O COEP e a Escola: Festival de música em apoio aos ODM


 

.
#AÇÃO CULTURAL
 realizada por #EDUCAÇÃO | ENSINO FUNDAMENTAL

.

O COEP sempre se preocupou em desenvolver ações voltadas para os jovens brasileiros excluídos de seus direitos básicos. Nesse sentido, incentiva suas associadas a implementarem iniciativas a eles dirigidas. Desenvolver hábitos de convivência solidária, onde o respeito às diferenças significa reconhecer compreender que a diversidade é positiva e enriquecedora; levar os jovens a analisar criticamente a sociedade em que vivem e assumirem sua responsabilidade social nesse cenário significa estimular um processo de conscientização e mobilização construído no dia-a-dia , onde a prática escolar assume um papel privilegiado.

Tendo as escolas como parceiras e contando com os professores como protagonistas de uma ação educativa em seu sentido mais amplo, o COEP promoveu um trabalho com jovens do ensino fundamental em todos os estados brasileiros em que tinha representação.

Nos anos de 2005, 2006 e 2007, o projeto O COEP na Escola Caminhando Juntos na Construção da Cidadania realizou concursos de música em escolas públicas e privadas de ensino fundamental, localizadas nas capitais e no interior, com o tema: Os Jovens e os Objetivos do Milênio.

O festival de música teve os objetivos de:

• Divulgar para os jovens os Oito objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM);
• Envolver os jovens em ações de mobilização da sociedade relacionadas aos Objetivos do Milênio;
• Mobilizar os jovens a participarem da implementação de ações voltadas para os Objetivos do Milênio em comunidades de baixa renda.

Cada escola participante selecionou as três melhores músicas de seu festival, que foram encaminhadas ao COEP Estadual ou Municipal relacionado, para concorrerem no âmbito do estado ou do município correspondente. As músicas vencedoras foram gravadas nos três volumes do CD “Os Oito Objetivos do Milênio na Voz dos Jovens”, produzidos pelo COEP.

Do samba ao rap, passando por ritmos regionais, os jovens cantaram a igualdade, a paz e a união. As músicas traduzem os sonhos e a esperança e trazem um novo olhar sobre os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.