O COEP lançou em março de 2011 o Mapa de Atitudes Cidadãs, um banco de dados online com cadastros de iniciativas na área social. A proposta foi valorizar as pessoas que desenvolvem ações em comunidades de baixa renda, com foco na promoção dos direitos humanos e no bem estar coletivo.

O Mapa ampliou a divulgação nacional de ações na área social, para que estimule a mobilização social em todo o Brasil em prol de uma sociedade mais participativa e consciente de seus direitos e deveres.

A divulgação das ações dessas lideranças sociais estimula o surgimento de iniciativas semelhantes, valorizando o trabalho de cidadania de pessoas que se empenham para construir caminhos para a transformação social do nosso país e mostra alternativas que possibilitam o fortalecimento da participação social.

No Mapa, podiam ser cadastrados diversos tipos de iniciativas desenvolvidas por pessoas comprometidas com a causa social, desde as mais simples, como ações de assistência; animação cultural; e promoção da saúde; até iniciativas de capacitação para geração de renda; de defesa dos direitos sociais básicos e de grupos vulneráveis, como idosos, crianças e adolescentes, e quilombolas; e de preservação do meio ambiente.

“A divulgação das ações dessas lideranças sociais estimula o surgimento de iniciativas semelhantes, valorizando o trabalho de cidadania de pessoas que se empenham para construir caminhos para a transformação social do nosso país e mostra alternativas que possibilitam o fortalecimento da participação social”, ressaltava André Spitz.

SAIBA MAIS

>> Apresentação do Mapa de Atitudes Cidadãs (COEP Brasil, 2011)
>> Release do Mapa Atitudes Cidadãs (COEP Brasil, 2011)
>> Reunião da Comissão Executiva do COEP Nacional (Apresentação realizada na reunião, junho 2011)
>> COEP: ‘Mapa de Atitudes Cidadãs” dá visibilidade a quem desenvolve ações sociais no Brasil (Blog do Joel de Lima, março 2011)