O COEP e a Escola: Concurso de redações sobre cidadania


 

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#AÇÃO EDUCATIVA
 realizada por #REDE DE MOBILIZAÇÃO

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O COEP sempre se preocupou em desenvolver ações voltadas para os jovens brasileiros excluídos de seus direitos básicos. Nesse sentido, incentiva suas associadas a implementarem iniciativas a eles dirigidas. Desenvolver hábitos de convivência solidária, onde o respeito às diferenças significa reconhecer compreender que a diversidade é positiva e enriquecedora; levar os jovens a analisar criticamente a sociedade em que vivem e assumirem sua responsabilidade social nesse cenário significa estimular um processo de conscientização e mobilização construído no dia-a-dia , onde a prática escolar assume um papel privilegiado.

Tendo as escolas como parceiras e contando com os professores como protagonistas de uma ação educativa em seu sentido mais amplo, o COEP promoveu um trabalho com jovens do ensino fundamental em todos os estados brasileiros em que tinha representação.

Em 2001, o projeto  O COEP na Escola Caminhando Juntos na Construção da Cidadania promoveu debates sobre cidadania, concurso de redação e implementação de atividades com a comunidade, para sensibilizar jovens estudantes de 5ª à 8ª séries no exercício da cidadania.

Foram três temas propostos: convivência, solidariedade e participação. Esses temas foram escolhidos porque são imprescindíveis ao exercício da cidadania, pois, para exercê-la, é preciso ter uma convivência solidária e participativa com a sociedade em geral.

Como prêmio, as três redações selecionadas em cada estado foram publicadas no livro ”O COEP e a Escola Caminhando Juntos na Construção da Cidadania”. Coube aos professores adequar os conteúdos às características dos seus alunos. Para eles, principalmente a originalidade e o desenvolvimento da idéia contaram pontos.

O tema, a cidadania, abriu espaço para os alunos trazerem para o debate questões como a fome, a prostituição infantil, a corrupção, o desemprego, a falta de moradia, o descaso com a saúde, as drogas, a violência, o desrespeito com o meio ambiente, as melhorias no ensino, o voto consciente, a discriminação, entre outros.
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Palavra do professor

“Se antes, o aluno tinha a cidadania apenas como “conjunto de direitos e deveres do cidadão” , depois de atividades feitas em sala foi possível ver a cidadania nas atitudes mais simples do cotidiano. Essa percepção deu-se com os trabalhos de equipe que foram apresentados a partir dos textos de reflexão.”
Ana Blanche Holanda Santos/CMES Professor José Rebouças Macambira/Fortaleza/CE

“A realização desse concurso mobilizou toda a comunidade num clima de solidariedade. E foi muito gratificante poder ver pela ótica dos jovens um assunto que envolve toda a sociedade.”
Marclúcia Lins Neves/Escola Municipal Vicente de Paula/Manaus/AM

“Foi enriquecedor…pude mostrar que nunca se tem tão pouco que não se possa repartir.”
Maria José Araújo de Souza/Unidade Escolar Professora Maria do Socorro Almeida/São Luis/MA

“O tema cidadania é uma preocupação da minha escola, que há muito desenvolve atividades solidárias, envolvendo os alunos por meio de projetos como o “Protagonismo Juvenil”. O concurso, portanto, veio ao encontro dessas ações.”
Ana Paula Fonseca Vignoli/Colégio Pitágoras-Timbira/Belo Horizonte