fortaleza

Apresentação da comunidade

A Associação de Reabilitação e Integração Social das Pessoas com Malformações Congênitas Craniofaciais do Ceará – Associação Beija Flor, fundada em 17 de dezembro de 2001 e registrada em Janeiro de 2002, instalada em uma área cuja dependência física tem construção adequada e legal, obedecendo às normas vigentes, é uma Organização da Sociedade Civil, de Habilitação, Reabilitação e Defesa de Direitos Sociais.

Foi fundada por profissionais de saúde, que vivenciavam cotidianamente as dificuldades enfrentadas pelos pacientes que precisam do Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de deformidades craniofaciais e fissura labiopalatina. Desta forma, resolveram através a criação da entidade atuar diretamente na para a reabilitação e reintegração social desse público abrangendo pessoas de todo Estado do Ceará.

A instituição preza a atenção integral ao paciente fissurado, desde os primeiros momentos do nascimento à idade adulta, haja vista a complexidade de intervenções. Por isso dispõe de uma equipe multiprofissional especializada e com qualificação na atuação de cada área necessária à habilitação, reabilitação e assistência social.
Temos por compromisso precípuo oferecer um atendimento contínuo e humanizado às pessoas que nascem com anomalias ora mencionadas e seus familiares, promovendo a reabilitação de sua saúde física, psíquica e emocional, viabilizando a inclusão social.
Os recursos financeiros utilizados têm sua origem nas contribuições da sociedade em geral (pessoas físicas, pessoas jurídicas, universidades públicas e privadas, ONGS internacionais, hospitais públicos e privados, além de programas como Sua Nota Tem Valor).

Atualmente somos a única instituição em todo o Ceará que oferece um amparo biopsicossocial na reabilitação da pessoa com deformidade craniofacial e fissura labiopalatina na idade adulta.

Temos cerca de 1.174 pacientes e famílias cadastradas e realizamos aproximadamente 371 atendimentos mensais.

Precisamos de parceria para concluir o nosso PROJETO CONSTRUIR SORRISOS: Terminar a obra do Centro de Reabilitação Craniofacial especializado em fissura labiopalatina, para isso precisamos de um valor em torno de R$ 5.000.000,00 (Cinco Milhões de Reais).

A Associação Beija Flor em parceria com ONG Internacional SmileTrain recebeu parte do financiamento necessário para construção do Centro de Reabilitação Craniofacial especializado em fissura labiopalatina. O marco zero da obra foi inaugurado no dia 15 de dezembro de 2020. A expansão da sede da Associação Beija Flor é um sonho antigo e agora a realização é um marco na trajetória da instituição que no dia 17 de dezembro de 2021 completa 20 anos, oferecendo todo o acompanhamento necessário com uma equipe multidisciplinar.

O objetivo é oferecer um centro de tratamento completo com ambulatórios e salas cirúrgicas, para, assim, permitir que a Associação Beija Flor, com sua própria estrutura, tenha o apoio ao tratamento oferecido pela SmileTrain, buscando também apoio da sociedade civil por meio da Jornada Cidadania em Ação 2022, como também consiga apoio do SUS e outros parceiros para viabilizar uma completa reabilitação do paciente. Desde sua fundação a Associação Beija Flor já idealizava esta expansão com a aquisição de um espaço que permitisse a realização de cirurgias corretivas, as quais até então são realizadas em parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin.

Após inauguração a expectativa é poder realizar inicialmente cerca de 40 cirurgias por mês, com previsão de aumento deste número para até 160 à medida que surgirem parcerias que possam auxiliar na sustentabilidade do projeto. Com isso, espera-se reduzir a demanda reprimida hoje existente, fato que contribui para o surgimento de possíveis sequelas que podem afetar este público quando não lhe é oferecido um tratamento na idade certa, pré-estabelecida pelos protocolos que hoje determinam os procedimentos necessários para total reabilitação.

Comitê mobilizador

  • Membro 1: Elyne Lacerda Santana Girao
  • Membro 2: José  Ferreira da Cunha Filho
  • Membro 3: Natália de Holanda e Oliveira Queiroz
  • Membro 4: Lucia Maria Duarte Rocha Magalhães
  • Membro 5: Carlos Nicolau Feitosa de Albuquerque Lima Babadopulos
  • Membro 6: Elizane Ferreira Petrucci
  • Membro 7: Maria José Irene Facundo Lima
  • Membro 8: Vládia Oliveira Santiago
  • Membro 10: Larissa Macedo