Seminário Mudanças Climáticas: Adaptação e Vulnerabilidade
Cerca de 150 técnicos e lideranças de entidades da sociedade civil, de órgãos governamentais, de universidades, do setor empresarial, de sindicatos, entre outros reuniram-se em Brasília nos dias 11 e 12 de novembro de 2010, no seminário Mudanças Climáticas: Adaptação e Vulnerabilidade, promovido pelo FBMC – Fórum Brasileiro de Mudanças de Clima. O evento foi coordenado pelo COEP (Rede Nacional de Mobilização Social), que coordenava o GT Mudanças Climáticas, Pobreza e Desigualdades do FBMC.
O evento promoveu uma atualização geral sobre as negociações do clima em âmbito internacional e sobre a situação de cumprimento da Política Nacional de Mudanças Climáticas, aprovada em dezembro de 2009 (lei federal 12187) e do detalhamento das cinco áreas prioritárias (desmatamento na Amazonia e no Cerrado, agricultura, siderurgia e energia) para controle de emissões brasileiras de gases de efeito estufa segundo as metas e diretrizes do governo federal no âmbito do Plano Nacional de Mudanças de Clima (PNMC), apresentado em 2008.
Distribuídos em grupos, os participantes se engajaram em discussões de propostas e edição de minuta do Plano Nacional de Adaptação, formulada pelo Grupo de Trabalho Mudanças Climáticas, Pobreza e Desigualdade do FBMC. Os temas abordados foram, entre outros: redução de risco de desastres, desenvolvimento agrário, desenvolvimento social, educação, saúde, segurança hídrica, meio ambiente, trabalho, desenvolvimento urbano, segurança alimentar e nutricional. .