O Laboratório Betinho participou da criação do GT Mudanças Climáticas, Pobreza e Desigualdades, no âmbito do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e contribuiu com subsídios importantes para a formulação do Plano Nacional de Adaptação do Ministério do Meio Ambiente.
Por meio do COEP, o Laboratório Betinho criou em 2009 o Grupo de Trabalho Mudanças Climáticas, Pobreza e Desigualdades (GT MC&Pobreza), no âmbito do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.
Na prática, trouxe para o debate das mudanças climáticas, até então extremamente técnico, o impacto social da vulnerabilidade climática, principalmente em populações desassistidas. O GT, composto por representantes de diversas organizações da sociedade civil e de movimentos sociais, realizou pesquisas, estudos, seminários, capacitações para o Grupo, além de incidir politicamente em eventos internacionais.
Foram alcançados resultados importantes, como a relevante contribuição do GT ao Plano Nacional de Adaptação, lançado em 2015 pelo Plano Nacional de Adaptação.