Em 2004, o COEP procurou estreitar laços com redes similares de outros países. Prova disso foi a realização de seu primeiro seminário internacional: Gerenciamento de Redes para o Desenvolvimento Comunitário. Ao consolidar vínculos internacionais com redes e organizações com interesses comuns, o seminário ofereceu aos participantes um acesso a políticas e práticas sobre desenvolvimento comunitário, bem como um fórum de debates que permitiu a troca de idéias e experiências sobre a criação e o fortalecimento de redes para promover o desenvolvimento comunitário local.

O encontro internacional foi realizado em Maceió, de 29 de março a 2 de abril, e reuniu 230 participantes, entre eles(as) 25 convidados(as) internacionais. Representantes de Angola, Bolívia, Peru, Chile, Costa Rica, El Salvador, África do Sul, Gana, Holanda, Inglaterra e Canadá compartilharam suas experiências no desenvolvimento de projetos sociais em redes com outras entidades brasileiras, como Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Visão Mundial, membros do COEP nacional e de suas esferas estaduais e municipais, além de representantes técnicos(as) de empresas associadas ao COEP.

Segundo Gleyse Peiter, secretária executiva do COEP, “os convidados internacionais, em suas exposições, deixaram claro que o empobrecimento da população e a exclusão social são fenômenos mundiais que afetam países ricos e pobres”. Gleyse também ressaltou que as formas de enfrentar esse modelo de desenvolvimento gerador de desigualdades têm sido semelhantes nos diversos países presentes ao seminário. “

As redes sociais de alguns dos 11 países presen- tes são espaços de aprendizagem e atuam tendo por princípio a promoção da justiça social, da cooperação e do respeito à diversidade. Em geral, todas são norteadas por valores como ética, autonomia, transparência, inovação e capaci- dade de mudança, usando as tecnologias de comunicação como instrumento de atuação e de manutenção de sua coesão”, afirma Gleyse.

SAIBA MAIS

>> Programação do seminário
>> Anais do seminário
>> Cadernos da Oficina Social número 12 – I Seminário Internacional do COEP, gerenciamento de redes para o desenvolvimento comunitário (COEP Brasil, 2004)
>> Gerenciamento de Redes para o Desenvolvimento Comunitário é discutido em Maceió/AL (Embrapa News, março 2004)