Como parte das atividades da Semana Nacional de Mobilização pela Vida de 2001, foi lançado o projeto O COEP e a Escola Caminhando Juntos na Construção da Cidadania. Tendo as escolas como parceiras e contando com os professores e professoras como protagonistas da ação educativa, a iniciativa estava voltada para jovens que cursam a partir da quinta série do ensino fundamental. Entre as atividades propostas, debates sobre cidadania, redação de poesias e incentivo ao envolvimento com a comunidade local. “Foi também uma estratégia para ampliar as atividades voltadas para jovens. Nosso objetivo é mobilizar esse segmento, inicialmente alunos da quinta à oitava série do ensino fundamental, e posteriormente ampliando até a nona série, para questões relacionadas à cidadania”, explicou Sarita Berson. Segundo Amélia Medeiros, “incentivar que as associadas realizassem ações sociais voltadas à juventude sempre foi estratégia do COEP. Mas, em 2001, resolvemos atuar mais fortemente nesse campo”.
No primeiro ano de sua realização, o destaque do projeto foi um concurso de redação. Foram três temas propostos: convivência, solidariedade e participação. “Esses temas foram escolhidos porque acreditamos que os três são imprescindíveis ao exercício da cidadania, pois, para exercê-la, é preciso ter uma convivência solidária e participativa com a sociedade em geral”, explicava Amélia Medeiros. As três melhores redações de cada estado foram publicadas no livro homônimo do projeto.
O tema, a cidadania, abriu espaço para os alunos trazerem para o debate questões como a fome, a prostituição infantil, a corrupção, o desemprego, a falta de moradia, o descaso com a saúde, as drogas, a violência, o desrespeito com o meio ambiente, as melhorias no ensino, o voto consciente, a discriminação, entre outros.
Os textos vencedores foram publicadas no livro ”O COEP e a Escola Caminhando Juntos na Construção da Cidadania”.
Coube ao professor adequar o conteúdo às características dos seus alunos. Para eles, principalmente a originalidade e o desenvolvimento da idéia contaram pontos.
Cada escola escolheu as três melhores redações, encaminhando-as ao COEP estadual. Este, por sua vez, indicou três para representar o seu estado na seleção nacional. Como prêmio, os autores das redações vencedoras no seu estado tiveram seu trabalho publicado no livro – O COEP e a Escola Caminhando Juntos na Construção da Cidadania”, além das homenagens locais.
Palavra do professor
“Se antes, o aluno tinha a cidadania apenas como “conjunto de direitos e deveres do cidadão”, depois de atividades feitas em sala foi possível ver a cidadania nas atitudes mais simples do cotidiano. Essa percepção deu-se com os trabalhos de equipe que foram apresentados a partir dos textos de reflexão.”
Ana Blanche Holanda Santos/CMES Professor José Rebouças Macambira/Fortaleza/CE
“A realização desse concurso mobilizou toda a comunidade num clima de solidariedade. E foi muito gratificante poder ver pela ótica dos jovens um assunto que envolve toda a sociedade.”
Marclúcia Lins Neves/Escola Municipal Vicente de Paula/Manaus/AM
“Foi enriquecedor…pude mostrar que nunca se tem tão pouco que não se possa repartir.”
Maria José Araújo de Souza/Unidade Escolar Professora Maria do Socorro Almeida/São Luis/MA
“O tema cidadania é uma preocupação da minha escola, que há muito desenvolve atividades solidárias, envolvendo os alunos por meio de projetos como o “Protagonismo Juvenil”. O concurso, portanto, veio ao encontro dessas ações.”
Ana Paula Fonseca Vignoli/Colégio Pitágoras-Timbira/Belo Horizonte
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SAIBA MAIS
>> Publicação O Coep e a Escola Caminhando Juntos na Construção da Cidadania